A região turística conhecida como Grande Oeste é uma das mais selvagens de Santa Catarina. A paisagem campeira, adornada por cascatas e cachoeiras, é predominante em praticamente todos os 35 municípios, a maioria colonizados por imigrantes italianos e alemães, tendo a base da economia na agropecuária.
Para que você possa conhecer melhor a região e incluí-la na sua rota de viagem, a equipe de Turismo Social Sesc apresenta cinco destas cidades: Chapecó, principal centro urbano e polo econômico da região, Arvoredo, Coronel Freitas, Seara e Abelardo Luz, com indicações de passeios atrativos, cheios de história, cultura e diversão.
Este é o 14º post da série Destinos Regionais, que já apresentou o Caminhos dos Príncipes; Costa Verde & Mar; Encantos do Sul; Grande Florianópolis; Serra Catarinense; Vale das Águas; Caminho dos Canyons; Valeu Europeu, Caminhos da Fronteira e Caminhos do Alto Vale. E ainda vamos destacar os Caminhos do Contestado; e Vale dos Imigrantes; fechando o tour de conteúdos especiais. Clique aqui para mais informações sobre as regiões turísticas de SC.
Nosso objetivo é ajudar você a planejar sua próxima viagem, para que possa desfrutar de cada pedacinho deste Estado maravilhoso. Confira quais são os passeios e excursões disponíveis e os pacotes de viagens promovidos pelo Turismo Social clicando aqui.
Chapecó
O município foi criado em 25 de agosto de 1917. A colonização iniciou com os tropeiros que utilizavam a região como trajeto para o transporte de gado. É reconhecida internacionalmente por concentrar o maior parque agroindustrial latino-americano.
Praça Coronel Bertaso: é um espaço que reúne história, cultura e lazer, além de ser o ponto de encontro e realizações de eventos, manifestações e festas municipais. A Praça possui um mural feito em argamassa de concreto, utilizando técnica mista esgrafiado-mosaico com cerca de 200 m², que conta a história do Ciclo da Madeira, primeiro ciclo econômico e cultural de Chapecó entre as décadas de 1920 e 1950. Presente neste mural há a Galeria Dalme Marie Grando Rauen, onde artistas locais expõem suas obras.
Monumento “O Desbravador”: inaugurado em 1981 (aniversário de 64 anos da cidade). Foi criado com o objetivo de homenagear os primeiros colonizadores que desbravaram e construíram a cidade de Chapecó. A figura, de 14 m, é de um gaúcho que na mão direita segura um machado, o qual simboliza o trabalho e na mão esquerda um louro, simbolizando a vitória e as conquista das terras.
Arena Condá: estádio de futebol do Chapecoense.
Goio-Ên: a palavra em tupi-guarani quer dizer "muita água" ou "o que vem do rio fundo". Está localizado na divisa dos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, separados pelo Rio Uruguai. É um local turístico que oferece diversos espaços de descanso e lazer. Conta com estrutura de bares e restaurantes, uma Marina (Centro Náutico Marina Faé), prainha pública, além da famosa Tirolesa Interestadual que tem 1.300 m de extensão e 80 m de altura.
Trilha do Pitoco: localizada na Linha Alto Capinzal no Goio-Ên, a 28 km do centro de Chapecó. O percurso total da trilha é de 4 km (ida e volta) e é feito em cerca de três horas de caminhada pela mata. A Trilha do Pitoco é um dos principais atrativos do ecoturismo do Grande Oeste e recebe este nome em homenagem a um cachorrinho que costumava acompanhar as pessoas pelo trajeto.
Além das cachoeiras, o local conta com uma área para camping e é considerado um local propício para rapel. São seis quedas d'água, sendo a primeira com aproximadamente 5 m e uma bela piscina natural própria para banho, a segunda, ao lado de uma gruta com a imagem de uma Santa, possui 3 m.
A terceira, onde recebe o entroncamento de um outro córrego, possui em torno de 15 a 20 m, a quarta tem entre 10 e 15 m, a quinta é uma pequena queda de 3 m e fica aos pés da última e grande cachoeira, que é o ponto alto da trilha e o término da mesma, tem entre 45 e 55 metros.
Crédito foto: Trilha do Pitoco
Arvoredo
A cidade vem se destacando pelo projeto da Rota Delícias de Arvoredo que surgiu com o objetivo de preservar a cultura local, desenvolver essa atividade econômica e ajudar a comunidade a gerar renda. A rota contempla a visitação em 10 propriedades rurais, iniciando no Camping Primavera (complexo de lazer); agroindústria familiar de panificados, com comercialização de produtos orgânicos e caseiros; casa de chás, onde os visitantes poderão conhecer sobre o poder das plantas e hábitos saudáveis; beneficiamento de mel; Casa de Memória, com um acervo doado pela comunidade onde pode-se reviver um pouco da história do município; almoço típico italiano, casa de vinhos, agroindústria de beneficiamento de Porongo (fábrica de cuia) e café colonial.
Coronel Freitas
A cidade de 10 mil habitantes está localizada a 27 km de Chapecó, e tem se tornado ponto turístico devido ao seu pôr do sol.
Mirante Volta do Dedo:
Está localizado a 7 km do centro de Coronel Freitas. A área de visitação turística tem cerca de 15 mil metros quadros e é lá que famílias aproveitam o contato com a natureza para passar o dia, fazer piquenique, experimentar o balanço com cinco metros de altura.
Crédito: Mirante Volta do Dedo
Seara
O município de Seara está localizado a 45 km de Chapecó. É conhecida pelo Museu Entomológico Doutor Fritz Plaumann (https://www.museufritzplaumann.ufsc.br/) que foi inaugurado em 1988 no distrito de Nova Teutônia.
Museu Entomológico Doutor Fritz Plaumann
Lá está exposta toda a obra científica de 70 anos de trabalho, Dr. Fritz conseguiu classificar um total de 17 mil espécies. Dessas, 1.500 eram desconhecidas da ciência.
Crédito: Prefeitura de Seara
Aberlado Luz
Localizada a 100 quilômetros de Chapecó, a cidade é conhecida como a Capital Nacional da Semente de Soja, sendo um dos maiores produtores de grãos de Santa Catarina. Rodeado por cachoeiras e cascatas, a região é um atrativo turístico para quem gosta de descanso junto a natureza.
Parque das Quedas
O Parque é administrado pelo Hotel Quedas, está localizado a 500 m do centro da cidade. O Complexo é formado por um conjunto de sete quedas d'água no Rio Chapecó e outras três quedas no Rio das Éguas.
Oferece cinco cabanas, piscina com tobogã, churrasqueira, trilhas ecológicas, pista de motocross, pesque-pague, observatório de pássaros, paredões de pedras esculturais, três ilhas e um bosque onde está o Santuário de Nossa Senhora Aparecida. Crédito: Portal de Turismo Aberlado Luz
Texto de: Vanine Fetter, analista de programação social de Turismo do Departamento Regional do Sesc-SC.
Edição: Diretoria de Comunicação e Marketing Sesc-SC.
Leia mais
Destinos Regionais: Conheça o Caminho dos Príncipes, no Planalto Norte catarinense.