
De 25 a 27 de junho, Florianópolis foi palco de um dos mais importantes encontros internacionais voltados ao turismo com propósito. Realizado pela Organização Internacional de Turismo Social (ISTO) e o Sesc Santa Catarina, com apoio do Departamento Nacional do Sesc, o 9º Encontro das Américas de Turismo Social reuniu no Hotel Sesc Cacupé especialistas, gestores públicos e privados, profissionais do setor e representantes de organizações sociais de 12 países: Brasil, Canadá, Mauritânia, Espanha, Itália, México, Honduras, Chile, Argentina, Uruguai, Costa Rica e El Salvador.
O evento apresentou um panorama de como cada país realiza o Turismo Social, suas inovações, desafios e o impacto gerado nas comunidades, evidenciando a importância dessa prática para a promoção do desenvolvimento local, da inclusão, do lazer e do bem-estar coletivo.
Foi um momento de conexão e fortalecimento das políticas que tornam o turismo acessível a todos. A programação foi intensa e diversa, contemplando reunião para membros ISTO, cerimonial de abertura, painéis temáticos, mesas-redondas, apresentação de trabalhos científicos, oficinas práticas, além de intervenções artísticas e programação cultural.
Os debates e reflexões ocorreram com tradução simultânea em português, espanhol, inglês e libras, ampliando o alcance e a participação. Entre os principais temas abordados estiveram:
- Do Turismo Sustentável ao Turismo Regenerativo: Estamos diante de um novo paradigma?
- Rotas que Curam: O turismo social como ferramenta de reconstrução comunitária
- Liderança que Transforma: políticas públicas para o turismo com impacto social
- Turismo Sem Limites: Inovação em acessibilidade e inclusão
- Educação para e pelo Turismo
- Ressonâncias do Turismo Social: Histórias que transformam o presente e impactam o futuro
Confira alguns depoimentos de autoridades presentes:
“É uma honra para o Sesc em Santa Catarina receber um evento internacional da ISTO, referência no turismo social. Acreditamos no potencial do turismo para gerar emprego, renda e desenvolvimento, e seguimos trabalhando intensamente para fortalecer esse setor em nosso estado e em todo o país.”
Hélio Dagnoni
Presidente da Fecomércio Sesc Senac Santa Catarina
“O Encontro das Américas de Turismo Social fortalece a troca de boas práticas e estratégias, conectando experiências globais à realidade local e contribuindo para o aprimoramento do turismo social que o Sesc desenvolve no Brasil.”
Janaina Cunha
Diretora de Programas Sociais do Departamento Nacional do Sesc
“O turismo social para o Sesc Santa Catarina é a valorização das pessoas, é o encontro das culturas e, acima de tudo, criar laços entre as comunidades. Esse é o nosso DNA: inspirar, promover, dar acessibilidade e transformar as pessoas.”
Simone Karla da Rocha Batista
Diretora Regional do Sesc Santa Catarina
“Depois de muitos meses de trabalho conjunto entre a Organização Internacional de Turismo Social e o Sesc, estamos felizes por celebrar em Florianópolis o 9º Encontro das Américas de Turismo Social. Este é um momento de troca com parceiros e de fortalecimento das políticas que tornam o turismo acessível a todos. Agradecemos ao Sesc Santa Catarina e a todos os envolvidos. Nos vemos no próximo Encontro das Américas.”
Alberto Lopez
Presidente da ISTO Américas
Painel temático: Encontro em 2025: Inspirando, Impactando e Transformando Vidas: Alberto Lopez, presidente da ISTO Américas e gerente geral do Instituto Costarricense de Turismo, Verónica Gómez, diretora ISTO Américas, Simone Karla da Rocha Batista, diretora regional do Sesc-SC, Janaina Helena Cunha de Melo, diretora de Programas Sociais do Sesc – Departamento Nacional, Francisca Retamal, vice-presidente para as Américas da OITS, e Helena Vitovski, gerente de lazer e turismo do Sesc-SC.
Painel temático.
Participação da platéia.
Equipe realizadora.
Equipe Sesc.
Visita Técnica em pontos turísticos e culturais da de Florianópolis.
Galeria de imagens
Sobre o Sesc-SC
O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.
O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".
Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.
0 Comentários