Ao conjunto de políticas e ações economicamente sustentáveis e socialmente responsáveis aplicadas nas atividades e produtos de uma empresa, é dado o nome de Sustentabilidade empresarial ou Sustentabilidade corporativa. Estas ações estão diretamente relacionadas ao que foi definido por Jonh Elkington, como Triple Bottom Line, ou seja, a combinação entre o resultado financeiro, resultado social e resultado ambiental.
Objetiva-se por meio de uma gestão sustentável, atuar de forma consciente reduzindo os impactos negativos que por ventura podem ser causados e potencializando ao máximo impactos positivos.
É preciso ter em mente que empresas são organismos vivos assim como as cidades. Empresas são feitas de pessoas e suas atividades causam impactos ambientais, sociais e econômicos.
Esta é uma questão que deve ser levada em consideração por empresas de qualquer porte e área de atuação. Não se trata apenas de uma questão de responsabilidade ambiental ou sócio ambiental.
A adoção de medidas sustentáveis dentro de uma empresa, é muito mais do que uma escolha para proteger o meio ambiente. Trata-se de uma questão de grande importância mediante tomadas de decisão estratégica das empresas.
Dentre as vantagens de uma gestão empresarial sustentável, tem-se na sustentabilidade corporativa uma oportunidade para redução de custos de produção e de serviços, melhora nos valores finais dos produtos, fortalecimento da marca e posicionamento perante seu público consumidor.
Esta tendência reflete uma preocupação crescente em relação ao bem-estar, à qualidade dos produtos e serviços e traz consigo a necessidade de mudanças nas empresas. Por um lado, o empreendedor tem buscado soluções sustentáveis para manter seu negócio e por outro, o consumidor está mais exigente. O número de clientes que optam por produtos e serviços de empresas que atentam para questões de sustentabilidade é cada vez maior.
Estas e outras questões sobre sustentabilidade corporativa serão discutidas no Programa ECOAR do dia 16 de dezembro às 20 horas no canal do Youtube do Sesc SC. Estarão participando da roda de conversa Professor Sergio Barros (Latec/UFF) e Mário Henriques Saladini (Departamento Nacional do Sesc).
Venha conhecer um pouco mais refletir conosco. Te esperamos!
+ Sobre os participantes:
Sergio Barros
Economista com Pós-Doutorado em Sistemas de Gestão Ambiental pelo LATEC/ UFF - Laboratório de Tecnologia, Gestão de Negócios & Meio Ambiente com apoio da FAPERJ. Departamento de Engenharia de Produção. Possui Doutorado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense na área de Ordenamento Territorial e Planejamento Ambiental, Mestrado em Ciência Ambiental na área de Gestão Ambiental pela UFF. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense - UFF no Curso de Bacharelado em Ciência Ambiental vinculado ao Departamento de Análise Geoambiental do Instituto de Geociências. Atua no ensino e pesquisa no Mestrado em Sistemas de Gestão e no Doutorado em Sistemas de Gestão sustentável nas áreas de Planejamento e Gestão Ambiental, Avaliação de Impacto Ambiental e Avaliação Ambiental Estratégica. É Membro do Comitê Científico da REMADS - Rede UFF de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Participa dos Grupos de Pesquisas da UFF/CNPq em Gerenciamento Costeiro? Instituto de Geociências, Núcleo de Gestão de Riscos de Processos em Sistemas Industriais Escola de Engenharia. É pesquisador e membro do Grupo de Pesquisa RENATURA: Núcleo de estudos sobre religião e natureza da Universidade Federal de Juiz de Fora.
Mário Henriques Saladini
Carioca, graduado em Comunicação Visual, pela Faculdade da Cidade, pós-graduado em Marketing, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em Planejamento e Gestão Ambiental, pela Universidade Veiga de Almeida (UVA) e mestre em Desenvolvimento Sustentável, pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), trabalha desde 2002 no Departamento Nacional do Sesc, atualmente como especialista em sustentabilidade.
Programa ECOAR
O Programa ECOAR atua como um meio de difusão de notícias, com o objetivo de fomentar o diálogo e cooperação entre primeiro, segundo e terceiro setores da sociedade, pautando-se fundamentalmente no eixo temático da Educação Ambiental, nos espaços verdes urbanos e no desafio do desenvolvimento sustentável. Nos próximos meses serão abordados os temas Agricultura Urbana, Educação Ambiental, Compostagem, e Sustentabilidade Corporativa. Os episódios mensais são conduzidos por convidados especialistas em temas relacionados ao meio ambiente.
0 Comentários