Inclusão: Turismo Social Sesc-SC inicia projeto "Passeios Plurais" para grupos de pessoas com deficiência


22/09/2022 - Atualizado em 10/05/2023 - 1061 visualizações

Durante a semana de programações especiais alusivas ao Aniversário de 76 anos do Sesc, celebrado no dia 13/09, a Instituição lançou o projeto "Passeios Plurais". A iniciativa é uma realização do Turismo Social Sesc-SC, em parceria com o Departamento Nacional do Sesc, com o objetivo de desenvolver e promover o turismo de forma mais acessível e inclusiva para Pessoas com Deficiência (PcDs).

O primeiro passeio aconteceu no sábado (17/09), de forma gratuita, partindo de Florianópolis, rumo a Laguna. Os clientes do Sesc Estreito, Sesc Prainha e Sesc Palhoça tiveram a oportunidade de conhecer o roteiro "Paisagem Cultural", realizado pelo Sesc Laguna.

Uma experiência incrível e cheia de informações históricas e culturais da cidade!

Orientações em Libras no embarque

Como surgiu a ideia do projeto Passeios Plurais?

O projeto Passeios Plurais do Sesc-SC foi criado para democratizar o acesso ao turismo a grupos de pessoas com algum tipo de deficiência, promovendo a igualdade de oportunidades, o exercício da cidadania e a inclusão social.

“Pensamos em iniciar a oferta de programação de turismo para o projeto 'Passeios Plurais' para este destino, pois já temos uma equipe de apoio na cidade e temos uma riqueza de informações e patrimônio cultural. Também temos o interesse de cada vez mais divulgar o projeto Paisagem Cultural”, conta a analista de Programação Social do Sesc SC, Manuela Correa Candemil da Gama, da área de Turismo Social.

Primeiro grupo a participar do projeto "Passeios Plurais"

Aprendizado inclusivo sobre a cultura lagunense

O passeio de lazer inclusivo oferecido pelo Sesc contou com a participação de 38 pessoas. Dentre o público estavam surdos, deficientes auditivos e deficientes físicos. Todo o roteiro foi acompanhado por dois intérpretes de libras que promoveram a inclusão e a comunicação do público.

Vinícius Norberto Ramser Krieger, professor universitário de libras e estudante do curso de multimídia, que é surdo e participou do roteiro, relatou mais sobre a experiência dele, que foi traduzida pela intérprete de libras, Emiliana Kirchner Esteimbach:

Eu gostei muito do passeio, foi muito diferente conhecer esse lugar que tem uma cultura bem diferente, e saber o que aconteceu tempos atrás, quando os portugueses vieram e acabaram influenciando muito na cultura daqui, muito bacana, gostei muito. Além disso, teve o intérprete, sempre explicando, isso fez com que eu me sentisse muito bem. Senti segurança em ver que ele sabia explicar muito bem sobre a cultura. Se eu perguntava alguma coisa, era sempre respondido."


Outro participante do Passeios Plurais, Joloy Cesar da Silva, que ficou sabendo do passeio pela instituição que ele frequenta, a Associação Florianopolitana de Deficientes Físicos de SC - AFLODEF, falou um pouco sobre a sua experiência com o passeio: "Achei muito legal a experiência que o Sesc proporcionou. Além de ser gratuita, gostei muito de aprender a história de Laguna.”

A cliente do Sesc, intérprete de libras e deficiente auditiva, Cristine Fátima Pereira, que soube do passeio um dia antes, ficou muito emocionada em conseguir participar: “Minha experiência com a viagem foi maravilhosa, como sempre o Sesc arrasa nas programações e eu não conhecia ainda essa, do programa do plural. O lugar é lindo, a organização maravilhosa, não é puxado, não é corrido, dá tempo de a gente curtir, usufruir. O almoço foi maravilhoso, delicioso, e o guia super atencioso, querido. E ainda teve o diferencial de ter intérprete de libras, como eu sou intérprete também, pude descansar, e não precisar de preocupar em traduzir para os amigos e familiares que participaram”.

Colaborador do Sesc, o guia de turismo Rogério Rodrigues explica sobre o roteiro com o auxílio da intérprete de Libras. 

Passeio Plural por Laguna

O passeio foi realizado a pé pelo Centro Histórico de Laguna, sendo o maior conjunto arquitetônico tombado de Santa Catarina. O roteiro "Paisagem Cultural" é conduzido pelo colaborador do Sesc e Guia de Turismo Local, Rogério Rodrigues, que falou um pouco mais sobre a sua experiência com o projeto:

“Em cinco anos de realização já são quase 500 grupos atendidos, de várias cidades, até de outros países, como o Uruguai. Para mim, é um grande prazer fazer parte desse quadro. Eu acredito estar dando certo, pois já foram 8 mil pessoas que participaram deste passeio”.

Em um percurso de, aproximadamente, duas horas, foi possível conhecer a história de pontos turísticos da cidade, como o Cine Teatro Mussi, o principal prédio do estilo Art Déco de Santa Catarina, projetado pelo arquiteto suíço Wolfang Ludwing a pedido do Dr. João Mussi.

O grupo do Passeios Plurais conheceu ainda o Mercado Público de Laguna, o Museu Anita Garibaldi, à Casa de Anita, além da Fonte Carioca, onde foi possível beber água fresca e gelada após o trajeto. Estima-se que a água desta fonte motivou a localização da cidade pelo seu fundador.

Também foi realizada visita à Casa de Cultura Sesc em Laguna, a Igreja Matriz Santo Antônio dos Anjos.

Após o passeio, foi oferecido ao grupo um almoço gratuito promovido pelo Sesc, e ainda teve uma parada na Praia do Mar Grosso, e canal da barra para a observação de golfinhos e da pesca cooperativa entre os cetáceos e pescadores. 

Roteiro Paisagem Cultural

O projeto "Paisagem Cultural" acontece desde julho de 2017 atendendo grupos de escolas públicas e privadas, entidades filantrópicas, grupos de Turismo Social do Sesc, e todos os interessados em conhecer mais sobre a história lagunense.

A técnica de Turismo do Sesc Laguna, Edyara Silveira, conta um pouco mais sobre projeto Paisagem Cultural, que recebe grupos de escolas públicas e privadas, entidades filantrópicas, grupos de Turismo Social do Sesc, e todos os interessados em conhecer mais sobre a história lagunense. Ela fala como  surgiu, sobre a pausa durante a pandemia, e a retomada com muita expectativa neste ano. Confira:

"O projeto 'Paisagem Cultural' começou em 2017, quando o Sesc ganhou a cessão de uso do Cine Teatro Mussi, que é o principal prédio do estilo Art Decó de Santa Catarina, e ficou abandonado por muito tempo. Ele foi adquirido pelo Ministério da Cultura na época, por meio do IPHAN, e então o Sesc fez essa parceria, com o Governo Federal.

Então, isso gerou muita curiosidade dos moradores de Laguna e da região, em conhecer esse prédio histórico, que está na memória de muita gente. A partir daí, teve muita procura das pessoas interessadas em visitar o prédio, e então numa sacada do setor de Turismo Social de Santa Catarina do Sesc, se pensou, porque não, ao invés de conhecer só um prédio, conhecer toda a história da cidade?

 Foi contratado um guia, exclusivamente para o nosso projeto, que é um projeto piloto, é o único Sesc do Estado de Santa Catarina que tem um guia local, colaborador do Sesc. E desde lá, a gente já atendeu mais de 8 mil pessoas, atendendo principalmente escolas públicas, democratizando o acesso, a cultura, e a história”.

>>> Clique aqui para informações sobre como participar do roteiro "Paisagem Cultural"

Como participar do projeto Passeios Plurais

O projeto Passeios Plurais será ofertado pelo Sesc-SC exclusivamente para grupos de Pessoas com Deficiência. A Instituição pretende lançar novas programações e está aberta a parcerias. Instituições e grupos com interesse neste tipo de programação podem entrar em contato pelo e-mail turismosocial@sesc-sc.com.br ou telefone (48) 325..4848 com a sugestão de programação e sugestão de destino.


Por: Mariana Tozetto, Analista de Comunicação do Departamento Regional do Sesc-SC, que viajou com o grupo à convite do Turismo Social Sesc.

+ Turismo Social Sesc

O Programa de Turismo Social do Sesc promove passeios e excursões com saída das Unidades do Sesc em Santa Catarina para destinos diversos. Os pacotes são completos e perfeitos para o público que não quer se preocupar com as providências necessárias para a elaboração de um roteiro turístico, apenas desfrutar da viagem e fazer novas amizades.

A iniciativa elabora e promove atividades turísticas, com foco na democratização, que conjugam lazer, coletividade, cultura, educação e saúde, valorizando os aspectos naturais e culturais de cada região. O programa vai além das visitas convencionais aos pontos turísticos, promovendo em todas as suas programações o enriquecimento cultural, educacional, histórico e a integração dos grupos.

Os pacotes de viagem do Sesc-SC podem ser adquiridos de forma online, pelo site viagens.sesc-sc.com.br, que além de agilizar o processo de compra com segurança, ainda possibilita o parcelamento em até 10 vezes, dependendo do valor.

Além disso, o Sesc possui três meios de hospedagem no Estado: o Hotel Sesc Cacupé, de frente para o mar de Florianópolis, Pousada Rural Sesc Lages, na Serra catarinense e o Hotel Sesc Blumenau, na mais alemã das cidades brasileiras. As reservas podem ser feitas diretamente pelo site de cada hotel ou na área de Relacionamentos com Clientes da Unidade Sesc mais próxima, e pelo telefone: (48) 3251.4848.

Passeios Plurais do Turismo Social Sesc, em Laguna

Passeios Plurais do Turismo Social Sesc, em Laguna

Passeios Plurais do Turismo Social Sesc, em Laguna

Passeios Plurais do Turismo Social Sesc, em Laguna

Passeios Plurais do Turismo Social Sesc, em Laguna

Passeios Plurais do Turismo Social Sesc, em Laguna

Passeios Plurais do Turismo Social Sesc, em Laguna

Passeios Plurais do Turismo Social Sesc, em Laguna

Passeios Plurais do Turismo Social Sesc, em Laguna

Passeios Plurais do Turismo Social Sesc, em Laguna

Passeios Plurais do Turismo Social Sesc, em Laguna

Passeios Plurais do Turismo Social Sesc, em Laguna

Passeios Plurais do Turismo Social Sesc, em Laguna

Passeios Plurais do Turismo Social Sesc, em Laguna

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .