Confira os destaques do novo roteiro do Turismo Social
O Sesc-SC desenvolve e promove o Turismo Social permitindo o exercício da cidadania, a democratização do acesso à atividade turística e a inclusão por meio de ações, atividades e projetos. O público pode conferir os mais variados roteiros, com programações que atente a todos os perfis.
Entre as opções está o roteiro que contempla as cidades paranaenses Ponta Grossa, Carambeí e Witmarsunm. Na edição realizada em maio, os turistas conferiam as belezas naturais e mergulharam na cultura alemã e holandesa, oriundas dos imigrantes da região.
Fermina Cassemira, cliente Sesc, integrou o grupo de vigem e recomenda: “Foi uma viagem excelente, com pessoas felizes, guias muito dedicadas. Aprendi muito! Obrigada, Sesc, por mais esta oportunidade. Fomos ao encontro de mais um fragmento da história de nosso país, surpreendente. Amei!”. Confira os destaques do roteiro:
Carambeí
Localizada no sul do Paraná e distante 260k de Joinville (SC), Carambeí encanta por sua diversidade cultural e beleza natural. A Cidade foi colonizada, por tropeiros, alemãs e holandês, toda essa diversidade trouxe novas tecnologias, um ar europeu, muito trabalho no campo e comida farta. A cidade conta com O Parque Histórico de Carambeí, um museu a céu aberto dedicado ao resgate e à preservação da memória e do legado da imigração holandesa. Com área de 100 metros quadrados, subdivide-se em cinco alas: Casa da Memória: ponto central do lugar, que guarda o acervo histórico da cidade.
A Vila Histórica: conjunto arquitetônico que abriga réplicas de casas, de uma escola e de uma estação de trem do tempo da colônia. A terceira ala recebe o nome de Parque das Águas: um museu ambiental que retrata a tecnologia hidráulica holandesa, tem casas típicas e um lago artificial.
Ponta Grossa
Ponta Grossa é uma cidade grande, mas que encanta com suas belezas naturais, a visitação ao Parque Estadual Vila Velha foi empolgante e fez a imaginação correr solta no grupo. O local é considerado um sítio geológico com formações rochosas e esculturas naturais. A sua formação arenítica sofreu ação do vento e das chuvas durante o tempo e ganhou formas como de um camelo, cogumelos e tartarugas entre tantas outras, como a famosa taça. Uma natureza que arrebatou a todos.
Outro ponto que foi destaque para o grupo, foi o Buraco do Padre. O Parque de Natureza Buraco do Padre é uma propriedade privada inserida dentro de uma Unidade de Conservação de Proteção Integral. É um dos mais impressionantes monumentos naturais do mundo: uma cachoeira com cerca de 30 metros de altura que deságua em um anfiteatro rochoso (furna) e forma um pequeno lago de fundo arenoso. O acesso ao interior da furna é um diferencial do parque, uma trilha fácil e bem-sinalizada, de apenas 880m, com passarelas de madeira que garantem o acesso dos visitantes de todas as idades e capacidades motoras.
Além disso, é possível observar o Buraco do Padre pelos mirantes, no alto da Trilha do Favo, e conhecer o Poço Encantado e a Toca do Morcego.
O nome Buraco do Padre tem origem no tropeirismo (séx. XVIII), época em que os Padres Jesuítas frequentavam o local em busca de paz e refúgio para os seus atos de religiosidade e assim é conhecido até hoje.
Dentre as experiências adicionais, a Fenda da Freira é o destaque: paredões esverdeados esculpidos pela ação do tempo encantam aos que lá se aventuram.
Witmarsunm
Para fechar com chave de ouro, a excursão visitou o pequeno distrito de Witmarsunm, município paranaense com o mesmo nome da cidade catarinense. Com aproximadamente três mil moradores, o lugar oferece encantos naturais, além de bons restaurantes, cafés, e bares, além de ser um produtor de queijo de qualidade inigualável, com várias premiações e com muita história, de lutas, união e tradição. A colônia se mantém e viva e cada vez mais os jovens querem permanecer com sua história e vida aos modos antigos, sem esquecer, é claro, do presente, por isso o turismo vem forte e com ótimas opções para todos.
Ficou curioso para conhecer o roteiro? O Sesc SC tem programado uma nova edição da vigem no segundo semestre! Entre em contato com a unidade mais próxima do Sesc. Saiba mais.
Turismo Social Sesc Jaraguá do Sul: (47) 3275.7841 ou (47) 9 9117.1988.
+ Turismo Social Sesc
O Programa de Turismo Social do Sesc promove passeios e excursões com saída das Unidades do Sesc em Santa Catarina para destinos diversos. Os pacotes são completos e perfeitos para o público que não quer se preocupar com as providências necessárias para a elaboração de um roteiro turístico, apenas desfrutar da viagem e fazer novas amizades. A iniciativa elabora e promove atividades turísticas, com foco na democratização, que conjugam lazer, coletividade, cultura, educação e saúde, valorizando os aspectos naturais e culturais de cada região. O programa vai além das visitas convencionais aos pontos turísticos, promovendo em todas as suas programações o enriquecimento cultural, educacional, histórico e a integração dos grupos.
Os pacotes de viagem do Sesc-SC podem ser adquiridos de forma online, pelo site viagens.sesc-sc.com.br, que além de agilizar o processo de compra com segurança, ainda possibilita o parcelamento em até 10 vezes, dependendo do valor.
Além disso, o Sesc possui três meios de hospedagem no Estado: o Hotel Sesc Cacupé, de frente para o mar de Florianópolis, Pousada Rural Sesc Lages, na Serra catarinense e o Hotel Sesc Blumenau, na mais alemã das cidades brasileiras. As reservas podem ser feitas diretamente pelo site de cada hotel ou na área de Relacionamentos com Clientes da Unidade Sesc mais próxima, e pelo telefone: (48) 3251.4848.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
O Sesc-SC é uma Instituição comprometida com o alcance das metas globais da Agenda 2030. A Instituição é signatária do Movimentos Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Santa Catarina desde 2009, assumindo compromissos com a incorporação e disseminação dos 17 ODS.
Destacamos ao longo das matérias publicadas aqui no Blog Sesc-SC as nossas práticas. Essas ações são identificadas com os ícones dos ODS com os quais estão alinhados. No caso do Turismo Social do Sesc-SC é o número oito (Trabalho Decente e Crescimento Econômico).
0 Comentários