Congresso Sesc de Sustentabilidade
O Sesc Santa Catarina lança o Congresso Sesc de Sustentabilidade. O evento acontecerá nos dias 20, 21 e 22 de agosto, na Pousada Rural Sesc Lages. A programação contemplará palestras e mesas de debate com nomes de referência, apresentações artísticas, musicais e bloco de oficinas práticas. A partir de experiências e vivências, busca-se o aprendizado e a difusão de práticas que contribuam para a promoção da sustentabilidade coletiva. Os participantes também poderão desfrutar da gastronomia típica da região serrana. Estima-se um público de 300 pessoas, voltadas para discutir e ampliar os horizontes sobre o tema da sustentabilidade.
Para mais informações e ingressos, acesse a landing page oficial do Congresso Sesc de Sustentabilidade.
Campanha de lançamento do Congresso Sesc de Sustentabilidade.
A urgência da Sustentabilidade na prática
Desde 2023, temos vivenciado eventos climáticos extremos e estamos próximos de um ponto de inflexão de difícil reversão. Além das secas históricas na região norte e das chuvas intensas na região sul do Brasil, temos registrado uma temperatura média global acima de 2,0 °C da média histórica pré-industrial. Essa temperatura é considerada alarmante e deveria ser mantida abaixo dos 1,5 °C até o final do século, conforme o acordo de Paris.
Nesse mesmo sentido, observa-se pouca efetividade em ações concretas para a promoção do bem-estar social, econômico e ambiental. Apesar de falarmos muito sobre os objetivos de desenvolvimento sustentável, vemos um aumento das emissões de gases de efeito estufa e a manutenção do padrão predatório de consumo e produção. Predominam os combustíveis fósseis como matriz energética, e enfrentamos desafios como refugiados climáticos, guerras, fome e pandemias.
Diante desses cenários, o termo sustentabilidade e desenvolvimento sustentável é usado de modo banalizado e distorcido. Com o intuito de promover um espaço de trocas entre especialistas, o Congresso Sesc de Sustentabilidade busca tangenciar os âmbitos de ESG e ODS, propondo uma união entre pesquisadores, lideranças indígenas e quilombolas, estudantes, cientistas, representantes do poder público, iniciativas privadas e a sociedade. O objetivo é refletir, assumir compromissos, debater, ampliar e vivenciar diferentes pontos de vista sobre o que é Sustentabilidade, o que estamos fazendo e deixando de fazer enquanto indivíduos e sociedade, e propor possibilidades de mudanças.
O Sesc e a Sustentabilidade
Desde sua fundação em 1946, o Sesc tem a missão de promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores de bens, serviços e turismo, seus familiares e da comunidade, visando a uma sociedade justa e democrática. Com 77 anos de atuação, o Sesc mantém uma ampla abrangência nacional, presente em todos os estados brasileiros, com mais de 6,5 milhões de matriculados em suas atividades, desenvolvidas em cinco áreas finalísticas: Educação, Cultura, Saúde, Assistência e Lazer.
Além dessas áreas de atuação, em 1997, foi decretada a primeira Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) do Sesc, com 107.996 hectares, correspondendo a quase 1% da extensão do Pantanal Mato-grossense, contribuindo para a discussão institucional sobre a proteção dos ambientes naturais, a educação ambiental e a sustentabilidade. Em 2003, foi implantado o Programa Sesc Mesa Brasil, que apresenta uma resposta institucional à questão do combate à fome, ao desperdício de recursos naturais e à geração de resíduos.
Em 2010, foi implantado o Programa Ecos de Sustentabilidade e, em 2016, publicada a Política de Sustentabilidade do Sesc.
Atualmente, o Sesc reconhece cinco áreas de atuação: Educação, Cultura, Saúde, Assistência e Lazer. Sustentabilidade é um tema transversalEsta última tem relação direta com o bem-estar social, que se traduz na missão do Sesc. A conservação do meio ambiente, o fortalecimento da cidadania e a promoção de uma cultura igualitária são os parâmetros utilizados no desenvolvimento dessas ações, que visam incentivar a consciência crítica na população e difundir a importância da adoção de hábitos sustentáveis.
Entende-se que, nesse processo histórico de construção da sustentabilidade corporativa no Sesc, muitos desafios foram e ainda são enfrentados diariamente. Compreende-se a necessidade de melhoria constante por meio da sensibilização dos colaboradores, da revisão dos processos internos e da priorização de ações efetivas para promover a sustentabilidade.
Sobre o Sesc-SC
O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.
O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações de educação social que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".
Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.
0 Comentários