Projeto do Sesc promove Turismo Acessível e Inclusivo, colocando em prática o direito ao lazer, garantido pela própria Constituição Federal.
O Turismo Social do Sesc Santa Catarina, promoveu oito passeios dentro do Projeto Passeios Plurais, só no mês de abril.
O objetivo é tornar a atividade turística acessível a todos, promovendo a inclusão de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida nas atividades de turismo social e ainda de grupos que estejam em vulnerabilidade social.
Mais de 200 pessoas foram impactadas pela ação, realizada em conjunto com a área de Assistência do Sesc. Os passeios de abril foram realizados em parceria com as Unidades do Sesc Comunidade de todo o estado.
O Sesc Comunidade é um projeto que estimula o protagonismo social e o desenvolvimento das comunidades onde está inserido que recebem a uma quadra poliesportiva, com sala e espaço de convivência e uma variada programação, contribuindo para o exercício da cidadania, da solidariedade, da inclusão e da interação social da população no entorno.
Os passeios fizeram parte da programação do Dia do Lazer 2023, que tinha como tema "Lazer para transformação Social". Eles foram realizados em Palhoça e Palmitos no dia 15/04, em Cocal do Sul e Forquilhinhas no dia 22/04; em Joinville, no dia 25/04; em Penha, no dia 27/04; em Biguaçu, no dia 29/04 e em São José, no dia 30/04.
Em contato com a natureza, os turistas que partiram de Palmitos puderam desfrutar da tranquilidade do Sítio agroecológico Estações, em Iporã do Oeste
Ao realizar a atividade tínhamos como objetivo atingir um determinado público e no decorrer dos passeios na interação com passageiros nos deparamos com uma diversidade de necessidades, de mobilidade, a cognitiva, de aceitação e a até crenças limitantes e mesmo assim se propuseram enfrentar e quebrar barreiras e destinaram um dia para seu lazer, para passear, conhecer lugares, fazer descobertas ou simplesmente de usufruir da vida!"
Tatiane Dandolini Silvano, turismóloga técnica das unidades Palhoça e Estreito.
Inclusão e acesso ao Turismo
Criado para promover a inclusão de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida nas atividades de turismo social, o Projeto Passeios Plurais levou os turistas do estado a diversos locais que fazem parte da nossa cultura e história. Muitas vezes não conhecemos as belezas que estão aqui mesmo, pertinho da gente.
O grupo de Palhoça, São José e Biguaçu passeou por Florianópolis visita guiada ao centro histórico da cidade e ao Museu de Florianópolis. A turma que saiu de Joinville e Penha teve como destino a Agrícola da Ilha, na própria cidade.
Já os moradores de Forquilhinha e Cocal do Sul foram conhecer a vizinha Timbé do Sul. Por último, o grupo de Palmitos conheceu o Sítio Estações, em Iporã do Oeste.
A quadra de Penha convidou os alunos da APAE local para participarem da programação, propiciando uma experiência sensorial em contato com a natureza.
Ao longo de todo ano o Sesc promove passeios inclusivos dentro do projeto, democratizando o acesso ao lazer e permitindo que pessoas com algum tipo de limitação física possam, também, ter mais qualidade de vida.
O grupo de Biguaçu em visita à Catedral Metropolitana no centro histórico de Florianópolis
Alunos da Apae de Penha tiveram uma experiência sensorial em contato com a natureza
O passeio em Florianópolis terminou com lanche e a bela vista da Ponte Hercílio Luz
0 Comentários