O Sesc-SC desenvolve e promove o Turismo Social permitindo o exercício da cidadania, a democratização do acesso à atividade turística e a inclusão por meio de ações, atividades e projetos.
Um exemplo é o Passeios Plurais, criado para tornar o turismo mais acessível e inclusivo para Pessoas com Deficiência (PcDs) promovendo a igualdade de oportunidades.
Por meio de parceria com grupos e instituições que atendem pessoas com deficiência, o Sesc organiza passeios mediados por guias e intérpretes.
A edição mais recente foi a do Passeios Plurais Sesc Criciúma em parceria com Associação de Surdos de Criciúma (ASC). Os turistas foram para o 33º Festival Internacional de Balonismo, na cidade de Torres (RS).
A divulgação do passeio foi exclusiva para a comunidade surda e seus dependentes. A viagem teve participantes de Criciúma, Araranguá, Sombrio, Santa Rosa do Sul, Orleans, Turvo, Balneário e Arroio do Silva. Eles foram acompanhados por intérpretes de libras e guia de turismo receptivo.
Além da visitação ao Festival Internacional de Balonismo, eles conheceram os principais pontos turísticos da cidade de Torres (RS) como o Centro, Praça XV, Lagoa do Violão, Praia da Cal, Igreja São Domingos, vista do Morro do Farol, Prainha, Praia Grande, Praia dos Molhes, Barra do Rio Mampituba, Ponte Pênsil e o cartão postal do município: o Parque Estadual da Guarita.
O Sesc Criciúma, em parceria com Associação de Surdos (ASC) realizou mais uma edição do projeto Passeios Plurais, que levou um grupo de turistas ao 33º Festival Internacional de Balonismo em Torres
Aprendizado e diversão
Confira o depoimento dos participantes
Karen Silva Bitencourt, cliente participante do Passeio Plural, é surda bilateral de nível moderado desde a infância. Com ajuda dos intérpretes ela relatou a dificuldade trazida pela pandemia com o uso das máscaras. Ela compreendia a comunicação por meio da leitura labial e a limitação imposta pelo uso das máscaras fez com que passasse a vivenciar mais fortemente a condição da surdez.
Ouvinte e intérprete de libras, Johana Vieira de Medeiros, acompanhou, pela segunda vez, o projeto Passeios Plurais. Para ela, a oportunidade de estar com os surdos em um momento de lazer, e de cultura foi uma experiência enriquecedora. "Nós sabemos que a comunidade surda ainda tem muitas barreiras na sociedade e muitas vezes falta o acesso a informação, a história, cultura dos locais e até mesmo em nossa própria cidade a gente vê bastante falta neste aspecto.
É bastante precário, vamos dizer assim, por exemplo, estamos tentando agendar uma visita em dois pontos turístico na nossa cidade, porém não disponibilizam intérprete e para conseguir não é muito fácil", destacou a intérprete.
Quero dizer que está foi a minha primeira experiência ao viajar e compartilhar momentos assim com outros surdos e que me senti feliz em conhecer esta comunidade e a cada um de vocês.
É um desafio ainda para mim, porque só recentemente eu aceitei a minha condição e passei a dar a devida importância. Mas estamos no processo e eu estou alegre em poder aprender mais e mais.
Foram momentos incríveis junto a vocês que eu e minha família tivemos a honra de presenciar. Obrigada pela paciência e acolhimento! ”
Karen Silva BitencourtQuando o Sesc oportuniza que as pessoas surdas possam ter acesso a informação, lazer, cultura em um único passeio é gratificante poder ser o canal de comunicação, fazer esse intermédio entre as duas línguas, oportunizando até mesmo a interação de pessoas ouvintes que muitas vezes não tem contato com a comunidade surda como foi o caso de um familiar que esteve presente neste último passeio, onde a irmã é surda descobriu-se a pouco tempo não usam língua de sinais então agora que elas estão começando a ter interesse em aprender. Então o passeio foi o pontapé inicial para imersão delas neste mundo, nesta comunidade. E graças ao Sesc que proporcionou tudo isso. Só gratidão!
Johana, intérprete de Libras (de preto) acompanha Karen, surda bilateral (de branco) e a família no passeio a Torres
Ramon, intérprete de libras, auxilia os turistas no passeio promovido pelo Sesc em parceria com a Associação dos Surdos
+Saiba Mais
O projeto Passeios Plurais é ofertado pelo Sesc-SC para grupos de Pessoas com Deficiência
Para participar, os grupos e instituições interessadas podem entrar em contato pelo e-mail turismosocial@sesc-sc.com.br ou telefone (48) 3251.4848 com a sugestão de programação e destino.
2 Comentários
JOHANA VIEIRA DE MEDEIROS
22/05/2023 Experiência rica e inesquecível. Que venham mais e mais passeios plurais . Gratidão!Publicado à 1 ano
luciano k nogueira
21/05/2023 Parabéns pela iniciativa! Nosso filho é autista e teríamos imenso prazer de participar de um evento assim!!Publicado à 1 ano