Destinos Regionais SC: Vale dos Imigrantes, com lindas montanhas e paisagens, espera por você


02/03/2022 - Atualizado em 10/05/2023 - 1845 visualizações

Vamos conhecer o Vale dos Imigrantes no Meio-Oeste catarinense? 

Com 25 cidades colonizadas por descendentes de italianos e alemães, que trouxeram seus costumes e tradições, a região é repleta de belas paisagens e concentra centenas de cascatas e cachoeiras que convidam à prática de esportes de aventura.

A equipe do Turismo Social Sesc indica passeios atrativos, cheios de história, cultura e diversão em três municípios da região: Concórdia, Piratuba e Irani.

Este é o 15º post da série Destinos Regionais, que já apresentou o Caminhos dos Príncipes; Costa Verde & Mar; Encantos do Sul; Grande Florianópolis; Serra Catarinense; Vale das ÁguasCaminho dos CanyonsValeu Europeu, Caminhos da Fronteira, Caminhos do Alto Vale e Grande Oeste. E ainda vamos destacar os Caminhos do Contestado; fechando o tour de conteúdos especiais. Clique aqui para mais informações sobre as regiões turísticas de SC.

Nosso objetivo é ajudar você a planejar sua próxima viagem, para que possa desfrutar de cada pedacinho deste Estado maravilhoso. Confira quais são os passeios e excursões disponíveis e os pacotes de viagens promovidos pelo Turismo Social clicando aqui.

Concórdia

Concórdia é o polo da microrregião do Alto Uruguai Catarinense. A cidade é entrecortada por vários rios da bacia hidrográfica do rio Uruguai.

Devido ao grande crescimento da cidade, diversas etnias podem ser encontradas em Concórdia, mas sua população é predominantemente descendente de italianos, alemães e por alguns poloneses.

Destaques turísticos de Concórdia:

Parque Fritz Plaumann

O Parque Estadual Fritz Plaumann (PAEFP) é uma Unidade de Conservação e uma homenagem ao entomólogo alemão Fritz Plaumann pelos trabalhos ambientais desenvolvidos na região.

Aberto para visitação pública de quarta-feira a domingo, das 9h às 17h, e nas segundas e terças-feiras com agendamento, conta com excelente infraestrutura para receber moradores, visitantes e turistas da região. Dispõe de um centro de visitantes com sala de exposições, auditório e área de lanche. O parque também possui quatro trilhas com estruturas de facilitação como deck’s, pontilhões, ponte pênsil e mirantes.

Os visitantes são recebidos pela equipe Cogestora – Associação Cultural Angelo Spricigo – ACAS e passam por uma imersão de conhecimento. Logo na sede os condutores, contam detalhes da história do parque, da criação, das espécies encontradas na região e do ambientalista que dá nome ao local.


Memorial Attilio Fontana

Inaugurado em agosto de 2000, por ocasião das comemorações do centenário de nascimento de Attilio Fontana – fundador da Sadia S/A, senador da República e destacado como um dos empreendedores do século XX. 

O Memorial está sediado em sua antiga residência, numa área de 11.000m², transformada em espaço especial para abrigar eventos e manifestações culturais e artísticas. A casa, uma imponente construção datada de 1949, projetada pelo arquiteto Daniel Calabi, oferece diversos ambientes, dentre os quais: a sala com os ícones mais representativos da vida e da trajetória de Attilio Fontana, um acervo museológico sobre a empresa Sadia S/A com máquinas antigas usadas nas primeiras produções da década de 40, além de espaço para exposições temporárias de arte.

O Memorial também planeja e coordena visitas monitoradas. O Café do Memorial oferece um cardápio variado, com lanches, cafés, vinhos e cervejas.

Museu Angelo Spricigo

O Museu Angelo Spricigo é um museu temático de máquinas de costura de diversas marcas, modelos e procedência de várias nacionalidades, considerado o maior e mais completo museu de máquinas de costura do Brasil e da América de Latina que se tem conhecimento.

O museu possui hoje mais de 1.900 máquinas de costura. Aberto de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h. Atendem sob agendamento qualquer horário (exceto feriados). O fundador do Museu, Sr. Angelo Spricigo, faleceu em 23.08.2020, aos 105 anos.

Caminho da Roça

São sete propriedades de agricultores familiares com produtos diversificados com um leque de opções, tanto para turismo pedagógico, ecológico, histórico, cultural e de lazer, com excelente gastronomia típica italiana e preparadas para receber grupos por agendamento ou que visitam espontaneamente.

Fazem parte do roteiro: Hidroponia Dallegrave, Camping Perondi, Moinho Colonial Família Belter, Sgarbossa produtos orgânicos, Armazém Nona Thereza, Paiol dos Pellizzaro, Sítio Familia Longhi, Nativa Flores e Plantas.

Paiol dos Pellizzaro - Restaurante e Pousada Rural

Gastronomia típica italiana, aqui é possível reviver a história de nossos antepassados Italianos que aqui chegaram e marcaram para sempre nossos costumes e tradições.

A Pousada Rural é encantadora, possui um charme único em meio a natureza. Conta com 4 chalés todos com frigobar e com café da manhã incluso. Hospeda até 15 pessoas.


Fenal

Festa nacional do leitão assado - tradicional evento que faz parte das comemorações do aniversário do município em julho. Faz parte da festa uma competição gastronômica, onde as equipes preparam pratos com base em carne suína, avaliados pelo sabor, apresentação, etc.

Reúne mais de 15 mil pessoas, mais de 350 equipes inscritas, e mais de 10 mil reais em premiação.

Piratuba

O início da colonização de Piratuba foi com a construção da Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande do Sul.

Em 1964, a Petrobras em busca de petróleo, encontrou um lençol de águas sulfurosas, o que transformou a cidade em centro turístico.

O Parque Termal ou Balneário de Piratuba, como também é conhecido, abriga um complexo de piscinas.

Destaques turísticos de Piratuba:

Termas de Piratuba

Ótima Infraestrutura e água termal a aproximadamente 38ºC o Parque Termal de Piratuba é referência em lazer. O local é dividido em dois complexos de piscinas. Tem piscinas ao ar livre e também cobertas, tobogãs e escorregadores, chuveiros e duchas, restaurantes e lanchonetes.

Espaço para caminhadas, quadras esportivas e playground. Camping com banheiros, churrasqueiras, energia elétrica, demarcações para barracas ou trailers. Internet Wi-Fi com capacidade para 2 mil pessoas conectadas por complexo. Horário: diariamente das 8h às 18h.

Passeio de Maria Fumaça

Saídas da estação ferroviária, todas as sextas-feiras e sábados, às 13h, com reservas antecipadas.

O trajeto Piratuba-Marcelino Ramos-Piratuba tem duração aproximada de quatro horas.

Apenas 25 km de distância, a cidade gaúcha de Marcelino Ramos também possui fonte de água termal e, para chegar lá, o trem passa pela ponte sobre o Rio Uruguai.

O ponto alto do passeio de trem de Piratuba é a travessia do Rio Uruguai, entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul, através da centenária ponte metálica de 455 metros de extensão, importada da Bélgica.

O trem tem capacidade para 250 pessoas.

O passeio Trem das Termas tem início na Estação ferroviária de Piratuba onde é possível, já na chegada tirar fotos da Maria Fumaça.

No local também há um pequeno museu, junto à bilheteria, que conta com antigas peças e ferramentas utilizadas pelos ferroviários na época do auge da operação.

Durante o passeio os passageiros são acompanhados por monitores, serviço de bordo e música ao vivo, que passa de vagão em vagão.

Em Marcelino Ramos há três opções de passeio, durante o tempo de espera para viagem de volta. Estes passeios podem ser adquiridos junto com o bilhete do trem no ato da compra:

1. City tour de visita às Termas de Marcelino Ramos;

2. City tour de visita ao Santuário de Nossa Senhora da Salete; e

3. Ir caminhando até o centro da cidade, que fica bem próximo da estação, acessível através de uma escadaria.

Irani

O território do município de Irani começou a ser desbravado e ocupado no início do século XIX, por fazendeiros e colonos oriundos principalmente do norte do Rio Grande do Sul. Em Irani aconteceu a primeira batalha da Guerra do Contestado, em 22 de outubro de 1912.

Destaques turísticos de Irani:

Prainha

O local possui lago, camping, trilhas, área para banho e esportes aquáticos.

Sítio Histórico e Arqueológico do Contestado

Fatos históricos relacionados ao atrativo: Local do Primeiro Combate da Guerra do Contestado – O Combate do Irani. 

Museu, cemitério e local de sepultamento do monge José Maria (líder dos sertanejos)

Neste local encontra-se ainda incrustado naturalmente o Vale da Morte como é chamado.

O local conta com belezas naturais, como o Cerro Agudo, a Cachoeira do Contestado, com uma queda de água de aproximadamente 41 metros, rodeada de paredões de pedra e acesso através de trilhas ecológicas. Estrutura: possui transporte, guia para chegar ao local e banheiros.

Texto de: Roberto Scortegagna, técnico de atividades do Sesc Concórdia.
Edição: Diretoria de Comunicação e Marketing Sesc-SC.


+ Destinos Regionais Turismo Social Sesc-SC


+ Turismo Social Sesc

O Programa de Turismo Social do Sesc promove passeios e excursões com saída das Unidades do Sesc em Santa Catarina para destinos diversos. Os pacotes são completos e perfeitos para o público que não quer se preocupar com as providências necessárias para a elaboração de um roteiro turístico, apenas desfrutar da viagem e fazer novas amizades.

A iniciativa elabora e promove atividades turísticas, com foco na democratização, que conjugam lazer, coletividade, cultura, educação e saúde, valorizando os aspectos naturais e culturais de cada região. O programa vai além das visitas convencionais aos pontos turísticos, promovendo em todas as suas programações o enriquecimento cultural, educacional, histórico e a integração dos grupos.

Os pacotes de viagem do Sesc-SC podem ser adquiridos de forma online, pelo site viagens.sesc-sc.com.br, que além de agilizar o processo de compra com segurança, ainda possibilita o parcelamento em até 10 vezes, dependendo do valor.

Além disso, o Sesc possui três meios de hospedagem no Estado: o Hotel Sesc Cacupé, de frente para o mar de Florianópolis, Pousada Rural Sesc Lages, na Serra catarinense e o Hotel Sesc Blumenau, na mais alemã das cidades brasileiras. As reservas podem ser feitas diretamente pelo site de cada hotel ou na área de Relacionamentos com Clientes da Unidade Sesc mais próxima, e pelo telefone: (48) 3251.4848.

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .