Encontro Cidades Criativas Unesco da Gastronomia movimenta Florianópolis

No sábado, o evento conta com programação cultural aberta ao público, no Hotel Sesc Cacupé


03/08/2023 - Atualizado em 04/08/2023 - 1575 visualizações

Confira a cobertura do 1º dia do Cidades Criativas

De 03 a 05 de agosto acontece o I Encontro Cidades Criativas Unesco da Gastronomia, no Hotel Sesc Cacupé, em Florianópolis, com realização da Fecomércio, Sesc e Senac SC, e com apoio da Prefeitura Municipal, Associação FloripAmanhã, Fecomércio MG, RJ e PA, além de outras entidades parceiras.   

A iniciativa reúne especialistas, chefs e entusiastas de todo o Brasil para compartilhar experiências relacionadas à gastronomia criativa, turismo e cultura local. Neste primeiro dia de encontro, foram realizadas uma série de palestras com renomes da área, além de   oportunidades para troca de experiências, intercâmbio cultural e networking entre os participantes.

Na abertura do evento, o presidente da Fecomércio SC, Helio Dagnoni, reforçou a importância do encontro para fortalecer as cidades criativas Unesco, em um evento que integra gastronomia e cultura, demonstrando o melhor da culinária que existe em Santa Catarina.

“Somos uma cidade com muita riqueza gastronômica e cultural, e precisamos contar isso ao mundo. Esse evento foi idealizado pela Fecomércio para ser um presente para a cidade de Florianópolis, para que ajude a impulsionar a nossa gastronomia, o nosso turismo e os negócios da cidade.

Mais do que isso, queremos que a gastronomia brasileira se torne referência mundial. Demos o pontapé inicial e fizemos o primeiro Encontro, agora estamos prontos para ir a Belém, a Paraty ou a Belo Horizonte para aproveitar a segunda edição desse evento”, declara Dagnoni.


Foto: Helio Dagnoni, presidente da Fecomércio SC.

O Encontro começou a ser organizado em janeiro deste ano, foram sete meses de dedicação de um time formado por profissionais da Fecomércio, Sesc e Senac SC, que com muita dedicação contruiram os três dias de programação. 

O evento fortalece o título de Florianópolis como Cidade Criativa e fomenta o intercâmbio de conhecimento e troca de experiência com as demais cidades que levam a chancela: Belém (PA), Paraty (RJ), Belo Horizonte (MG).  

Confira como foi parte da programação 

A Coordenadora de Cultura e Gastronomia da Embratur, Ana Paula Jacques, ministrou a palestra “Perspectivas do Turismo Gastronômico Brasileiro”, em que destacou novas motivações para os turistas escolherem o roteiro de destino.  

“Gastronomia é o terceiro aspecto levado em conta na hora de escolher o roteiro de viagem, ficando atrás de aspectos culturais e de atrativos naturais. O Turismo Gastronômico é aquele que a gastronomia é o motivo pela escolha do roteiro, a gastronomia se torna um ponto motivador da decisão do turista.”.  

Foto: Coordenadora de Cultura e Gastronomia da Embratur, Ana Paula Jacques.

Na palestra ficou claro o potencial do Brasil em investir mais no turismo gastronômico, atraindo o público para aliar a degustação gastronômica como parte da experiência de viagem, ainda mais por termos um país com tanta biodiversidade presente na culinário, ponto atrativo para quem vem conhecer as diferentes regiões do país.  

“Antigamente, a gastronomia no turismo era tangencial à viagem. A pessoa escolhia onde iria comer, depois de ter um roteiro fechado, agora, acontece de o roteiro gastronômico pautar o destino de viagem”, conclui Ana Paula Jacques.  

Inovação e Sustentabilidade 

O público também conferiu a apresentação de cases com o tema: “Sustentabilidade e Inovação em Gastronomia e Alimentação”. Jéssica da Luz Pereira Pucci, Gerente responsável pelos Programas de Saúde e Assistência no Departamento Regional do Sesc SC, falou sobre “Mesa Brasil Sesc SC: experiência de um programa de combate à fome e ao desperdício de alimentos”.  

Jéssica relembrou que o Brasil ocupa a 10ª posição entre os países que mais desperdiçam comida no mundo, além de 30% da nossa produção alimentar é parar no lixo. 

Foto: Nathália Bernardinetti e Jéssica da Luz Pereira Pucci.

“São 46 milhões de toneladas de alimentos desperdiçados por ano. Mas é possível transformar essa realidade através de projetos com o Mesa Brasil do Sesc. Nós trabalhamos em prol do combate à fome e ao desperdício de alimentos no Brasil. Somos a maior rede de banco de alimentos da América Latina, e somos referência no combate à fome e ao desperdício de alimentos.”, relata.  

Já Nathália Bernardinetti, Analista de Projetos Educacionais e Observatório da Gastronomia do Sistema Comércio SC, apresentou a palestra “Senac SC: Projeto Macroalga - uso e aplicação da Kappahycus Alvarezii em gastronomia e alimentação”. Nathalia despertou a atenção e curiosidade do público sobre os estudos em desenvolvimento sobre a alga Alvarezii, cultivada em Florianópolis. Além da diversa possibilidade de uso, desde a indústria de produtos de beleza aos mais variados preparos gastronômicos: ceviche vegano, sobremesas, massas de pão, vinagretes, molhos, entre outros preparos de dar água na boca.  

Foto: participante do evento, Anthony Frantchescole Rodrigues Fraton.

Anthony Frantchescole Rodrigues Fraton acompanhou a manhã de palestras e conta sobre suas exceptivas para os três dias de Encontro.    

“Vim para o evento para buscar mais conhecimento sobre a relação da Cidade Criativa dentro do desenvolvimento da gastronomia da região. Eu tenho um foco de estudo dentro da utilização da gastronomia e eventos em turismo, e pretendo aplicar esses conhecimentos no futuro em trabalhos nessa perspectiva. Gostei bastante das falas sobre alguns projetos que estão em desenvolvimento na região de Florianópolis, como o da Macroalga. 

É uma tendência importante para a gastronomia, pela possibilidade de sua usabilidade em larga escala, com grandes chances de ser ‘um alimento do futuro’. Também estou esperando pela programação de sábado, com as aulas show com chefes que admiro no momento.”, declara Anthony.  

O I Encontro Cidades Criativas Unesco da Gastronomia segue com programação até sábado. Nesta sexta-feira, será realizada visitas técnicas com ida à fazenda de algas e degustação de ostras, e no sábado, os participantes conferem uma série de aulas-show com chefes renomados, além de feira criativa com programação aberta ao público. Confira a programação completa do evento aqui.  

Feira Criativa 

A Feira Criativa faz parte da programação do Encontro Brasileiro de Cidades Criativas Unesco da Gastronomia e é um momento de celebração para todos os entusiastas da gastronomia, arte, cultura e criatividade. Prepare-se para um dia repleto de diversão, inspiração e descobertas incríveis!  Para aproveitar a programação, é só ir ao Hotel Sesc Cacupé: 

11h às 17h30: DJ Jean Mafra 
11h30 e 14h30: Contação de Histórias, com Lieza Neves 
13h: Show Camélia Martins 
15h30: Alivanta Meu Boi 
Dona Bilica (intervenções ao longo do dia) 
18h: Show Camerata: Octeto Cordas & Trio Popular     

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .