Turismo Social leva grupos do Sesc Comunidade para passeios inclusivos

Só no mês de abril, foram oito roteiros do projeto "Passeios Plurais" oferecidos na programação da Semana Mundial do Lazer


12/05/2023 - Atualizado em 15/05/2023 - 881 visualizações

Projeto do Sesc promove Turismo Acessível e Inclusivo, colocando em prática o direito ao lazer, garantido pela própria Constituição Federal.

O Turismo Social do Sesc Santa Catarina, promoveu oito passeios dentro do Projeto Passeios Plurais, só  no mês de abril. 

O objetivo é tornar a atividade turística acessível a todos, promovendo a inclusão de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida nas atividades de turismo social e ainda de grupos que estejam em vulnerabilidade social.

Mais de 200 pessoas foram impactadas pela ação, realizada em conjunto com a área de Assistência do Sesc. Os passeios de abril foram realizados em parceria com as Unidades do Sesc Comunidade de todo o estado. 

O Sesc Comunidade é um projeto que estimula o protagonismo social e o desenvolvimento das comunidades onde está inserido que recebem a uma quadra poliesportiva, com sala e espaço de convivência e uma variada programação, contribuindo para o exercício da cidadania, da solidariedade, da inclusão e da interação social da população no entorno. 

Os passeios fizeram parte da programação do Dia do Lazer 2023, que tinha como tema "Lazer para transformação Social". Eles foram realizados em Palhoça e Palmitos no dia 15/04, em Cocal do Sul e Forquilhinhas no dia 22/04; em Joinville, no dia 25/04; em Penha, no dia 27/04; em Biguaçu, no dia 29/04 e em São José, no dia 30/04.   

Em contato com a natureza, os turistas que partiram de Palmitos puderam desfrutar da tranquilidade do Sítio agroecológico Estações, em Iporã do Oeste


Ao realizar a atividade tínhamos como objetivo atingir um determinado público e no decorrer dos passeios na interação com passageiros nos deparamos com uma diversidade de necessidades, de mobilidade, a cognitiva, de aceitação e a até crenças limitantes e mesmo assim se propuseram enfrentar e quebrar barreiras e destinaram um dia para seu lazer, para passear, conhecer lugares, fazer descobertas ou simplesmente de usufruir da vida!" 

Tatiane Dandolini Silvano, turismóloga técnica das unidades Palhoça e Estreito. 

Inclusão e acesso ao Turismo

Criado para promover a inclusão de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida nas atividades de turismo social, o Projeto Passeios Plurais levou os turistas do estado a diversos locais que fazem parte da nossa cultura e história. Muitas vezes não conhecemos as belezas que estão aqui mesmo, pertinho da gente.

O grupo de Palhoça, São José e Biguaçu passeou por Florianópolis visita guiada ao centro histórico da cidade e ao Museu de Florianópolis. A turma que saiu de Joinville e Penha  teve como destino a Agrícola da Ilha, na própria cidade.

Já os moradores de Forquilhinha e Cocal do Sul foram conhecer a vizinha Timbé do Sul. Por último, o grupo de Palmitos conheceu o Sítio Estações, em Iporã do Oeste.

A quadra de Penha convidou os alunos da APAE local para participarem da programação, propiciando uma experiência sensorial em contato com a natureza.

Ao longo de todo ano o Sesc promove passeios inclusivos dentro do projeto, democratizando o acesso ao lazer e permitindo que pessoas com algum tipo de limitação física possam, também, ter mais qualidade de vida.



O grupo de Biguaçu em visita à Catedral Metropolitana no centro histórico de Florianópolis

Alunos da Apae de Penha tiveram uma experiência sensorial em contato com a natureza

O passeio em Florianópolis terminou com lanche e a bela vista da Ponte Hercílio Luz

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .