Conheça Brasília e a Chapada dos Veadeiros (GO) com o Turismo Social Sesc-SC


10/05/2022 - Atualizado em 10/05/2023 - 1419 visualizações

O Turismo Social Sesc-SC promove uma viagem inesquecível pelas maravilhas do cerrado. A excursão parte de Florianópolis no dia 14 de setembro, contando com sete dias repletos de atrações imperdíveis.

O tour imperdível mescla urbanidade e natureza. De lado as belezas do cerrado brasileiro com cachoeiras, rios, cânions, matas e todo o clima esotérico e natureza do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, Patrimônio Natural Mundial. De outro, a primeira cidade fundada no século XX a ser declarada Patrimônio Histórico e Cultural pela Unesco, a cidade monumento, nossa capital federal, Brasília.

A viagem inclui: passagem aérea Florianópolis/Brasília/Florianópolis, transporte local, três noites de hospedagem com café da manhã em Brasília, três noites de hospedagem com café da manhã em Alto Paraíso (GO), ingresso nos atrativos e cachoeiras (conforme roteiro), um jantar, cinco almoços, guia local, guia acompanhante e seguro contra acidentes pessoais.

O pacote pode ser adquirido on-line pelo site Sesc Viagens, que além de agilizar o processo de compra com segurança, ainda possibilita o parcelamento em até 10 vezes, dependendo do valor. Mas se preferir, pode ir até a Unidade do Sesc mais próxima e conversar com os profissionais responsáveis pelo Turismo Social do Sesc. 

Brasília - primeira parada

Aqui inicia esse roteiro que contempla as belezas da nossa capital com as maravilhas do cerrado. Os traços que compõe Brasília renderam o título de cidade criativa do design, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), além do título de Patrimônio Cultural da Humanidade. Inaugurada em 1960, a cidade é fruto dos trabalhos de Oscar Niemeyer e Lucio Costa, além disso está repleta de obras de Athos Bulcão, Burle Marx, Alfredo Ceschiatti, Marianne Peretti e Bruno Giorgi. É por esse motivo que a cultura de Brasília também se mistura à sua história, à história de sua construção e à arquitetura e ao urbanismo.

Ponte JK

Um dos monumentos mais fotografados da capital, a Ponte Juscelino Kubitschek (JK) é parada obrigatória. E não é para menos! Os três arcos que atravessam o Lago Paranoá atraem olhares pelo design, pela arquitetura e pela grandiosidade da construção. Foto: Secretaria de Turismo DF

O projeto de Alexandre Chan foi inaugurado em 2002. Atravessar a ponte a pé é um belo passeio (são 1.200 metros de extensão), porém melhor ainda é sentar-se em um dos bares da orla do lago e aproveitar a vista ao entardecer.

O tour Brasília Cultural é um passeio que revela a modernidade e o planejamento urbanístico, únicos da Capital, que integram arquitetura, paisagismo e artes plásticas tornando-se um museu a céu aberto, repleto de lugares históricos e curiosidades.

Alguns atrativos que serão visitados: Igrejinha, Catedral de Brasília, Museu de Arte de Brasília (MAB), Teatro Nacional (Externa), Museu Nacional, Palácio Itamaraty. O roteiro também contempla visita ao Pontão do Lago Sul.

Pontão do Lago Sul

Maior centro de lazer e entretenimento da capital federal: cenário de cartão-postal, gastronomia variada, programação cultural e esportiva, amplo estacionamento e inúmeros serviços, além do seu clima quase praiano e do pôr do sol mais belo da cidade, que contribuíram para torná-lo um dos pontos turísticos mais visitados de Brasília. Foto: Pontão do Lago Sul.

Chegamos na Chapada dos Veadeiros (GO)

Um dos pontos altos do roteiro também está a Chapada dos Veadeiros, localizada no meio do cerrado do estado de Goiás, a 230 km de Brasília, é um paraíso cercado por muita natureza, cachoeiras e cânions. Em 2001 foi declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. Abriga espécies e formações vegetais únicas, centenas de nascentes e cursos d'água, rochas com mais de um bilhão de anos, além de paisagens de rara beleza, com feições que se alteram ao longo do ano.

Alto Paraíso (GO)

A cidade de Alto Paraíso é a base para conhecermos as cachoeiras: do Poço Encantado (com 38 m de altura de queda), Almécegas I (uma das mais belas cachoeiras da Chapada dos Veadeiros, possui uma das quedas mais impactantes), Almécegas II e São Bento (bastante popular entre os turistas). No Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros iremos passar por mirantes e paisagens encantadoras com parada para banho e tempo para curtir as piscinas naturais e hidromassagens nas corredeiras do Rio Preto.

Cachoeira Almécegas I

Com 45 m de altura, é esplendorosa quando vista do mirante, de onde é possível observar as incontáveis quedas que se formam no paredão de pedras. Ao chegar aos pés da queda d’água, ela renderá ainda mais suspiros. O poço é bem profundo e alguns turistas até se aventuram a saltar das pedras que já são marca registrada do lugar. Foto: iStock.

O roteiro contempla também a Vila de São Jorge, com passeio na cachoeira Vale da Lua (que está entre as imagens mais famosas da Chapada dos Veadeiros), passando pelo mirante Jardim de Maytrea (imagem icônica da Chapada dos Veadeiros), que alguns místicos acreditam ser “um portal para outra dimensão” dada sua beleza.

Vale da Lua

Diferente das demais paisagens da Chapada, formadas principalmente por cachoeiras, o Vale da Lua também possui quedas. Mas elas estão escondidas entre as rochas, e perfuram essas formações de milhões de anos, formando túneis e caldeirões incríveis. Foto: iStock.


Jardim de Maytrea

É um dos principais cartões postais do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Um enorme campo de cerrado pontilhado por flores e veredas de buritis e emoldurados por um horizonte recortado por imponentes morros como a Serra de Santana e o morro da Baleia. Foto: iStock. 

O Jardim de Maytrea é um lugar considerado sagrado para os místicos, que acreditam haver lá um portal para outra dimensão, com um campo de força magnética.

Motivos não faltam para conhecer Brasília e Chapada dos Veadeiros (GO)! Embarque conosco nesta viagem.

Colaboração: Vanine Fetter e Manuela Correa Candemil da Gama, analista de programação social de Turismo do Departamento Regional do Sesc-SC.
Edição: Diretoria de Comunicação e Marketing Sesc-SC.


+ Turismo Social Sesc

O Programa de Turismo Social do Sesc promove passeios e excursões com saída das Unidades do Sesc em Santa Catarina para destinos diversos. Os pacotes são completos e perfeitos para o público que não quer se preocupar com as providências necessárias para a elaboração de um roteiro turístico, apenas desfrutar da viagem e fazer novas amizades.

A iniciativa elabora e promove atividades turísticas, com foco na democratização, que conjugam lazer, coletividade, cultura, educação e saúde, valorizando os aspectos naturais e culturais de cada região. O programa vai além das visitas convencionais aos pontos turísticos, promovendo em todas as suas programações o enriquecimento cultural, educacional, histórico e a integração dos grupos.

Os pacotes de viagem do Sesc-SC podem ser adquiridos de forma online, pelo site viagens.sesc-sc.com.br, que além de agilizar o processo de compra com segurança, ainda possibilita o parcelamento em até 10 vezes, dependendo do valor.

Além disso, o Sesc possui três meios de hospedagem no Estado: o Hotel Sesc Cacupé, de frente para o mar de Florianópolis, Pousada Rural Sesc Lages, na Serra catarinense e o Hotel Sesc Blumenau, na mais alemã das cidades brasileiras. As reservas podem ser feitas diretamente pelo site de cada hotel ou na área de Relacionamentos com Clientes da Unidade Sesc mais próxima, e pelo telefone: (48) 3251.4848.

O Turismo Social do Sesc-SC está em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

O Sesc-SC é uma Instituição comprometida com o alcance das metas globais da Agenda 2030. A Instituição é signatária do Movimentos Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Santa Catarina desde 2009, assumindo compromissos com a incorporação e disseminação dos 17 ODS. Clique aqui para mais informações.

Destacamos ao longo das matérias publicadas aqui no Blog Sesc-SC as nossas práticas. Essas ações são identificadas com os ícones dos ODS com os quais estão alinhados. No caso do Turismo Social do Sesc-SC é o número oito (Trabalho Decente e Crescimento Econômico). 

ODS 8

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .