Chegamos ao último post da série de conteúdos especiais "Destinos Regionais SC", que apresenta tudo de bom que tem para fazer nas 13 regiões turísticas de Santa Catarina.
Essa viagem pelo Estado foi conduzida pela equipe de Turismo Social Sesc, através das indicações de roteiros imperdíveis, para ajudar você a planejar seus próximos passeios. Em 16 matérias apresentamos esse mosaico formado por diferentes etnias com suas culturas, gastronomia e arquiteturas, em meio a paisagens deslumbrantes.
Ao longo deste percurso passamos pelo Caminhos dos Príncipes; Costa Verde & Mar; Encantos do Sul; Grande Florianópolis; Serra Catarinense; Vale das Águas; Caminho dos Canyons; Valeu Europeu; Caminhos da Fronteira; Caminhos do Alto Vale; Grande Oeste; e Vale dos Imigrantes. Para encerrar, vamos apresentar a região Caminhos do Contestado.
Lugares lindos e ainda pouco explorados, para conhecer e viver novas experiências. São destinos próximos, em contato com a natureza, que podem ser visitados em um final de semana e não demandam um investimento alto.
E para tornar o sonho de viagem uma realidade, o Turismo Social do Sesc promove passeios e excursões com saída das Unidades do Sesc em Santa Catarina para destinos diversos. Os pacotes são completos e perfeitos para o público que não quer se preocupar com as providências necessárias para a elaboração de um roteiro turístico, apenas desfrutar da viagem e fazer novas amizades. O programa vai além das visitas convencionais aos pontos turísticos, promovendo em todas as suas programações o enriquecimento cultural, educacional, histórico e a integração dos grupos.
Os pacotes de viagem do Sesc-SC podem ser adquiridos de forma on-line, pelo site viagens.sesc-sc.com.br, que além de agilizar o processo de compra com segurança, ainda possibilita o parcelamento em até 10 vezes, dependendo do valor.
Bora conhecer os encantos e atrativos dos Caminhos do Contestado?
No Planalto Norte de Santa Catarina, o cenário do Tropeirismo e da Guerra do Contestado é um convite para conhecer diferentes etnias e entender mais as passagens marcantes da história de Santa Catarina.
A Guerra do Contestado foi um dos grandes conflitos sociais do Brasil e aconteceu entre 1912 e 1916. No centro da disputa estava a posse de uma extensa região produtiva, rica em madeira e erva-mate.
Essa riqueza do território contestado se tornou parada obrigatória para quem gosta de história e cultura, representadas através da gastronomia e arquitetura.
Compõem a região “Caminhos do Contestado” os municípios de Bela Vista do Toldo, Caçador, Calmon, Canoinhas, Irineópolis, Itaiópolis, Mafra, Matos Costa, Monte Castelo, Papanduva, Porto União, Timbó Grande e Três Barras.
Neste post, a equipe do Turismo Social Sesc indica passeios atrativos, cheios de história, cultura e diversão em três municípios da região: Canoinhas, Irineópolis e Três Barras.
Canoinhas
O município já foi conhecido por seu ouro verde, sendo conhecida como a capital mundial da erva-mate, dada a importância do produto na economia local. Atualmente, vem investindo no turismo atraindo pessoas de toda a região Sul.
Destaques turísticos de Canoinhas:
Rota das Capelas
Estruturada desde 2016, destaca a arquitetura de capelas construídas em madeira, além de valorizar os produtos coloniais e estabelecimentos localizados ao longo da rota.
O passeio acontece na zona rural do município, com visita às capelas e propriedades rurais para refeição (café da manhã, almoço e café da tarde). A rota tem sete pontos de parada e dura, aproximadamente, 7 horas. Distância da rota até o centro de Canoinhas: 50 km (tendo a rota 25 km percorridos em estrada rural). Requer agendamento com Marcelo Tokarski, pelo telefone: (47) 99996.2358.
Rota do Salto d'Água Verde: a localidade do Salto d'Água Verde dispõe de estabelecimentos estruturados para receber turistas, além de agendamento de eventos. Dentre as propriedades destacamos:
Sítio Esmeralda
Oferece almoço em datas agendadas, tendo como prato principal o tradicional churrasco de ovelha.
Sítio Recanto Feliz
Oferece turismo rural pedagógico, com visitação guiada ao espaço que tem dezenas de aves exóticas e outros animais. Em datas comemorativas, o sítio oferece espaços ambientados para visitação.
Além dos animais, a estrutura do local conta com salões para agendamento de eventos, quiosque, espaço para picnic e parquinho infantil. A entrada custa R$ 10,00 por pessoa e o atendimento acontece aos sábados e domingos, das 14 às 18 horas, sendo possível o agendamento de grupos para outros períodos.
Sítio das Flores
Espaço que trabalha com a comercialização de mudas e plantas em seu próprio viveiro e realiza, frequentemente, feiras com artesãos locais.
Complexo Turístico e Cultural de Marcílio Dias
Antiga estação ferroviária do Distrito de Marcílio Dias foi restaurada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e entregue para gestão do município.
O complexo é composto por três prédios: o restaurante (cuja cessão está em fase de licitação), um centro cultural (que abrigará cursos e atividades culturais) e o museu, que oferece exposições de artistas locais.
Fundação Municipal de Cultura
O prédio ocupado atualmente pela Fundação de Cultura já foi utilizado como Prefeitura e teve episódios marcantes em sua história. Hoje, além da administração da Fundação, o edifício dispõe de um museu histórico com rico acervo da história local, biblioteca pública e museu de artes, com exposições mensais de artistas locais.
Três Barras
É um dos principais municípios da Região do Contestado, Três Barras é conhecida pela diversidade étnica, cultural e turística. A riqueza de seu Patrimônio Histórico e Cultural faz da cidade uma referência para pesquisadores, cineastas e historiadores de todo o País.
Destaques turísticos de Três Barras:
Rota Caminho das Araucárias
Passeio realizado mediante agendamento de grupos pela zona rural de Três Barras. Durante a visitação é possível conhecer a Floresta Nacional, Unidade de Conservação Federal de uso sustentável, com centenas de espécies vegetais, servindo de espaço para pesquisa de fauna e flora.
O passeio inclui entrada no Sítio Santa Maria (que tem cultivo de árvores frutíferas, com lindas paisagens dependendo da época do ano), Pousada Romélia (almoço em uma casa antiga de madeira, onde é possível passear de trator ou carroça), Sítio das Araucárias (criação de ovelhas) e Casa da Vó Quina (café da tarde em meio a natureza).
Museu do Patrimônio Histórico de Três Barras
Funciona na antiga estação ferroviária e dispõe de mais de 340 peças, que ajudam a contar a história da cidade, através de fotos, jornais, documentos e outros objetos.
No museu é possível conhecer um pouco sobre a Railway Southern Brazil Lumber and Colonization Company, empresa cuja instalação causou revolta do povo sertanejo, que foi expulso de suas terras em benefício da empresa, desencadeando a Guerra do Contestado, entre 1912 e 1916.
Irineópolis
Irineópolis carrega as memórias de colonizadores e momentos importantes, que ajudaram a construir a história da região Sul do País. Teve seu início em um pequeno povoado, em meados de 1885, quando ainda pertencia ao Paraná.
Destaques turísticos de Irineópolis:
Estância Hidromineral Águas de Valões
Situada no centro do município, o local é uma ótima opção para quem busca tranqüilidade e descanso em meio a natureza. A estrutura oferece bangalôs privativos, academia ao ar livre, piscina e trilhas.
Colaboração: Polyanna Orlonski Fuck, técnica de atividades Sesc Ler Canoinhas..
Edição: Diretoria de Comunicação e Marketing Sesc-SC.
+ Destinos Regionais Turismo Social Sesc-SC
+ Turismo Social Sesc
O Programa de Turismo Social do Sesc promove passeios e excursões com saída das Unidades do Sesc em Santa Catarina para destinos diversos. Os pacotes são completos e perfeitos para o público que não quer se preocupar com as providências necessárias para a elaboração de um roteiro turístico, apenas desfrutar da viagem e fazer novas amizades.
A iniciativa elabora e promove atividades turísticas, com foco na democratização, que conjugam lazer, coletividade, cultura, educação e saúde, valorizando os aspectos naturais e culturais de cada região. O programa vai além das visitas convencionais aos pontos turísticos, promovendo em todas as suas programações o enriquecimento cultural, educacional, histórico e a integração dos grupos.
Os pacotes de viagem do Sesc-SC podem ser adquiridos de forma online, pelo site viagens.sesc-sc.com.br, que além de agilizar o processo de compra com segurança, ainda possibilita o parcelamento em até 10 vezes, dependendo do valor.
Além disso, o Sesc possui três meios de hospedagem no Estado: o Hotel Sesc Cacupé, de frente para o mar de Florianópolis, Pousada Rural Sesc Lages, na Serra catarinense e o Hotel Sesc Blumenau, na mais alemã das cidades brasileiras. As reservas podem ser feitas diretamente pelo site de cada hotel ou na área de Relacionamentos com Clientes da Unidade Sesc mais próxima, e pelo telefone: (48) 3251.4848.
O Turismo Social do Sesc-SC está em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
O Sesc-SC é uma Instituição comprometida com o alcance das metas globais da Agenda 2030. A Instituição é signatária do Movimentos Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Santa Catarina desde 2009, assumindo compromissos com a incorporação e disseminação dos 17 ODS.
Destacamos ao longo das matérias publicadas aqui no Blog Sesc-SC as nossas práticas. Essas ações são identificadas com os ícones dos ODS com os quais estão alinhados. No caso do Turismo Social do Sesc-SC é o número oito (Trabalho Decente e Crescimento Econômico).
Leia mais
Destinos Regionais SC: Conheça o Caminho dos Príncipes, no Planalto Norte catarinense.