O primeiro Curso de Imersão em Compostagem, realizado entre os dias 4 e 6 de junho no Hotel Sesc Cacupé em Florianópolis, teve como principal objetivo difundir a prática da compostagem, a partir das experiências da Instituição e de convidados, para aqueles que têm interesse em realizar esse trabalho de reciclagem dos restos de comida e transformá-los em adubo. Foram três dias de um agradável convívio, cheio de trocas e aprendizados, entre um público de 25 pessoas, de diversas regiões do Brasil, com idades de 25 a 80 anos e os mais variados propósitos.
Seguindo todos os protocolos de segurança, o evento iniciou na sexta-feira (04.06), com o Seminário de abertura “Panorama atual da compostagem de Resíduos Sólidos Orgânicos Urbanos – um olhar para a valorização da fração orgânica dos resíduos, avanços legais e contexto local do município de Florianópolis”. A programação teve como palestrantes os convidados: o vereador de Florianópolis Marco José de Abreu, o Marquito; os Engenheiros Agrônomos Rodolfo Saldanha e Eduardo Amaral, do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA); e o Engenheiro Sanitarista Lúcio Costa Proença, do Ministério do Meio Ambiente (MMA). A mediação foi de Renato Trivella, Engenheiro Agrônomo e Técnico de Atividades do Hotel Sesc Cacupé (Florianópolis). O convidado professor Rick Miller da UFSC, não pode comparecer, pois sua esposa entrou em trabalho de parto neste dia, mas ele foi representado de diferentes maneiras nas falas dos palestrantes.
O tema abordado no Seminário contemplou com êxito seu objetivo expresso no título, tendo falas bastante profundas para a discussão atual entre o uso do composto proveniente dos resíduos urbanos, sua importância para o ambiente, a sustentabilidade das cidades, a legislação que regulamenta seus diferentes usos e a importância do Método UFSC de Compostagem no contexto local de Florianópolis. Para chegar a mais pessoas, essa parte da programação foi realizada em formato híbrido, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do Sesc-SC e disponibilização da gravação
Clique aqui para assistir ao Seminário.
O evento contou ainda com os stands do Slow Food Mata Atlântica, com a presença de Phillipe Bellettini e suas deliciosas geleias orgânicas de frutas nativas, produzidas por sua empresa de Ecogastronomia. A empresa Oeko também marcou presença com sua produção de sacolas compostáveis e contentores personalizados, através do representante Mário Kabilio. Um espaço foi reservado aos trabalhos do Hotel com a composteira de TV e produtos da horta, e para apresentação de publicações e materiais didáticos sobre compostagem e agroecologia do Cepagro.
Vale destacar que todas as refeições e coffee break foram servidos com capricho e o cuidado, com uso das Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) produzidas na horta do Hotel.
Prática aliada à teoria
No sábado de manhã a programação contou com apresentação dos participantes e dos cases das empresas Angatu, através do Eng. Ambiental Caio Souza Pires, e da empresa Destino Certo, representada pelo Filósofo e Permacultor Eduardo Elias Rodrigues. Ambas trabalham com a coleta de resíduos orgânicos e a compostagem na região.
Logo após foi realizada uma atividade prática, com objetivo de apresentar alternativas para a compostagem residencial.
No período da tarde foram apresentadas as experiências do Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo (Cepagro), pelos Engenheiros Agrônomos Júlio Maestri e Karina de Lorenzi. Eles trouxeram o importante papel dessa ONG na região, através dos trabalhos de difusão da compostagem e da agroecologia nos espaços urbanos e rurais, assim como a prática pedagógica em ambiente escolar. Somados a esses, a convidada Cíntia Cruz, da Associação Revolução dos Baldinhos, apresentou as experiências da gestão comunitária de resíduos orgânicos e agricultura urbana, realizadas na comunidade Chico Mendes, parte continental de Florianópolis.
Para finalizar essa etapa, realizou-se a montagem de uma leira de compostagem em caixa d’água, uma ótima alternativa para quantidades maiores de resíduos, além de proporcionar um aspecto visual e estético interessante. Ótimo modelo para condomínios, escolas, postos de saúde, entre outros ambientes.
Na noite de sábado, tivemos o prazer de receber a apresentação cultural do músico e compositor local Nilo Sérgio Conceição, o Nilêra, que realizou um belíssimo espetáculo no Engenho de Farinha do Hotel. A programação foi acompanhada de um jantar fabuloso com as PANCs já citadas, em um momento de descontração e interação entre os participantes, respeitando os protocolos de segurança para Covid-19.
Domingo de manhã foi realizada uma atividade chamada de "O bê-á-bá do Método UFSC de Compostagem", no pátio de compostagem do Hotel, com a montagem da leira institucional de compostagem, uma composteira de porte maior, que suporta grandes quantidades de resíduos, e pode ser adaptada para os modelos empresariais, comunitários e até mesmo para pequenos municípios.
Finalizamos o encontro com uma caminhada pela área do Hotel, para conhecer os trabalhos de Agricultura Urbana e Educação Ambiental realizados pela Unidade, desencadeados pelo processo da compostagem.
Na roda de encerramento as colocações dos participantes foram bastante emocionantes e demonstraram grande satisfação pelo evento como um todo e o atendimento recebido pela equipe do hotel e colaboradores.
Texto e fotos: Renato Trivella, Técnico de Atividades do Hotel Sesc Cacupé
0 Comentários