Videotalks: Os roteiros de turismo de lazer e entretenimento do Sesc-SC


09/12/2022 - Atualizado em 10/05/2023 - 1060 visualizações

Vídeo

Neste novo episódio do videoltak do Observatório do Turismo Santa Catarina,  a gerente de Lazer do Sesc-SC, Giseli Mara Schena, destaca a atuação da Instituição na área de Lazer e Turismo Social. Ela conta como esse segmento vem se comportando na pós-pandemia, as perspectivas de crescimento e como o Sesc trabalha a oferta e demanda por roteiros especializados em Santa Catarina.

Assista ao vídeo no YouTube.

Clique aqui para mais informações sobre os hotéis Sesc-SC e viagens.

O que motiva o turista a escolher determinado destino, roteiro ou atração turística para visitar?

O turismo envolve diversas motivações de viagens. Há aqueles que viajam em busca de descanso, de viver novas experiências, de conhecer outras culturas, em busca de cura ou saúde, de fazer negócios, mas na maioria das vezes o lazer, o entretenimento, a diversão, a recreação e a busca pelo prazer são o principal eixo motivador das viagens e roteiros turísticos.

No turismo de lazer os indivíduos ampliam seus contatos sociais, usam o tempo livre com novas experiências e alargam seus horizontes com vivências prazerosas.

Após a pandemia observou-se o crescimento do turismo regional em Santa Catariana e um desenvolvimento acelerado de destinos e regiões turísticas. As pessoas estão ávidas por viagens e após tanto tempo confinados em casa e privados de conhecer novos lugares, boa parte dos consumidores quer descobrir a sua própria região, seu próprio território e circular pelo seu estado.

A maior parte dos participantes da Pesquisa de Percepção realizada em 2021 pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), respondeu que a principal motivação de viagem dos turistas que visitam o estado de Santa Catarina é o lazer. Destaca-se a busca de empreendimentos turísticos de entretenimento, com atividades relacionadas à qualidade de vida, e locais destinados a propiciar divertimento, dotados de equipamentos e serviços indispensáveis à atividade turística.

No estado, o Programa de Lazer do Sesc SC tem foco em três áreas: o desenvolvimento físico esportivo, a recreação e o turismo social, que oferecem atividades que promovem o bem-estar e a qualidade de vida. Uma das principais premissas do Programa de Lazer do Sesc SC é democratizar o acesso ao lazer.

No Turismo Social o Sesc-SC oferece passeios, excursões e hospedagens a preços acessíveis, para destinos diversos, que aliam o lazer ao enriquecimento cultural, educacional, histórico e a integração dos grupos. O Sesc promove diversos roteiros regionais e nacionais, que valorizam os aspectos culturais, históricos, manifestações populares, festividades e produtores locais.

A gerente de Lazer do Sesc-SC, Giseli Mara Schena, afirma que o turismo regional está crescendo na vertente do lazer, e na pós-pandemia as pessoas se sentiram mais seguras em viagens curtas, no próprio estado. Esta é uma tendência nacional e em Santa Catarina isto foi percebido na prática pelo aumento da demanda, conforme apontamento do Sesc SC. A instituição sempre promoveu roteiros regionais e houve uma crescente busca por passeios e excursões locais. Giseli afirma ainda que o turismo regional consiste em dialogar com as comunidades e vivenciar uma verdadeira imersão cultural, com passeios locais, culinária típica e também sobre a ótica de atrativos oferecidos pelo morador local.

O Sesc é pioneiro e protagonista na realização do turismo social, e desde 1948, é referência no tema para pesquisadores e outras instituições a nível mundial. Sendo membro da Organização Internacional do Turismo Social.

O turismo social é um grande aliado do desenvolvimento do setor, pela sua vertente educativa e transformadora. As experiências de lazer integradas as práticas sustentáveis, contribuem para a adesão de hábitos saudáveis e a continuidade de iniciativas que contribuem com o desenvolvimento econômico, social e ambiental.

Os números mostram que a procura e poder de atratividade dos destinos que promovem o turismo de lazer regional é grande, e tem enorme potencial de crescimento e desenvolvimento da economia local. A ênfase deve ser na valorização da cultura local, mantendo a autenticidade dos destinos turísticos, melhoria dos produtos e serviços turísticos ofertados aos turistas, melhoria da qualidade de vida e serviços prestados à população local.

Fonte: blog.observasctur.com.br

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .