Turismo acessível
A participação do Sesc na 34º Encatho & Exprotel, maior encontro de hotelaria do Sul do Brasil, foi marcada pela apresentação da palestra "Acessibilidade e inclusão no Turismo", ministrada pela Analista de Programação Social da instituição, Patrícia Felix, e pela consultora Aline Eyng Savi. Juntas, elas trouxeram dados de mercado e informações sobre o tema, além de uma breve explanação sobre os serviços que o Sesc oferece para o público 60+ e para pessoas com deficiência.
“Esse contato foi bastante propício para que o público-alvo do evento pudesse conhecer o turismo praticado pelo Sesc-SC. Primeiro, eu trouxe o conceito desse tipo de turismo – social e inclusivo e, em seguida, apresentei o projeto Passeios Plurais, para que mais pessoas tenham acesso a ele”, diz Patrícia Félix.
Passeios Plurais
Passeios Plurais é um projeto cujo objetivo é tornar a atividade turística acessível a todos, promovendo a inclusão de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida nas atividades de turismo social e, ainda, de grupos que estejam em vulnerabilidade social.
Em 2022, o Passeios Plurais contou com a participação de 143 pessoas, entre deficientes auditivos, visuais e físicos e pessoas em vulnerabilidade social. Os quatro passeios e a excursão programados foram acompanhados por dois intérpretes de libras, que garantiram a inclusão e a comunicação entre todos. Neste ano, os passeios de lazer inclusivo oferecidos pelo projeto já contaram com a participação de 196 pessoas. Para 2024, está prevista a expansão da atividade, com a diversificação de roteiros.
“Muitas pessoas com deficiência têm dificuldade de encontrar um local adequado para ir, especialmente quando elas estão em grupo. O interessante da proposta de turismo social do Sesc é que ela não é nichada, ou seja, ela não segue o estereótipo de ser uma atividade para pessoas com mobilidade reduzida, em cadeira de rodas ou com deficiência visual, por exemplo. Ela é aberta a outros públicos, para qualquer pessoa; nesse “todos”, estão incluídas as pessoas com essas características”, comenta Aline Eyng Savi.
Doutora em Arquitetura pela Universidade Federal de Santa Catarina, Aline aproveitou a oportunidade da palestra para mostrar os dados desse mercado. Segundo o Ministério do Turismo, na Pesquisa Nacional de Turismo Inclusivo de 2023, 33,10% dos turistas brasileiros possuem deficiência física, 70% são turistas em idade adulta (entre 20 e 60 anos de idade), 65,87% dos turistas com deficiência são do gênero feminino e 22,11% têm renda acima de 6 salários mínimos.
“Quanto mais você se preparar para receber esse público, mais você estará aberto às possibilidades que esse mercado traz. Há muito espaço para isso. Se você não tiver uma estrutura adequada, você rapidamente se tornará um lugar obsoleto”, conclui Aline.
Stand do Sistema Comércio
Referência nacional em Turismo Social, o Sesc marcou presença no evento, com stand da Fecomércio Sesc e Senac SC, além da programação. A nossa equipe esteve disponível para orientações sobre acessibilidade e inclusão e cadastro de fornecedores do trade de turismo com interesse em receber grupos Sesc ou integrar possíveis roteiros fomentados pela Operadora Turismo Sesc-SC. Também foi realizado registro de potenciais locais turísticos para levarmos os grupos de Turismo Social, entre outras demandas e informações relacionadas a atuação.
O Programa de Turismo Social do Sesc promove passeios e excursões com saída das Unidades do Sesc em Santa Catarina para destinos diversos. Os pacotes são completos e perfeitos para o público que não quer se preocupar com as providências necessárias para a elaboração de um roteiro turístico, apenas desfrutar da viagem e fazer novas amizades.
A iniciativa elabora e promove atividades turísticas, com foco na democratização, que conjugam lazer, coletividade, cultura, educação e saúde, valorizando os aspectos naturais e culturais de cada região. O programa vai além das visitas convencionais aos pontos turísticos, promovendo em todas as suas programações o enriquecimento cultural, educacional, histórico e a integração dos grupos.
0 Comentários