A Técnica de Educação Ambiental, Andreza de Oliveira, recebeu a certificação das mãos do Secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Lages, Álvaro Mondadori juntamente do Gerente da Pousada, Márcio Alexandre de Sousa (à direita)
A Pousada Rural Sesc Lages recebeu o Selo Serra Catarinense Sustentável pela implementação de práticas de responsabilidade ambiental, sociocultural e econômica. A certificação foi concedida pela Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures) em solenidade realizada, na noite de ontem (14/03), no Mercado Público da cidade.
O Gerente da Pousada, Márcio Alexandre de Sousa e a Técnica de Educação Ambiental, Andreza de Oliveira, receberam a certificação das mãos do Secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Lages, Álvaro Mondadori.
O processo de avaliação teve várias etapas e envolveu o engajamento de toda a equipe. "A primeira visita foi feita para conversa sobre o detalhamento, sensibilização e assinatura do termo de adesão ao projeto, logo após houve mais dois encontros para diagnóstico empresarial e consultoria para a criação do plano de ação de sustentabilidade", explicou o Gerente.
As ações do Plano de Sustentabilidade que levaram a Pousada Sesc Rural Lages a receber o Selo reforçam o compromisso socioambiental e socioeconômico da Instituição.
"Dentro do pilar econômico, atuamos com o Programa Ecos, do Departamento Nacional, por meio de práticas e ações que visam a eficiência e a otimização do uso de recursos naturais no nosso dia-dia. No pilar ambiental, reativamos o processo de compostagem dos nossos resíduos orgânicos; no sociocultural, criamos uma oficina de compostagem caseira para compartilhar a experiência com nossos hóspedes, que inclui a doação de composto e mudas para plantio doméstico; a sustentabilidade político ambiental está relacionada ao nosso Programa de Integridade do Sesc que reforça aspectos importantes como transparência, equidade, combate ao assédio, justiça social e responsabilidade corporativa", destaca a Técnica de Educação Ambiental, Andreza de Oliveira.
Responsabilidade socioambiental
De acordo com a Amures, o Selo Serra Catarinense Sustentável é um Programa de Sustentabilidade dirigido aos prestadores de serviços turísticos que destaca os municípios e seus prestadores de serviços com tal distinção desde que atendam aos critérios estabelecidos nos eixos estratégicos da sustentabilidade.
A meta é que o trade turístico da Serra Catarinense esteja alinhado aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, pactuados pela OMT e pelo Ministério do Turismo, se comprometendo com o "turismo responsável e inclusivo, que promova a cultura da sustentabilidade nas políticas de turismo", ressalta a Amures.
Para o Gerente da Pousada, a conquista é resultado de muito engajamento e comprometimento com as atividades que minimizam o impacto ambiental.
“Esse reconhecimento é muito importante para fomentar o Ecoturismo na Serra Catarinense. Cada vez mais os turistas estão à procura de estabelecimentos que estejam envolvidos com um turismo sustentável de gestão ambiental, responsabilidade e cuidado com os recursos naturais e saúde humana”, ressalta Márcio Sousa.
Metodologia
A metodologia do Selo Serra Catarinense Sustentável se pauta por práticas socioambientais e de roteirização turística para impulsionar o desenvolvimento turístico da região, com foco no ecoturismo.
A ideia de trabalhar em rede para fortalecimento do setor é outro aspecto importante da parceria entre empresas do Turismo e municípios que compõem a rota.
A Amures, entidade responsável pela certificação, destaca ainda o programa de qualidade implantado, há mais de 20 anos, pelo SEBRAE Ceará e pelo SEBRAE Pernambuco e o Sistema de Valorização dos Produtos e Serviços Turísticos da Rota Românico, de Portugal.
“A Serra Catarinense possui grande potencialidade de incrementar os serviços de lazer, ecoturismo e turismo rural, mas necessita trabalhar de forma integrada e sustentável a atividade turística, para estabelecer um padrão de desenvolvimento sustentável, de qualificação para profissionalização e sustentabilidade no turismo da região.
O Selo chega no momento em que a Serra Catarinense ganha destaque no mercado turístico nacional, com maior visibilidade e, com isso, precisa adotar ações capazes de estruturar a produção turística com os princípios da sustentabilidade – fortalecendo os pilares econômico, social, cultural e ambiental”, descreve o documento de implantação do Programa de implantação do Selo na Serra Catarinense.
1 Comentários
CLAUDETE MÜLLER
21/03/2023 Boa tarde Muito bom ver que as instituições estão cada vez mais preocupadas com a sustentabilidade. O meio ambiente e nossas futuras gerações agradecem. Trabalho eu uma empresa totalmente comprometida com a sustentabilidade, principalmente no nosso segmento de energia renovável. Se tiver interesse em adquirir energia solar para sua instituição, pode contatar através do meu email rh@sgvgas.com que iremos ter a maior satisfação em firmar parceria. Att. Claudete MüllerPublicado à 1 ano