Para marcar a Semana do Livro e da Biblioteca e o Dia Nacional do Livro (29.10), a equipe da Rede de Bibliotecas do Sesc-SC selecionou oito títulos nacionais que dialogam com o lema da Agenda 2030: “Transformar o nosso mundo, não deixar ninguém para trás!”. As obras estão disponíves no acervo da Instituição para empréstimo, em 28 Unidades.
As obras indicadas trazem em suas narrativas, reflexões sobre os temas alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), como erradicação da probreza, redução das desigualdades, igualdade de gênero, entre outros. Desta forma, reforçamos a contribuição do acesso à leitura na formação de cidadão mais conscientes e com potencial de transformação de suas comunidades. Além disso, estimulamos o uso dos serviços e acervos deste equipamento cultural tão importante para o Sesc e acessível a todos.
Antes de apresentar as indicações literárias vamos relembrar que a Agenda 2030 é um compromisso assinado por 193 países, entre eles o Brasil, e aprovado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2015. A agenda inclui 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que direcionam ações de luta contra a pobreza e promoção de um modelo de desenvolvimento verdadeiramente sustentável e global.
Conheça mais sobre as 17 ODS neste link: http://www.agenda2030.org.br/ods/17/
E como as bibliotecas e o acesso à leitura podem contribuir no cumprimento da Agenda 2030?
As bibliotecas são espaços de compartilhamento de bens culturais, de fomento a criação e fruição, em especial da leitura. Para isso, devem se constituir como locais onde os sujeitos tenham acesso a informação segura, qualificada e com diversidade para que possam aprender continuamente, interagir com outras pessoas e experimentar uma variedade de ações e serviços realizados. Os espaços devem oferecer acesso gratuito, horários diferenciados e dinamizar o acervo com objetivo de contribuir na formação de cidadão mais conscientes e com potencial de transformação de suas comunidades.
Uma das formas mais práticas de realizar isso é pela seleção cuidadosa do acervo, para tanto segue dicas de livros que dialogam com os objetivos da Agenda 2030:
Livro: "Aquilo que não se vê", de Clóvis Levi
Indicação da assistente de Biblioteca do Sesc Araranguá, Camila de Jesus Souza.
ODS 1, 3 e 4: Erradicação da pobreza, Saúde e Bem-estar e Educação de qualidade.
Sinopse: O livro relata a realidade da falta de estrutura nas áreas da saúde, educação de uma cidade do nordeste com um índice de pobreza nessas áreas, criando de uma forma irônica o futuro de quatro personagens que é contado de várias formas e deixa em aberto para refletirmos sobre as mudanças que poderíamos fazer para mudar este cenário.
Livro: "Castanha do Pará", de Gidalti Junior
Indicação da assistente de Biblioteca do Sesc Estreito (Florianópolis), Neusa Aparecida Kull.
ODS 1, 8, 10 e 16: Erradicação da pobreza, Trabalho decente e crescimento econômico, Redução das desigualdades, Paz, justiça e instituições eficazes.
Sinopse: O livro em quadrinhos, reconta em forma de fábula, uma situação cada vez mais comum nos dias de hoje: um menino que mora sob céu aberto no mercado público em Belém do Pará e sobrevive dos furtos e das migalhas de atenção que sobram do mundo ao seu redor.
Livro: "Histórias da Natureza", de Maurício Graipel
Indicação da assistente de Biblioteca do Sesc Palhoça, Luiza Medeiros e Silva.
ODS 13, 14 e 15: Ação contra a mudança global do clima, Vida na água, Vida terrestre.
Sinopse: O livro apresenta a questão da preservação ambiental de forma lúdica, voltada para o público infanto-juvenil, em quatro histórias onde os personagens principais são os animais da floresta, como fábulas que ensinam sobre a importância da preservação da natureza e do equilíbrio biológico.
Livro: "Eles", de Vagner Amaro
Indicação do analista de Cultura do Departamento Regional, José Augusto da Silva Neto.
ODS 5 e 10: Igualdade de Gênero e Redução de Desigualdades.
Sinopse: Este livro publicado em 2019, debate as temáticas em torno das relações de raça e gênero, num cenário de desigualdades sociais no qual a discussão sobre o papel do homem na sociedade precisa ser repensada em prol da igualdade de gênero, assim como o lugar em que o homem negro está inserido, em um país em que o racismo é estrutural este, acaba passando por vivências violentas desde a infância até a fase adulta. Desde a escolha de uma profissão até o exercício de liberdade de sua sexualidade.
Livro: "Torto Arado", de Itamar Vieira Junior
Indicação da técnica de Cultura do Sesc Blumenau, Desiree Leslie Silveira
ODS 1, 2, 3 e 10: Erradicação da pobreza, Fome zero e agricultura sustentável, Saúde e bem-estar, e Redução de desigualdades.
Sinopse: Este livro, publicado em 2019, discute um Brasil marcado por desigualdade no qual a trama entre duas irmãs que moram na Bahia percorre o fazer diário de uma família que produz variados tipos de alimento, sendo que os donos da propriedade não moram no local e apenas aproveitam os lucros que os alimentos produzem. Um importante debate sobre alimentação, agricultura sustentável e desigualdade social.
Livro: "Quarto de Despejo", de Carolina Maria de Jesus
Indicação do técnico de Cultura do Sesc São João Batista, Marcos Araújo de Oliveira.
ODS 1, 2, 3, 4, 5, 6, 8, 10, 11 e 16: Erradicação da pobreza, Fome zero e agricultura sustentável, Saúde e bem-estar, Educação de qualidade, Igualdade de gênero, Água potável e saneamento, Trabalho descente e crescimento econômico, Redução das desigualdades, Cidades e comunidades sustentáveis, Paz justiça e instituições eficazes.
Sinopse: Através da imersão em uma realidade violenta e cruel, o livro apresenta o olhar de quem viveu a desigualdade social presente no Brasil trazendo luz a importância de debater e pensar políticas públicas para proporcionar dignidade a todos os cidadãos, visando à erradicação da fome, da pobreza e a igualdade de condições sociais.
Livro: "Morte Sul Peste Oeste", de André Timm
Indicação do assistente de Biblioteca do Sesc Chapecó, Alex Júnior Rapczynski.
ODS 1, 5, 8, 10 e 16: Erradicação da pobreza, Igualdade de Gênero, Trabalho descente e crescimento econômico, Redução das desigualdades, Paz justiça e instituições eficazes.
Sinopse: O romance apresenta um recorte sobre a chegada dos imigrantes haitianos no Oeste Catarinense. Paralelamente, conta a história de Brigite, que não se reconhece no corpo com o qual nasceu. Uma história que exalta os deslocados, que expõe o desconforto de não se sentir pertencente a um lugar, uma língua, um corpo.
Livro: "Ideias para adiar o fim do mundo", de Ailton Krenak
Indicação da técnica de Biblioteca do Sesc Prainha, Verônica Rocha dos Santos.
ODS 2, 3, 6, 11 e 16: Fome zero e agricultura sustentável, Saúde e bem-estar, Água potável e saneamento, Cidades e comunidades sustentáveis, Paz justiça e instituições eficazes.
Sinopse: Publicado em 2020, o livro critica o afastamento da humanidade em relação à natureza e como essa separação estava na origem de vários desastres socioambientais de nossa era. Para reforçar suas ideias sobre o consumismo desenfreado, a devastação ambiental e a visão, ao ver do autor indígena, errada que a sociedade em geral tem sobre a sustentabilidade.
Sesc-SC e o ODS
O Sesc Santa Catarina é signatário do movimento ODS, e reafirma o seu compromisso em favor das comunidades atendendo milhares de leitores e leitoras anualmente em suas 28 bibliotecas, gerando transformação através do acesso à leitura e literatura.
Confira no site do Sesc-SC as Unidades Sesc que disponibilizam o serviço de Biblioteca ou acesse o catálogo on-line do acervo em: https://sesc.i10bibliotecas.com.br/.
Colaboração: Marilaine Hahn e José Augusto da Silva Neto, analistas de Cultura do Departamento Regional do Sesc Santa Catarina.
0 Comentários