Três dias de trocas e aprendizados no 1º Curso de Imersão em Compostagem do Hotel Sesc Cacupé


14/06/2021 - Atualizado em 17/10/2023 - 382 visualizações

O primeiro Curso de Imersão em Compostagem, realizado entre os dias 4 e 6 de junho no Hotel Sesc Cacupé em Florianópolis, teve como principal objetivo difundir a prática da compostagem, a partir das experiências da Instituição e de convidados, para aqueles que têm interesse em realizar esse trabalho de reciclagem dos restos de comida e transformá-los em adubo. Foram três dias de um agradável convívio, cheio de trocas e aprendizados, entre um público de 25 pessoas, de diversas regiões do Brasil, com idades de 25 a 80 anos e os mais variados propósitos.

Participantes.

Seminário de abertura.

Seguindo todos os protocolos de segurança, o evento iniciou na sexta-feira (04.06), com o Seminário de abertura “Panorama atual da compostagem de Resíduos Sólidos Orgânicos Urbanos – um olhar para a valorização da fração orgânica dos resíduos, avanços legais e contexto local do município de Florianópolis”. A programação teve como palestrantes os convidados: o vereador de Florianópolis Marco José de Abreu, o Marquito; os Engenheiros Agrônomos Rodolfo Saldanha e Eduardo Amaral, do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA); e o Engenheiro Sanitarista Lúcio Costa Proença, do Ministério do Meio Ambiente (MMA). A mediação foi de Renato Trivella, Engenheiro Agrônomo e Técnico de Atividades do Hotel Sesc Cacupé (Florianópolis). O convidado professor Rick Miller da UFSC, não pode comparecer, pois sua esposa entrou em trabalho de parto neste dia, mas ele foi representado de diferentes maneiras nas falas dos palestrantes.

O tema abordado no Seminário contemplou com êxito seu objetivo expresso no título, tendo falas bastante profundas para a discussão atual entre o uso do composto proveniente dos resíduos urbanos, sua importância para o ambiente, a sustentabilidade das cidades, a legislação que regulamenta seus diferentes usos e a importância do Método UFSC de Compostagem no contexto local de Florianópolis. Para chegar a mais pessoas, essa parte da programação foi realizada em formato híbrido, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do Sesc-SC e disponibilização da gravação

Clique aqui para assistir ao Seminário.

O evento contou ainda com os stands do Slow Food Mata Atlântica, com a presença de Phillipe Bellettini e suas deliciosas geleias orgânicas de frutas nativas, produzidas por sua empresa de Ecogastronomia. A empresa Oeko também marcou presença com sua produção de sacolas compostáveis e contentores personalizados, através do representante Mário Kabilio. Um espaço foi reservado aos trabalhos do Hotel com a composteira de TV e produtos da horta, e para apresentação de publicações e materiais didáticos sobre compostagem e agroecologia do Cepagro.

Vale destacar que todas as refeições e coffee break foram servidos com capricho e o cuidado, com uso das Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) produzidas na horta do Hotel.

Slow Food Mata Atlântica, com geleias orgânicas de frutas nativas.

Empresa Oeko com sua produção de sacolas compostáveis.

Prática aliada à teoria

No sábado de manhã a programação contou com apresentação dos participantes e dos cases das empresas Angatu, através do Eng. Ambiental Caio Souza Pires, e da empresa Destino Certo, representada pelo Filósofo e Permacultor Eduardo Elias Rodrigues. Ambas trabalham com a coleta de resíduos orgânicos e a compostagem na região. 

Logo após foi realizada uma atividade prática, com objetivo de apresentar alternativas para a compostagem residencial.

No período da tarde foram apresentadas as experiências do Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo (Cepagro), pelos Engenheiros Agrônomos Júlio Maestri e Karina de Lorenzi. Eles trouxeram o importante papel dessa ONG na região, através dos trabalhos de difusão da compostagem e da agroecologia nos espaços urbanos e rurais, assim como a prática pedagógica em ambiente escolar. Somados a esses, a convidada Cíntia Cruz, da Associação Revolução dos Baldinhos, apresentou as experiências da gestão comunitária de resíduos orgânicos e agricultura urbana, realizadas na comunidade Chico Mendes, parte continental de Florianópolis.

Para finalizar essa etapa, realizou-se a montagem de uma leira de compostagem em caixa d’água, uma ótima alternativa para quantidades maiores de resíduos, além de proporcionar um aspecto visual e estético interessante. Ótimo modelo para condomínios, escolas, postos de saúde, entre outros ambientes.

Na noite de sábado, tivemos o prazer de receber a apresentação cultural do músico e compositor local Nilo Sérgio Conceição, o Nilêra, que realizou um belíssimo espetáculo no Engenho de Farinha do Hotel. A programação foi acompanhada de um jantar fabuloso com as PANCs já citadas, em um momento de descontração e interação entre os participantes, respeitando os protocolos de segurança para Covid-19.

Domingo de manhã foi realizada uma atividade chamada de "O bê-á-bá do Método UFSC de Compostagem", no pátio de compostagem do Hotel, com a montagem da leira institucional de compostagem, uma composteira de porte maior, que suporta grandes quantidades de resíduos, e pode ser adaptada para os modelos empresariais, comunitários e até mesmo para pequenos municípios.

Finalizamos o encontro com uma caminhada pela área do Hotel, para conhecer os trabalhos de Agricultura Urbana e Educação Ambiental realizados pela Unidade, desencadeados pelo processo da compostagem. Na roda de encerramento as colocações dos participantes foram bastante emocionantes e demonstraram grande satisfação pelo evento como um todo e o atendimento recebido pela equipe do hotel e colaboradores.

Texto e fotos: Renato Trivella, Técnico de Atividades do Hotel Sesc Cacupé

Montagem de uma leira de compostagem em caixa d’água.

Virada da bambona.



0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .