BiblioSesc leva literatura e cultura para comunidades de Rio de Sul e Mafra
Na primeira programação de 2023, o BiblioSesc, que atende a comunidades de Mafra e Rio do Sul, levou o espetáculo de contação de histórias “Folclorerê", por Alex Nascimento, do Grupo Pequeninus de Canelinha/SC, com duas apresentações em cada uma das localidades em que o caminhão estaciona semanalmente.
“Folclorerê” presenteou mais de 2026 pessoas com narrativas de seres encantados da mata brasileira, contos sobre assombração, visagens, onde as personagens principais são o Boto, o Saci, a Caipora, o Curupira, a Bola de Fogo, o Cobra Norato, Maria Caninana. O Grupo Pequeninus, propõe com este espetáculo de narração de histórias enaltecer a cultura popular brasileira, os contos da oralidade do nosso povo, causos, crendices e sortilégios que correm pelo Brasil em forma de contos.
Para a Analista de Programação Social da Rede de Bibliotecas do Sesc-SC, Marilaine Hahn, “O espetáculo “Folclorerê” potencializou a atuação do BiblioSesc, considerando que as apresentações de histórias de forma oral e cênica, resgatam memórias culturais e afetivas, abrem diálogos e estimulam as crianças para a prática de leitura", destacou.
Alex Nascimento, do Grupo Pequeninus, falou como foi a experiência com o BiblioSesc “Foi uma experiência mágica levar histórias do folclore brasileiro com o personagem Folclorerê, um viajante “que viaja na poesia, na fantasia e no amor”. Senti-me completamente conectado com o caminhão, que viaja de comunidade em comunidade, em praças e escolas. Percebi que havia uma espera por parte das comunidades por essa programação.”, disse.
Alex Nascimento (Pequeninus Grupo de Arte)
Confira alguns depoimentos de quem assistiu a apresentação
O BiblioSesc é um projeto maravilhoso, queremos manter a parceria por muito tempo. Foi uma emoção presenciar os rostos dos alunos, os olhos brilhantes ao ouvir as histórias contadas pelo Alex, um verdadeiro artista!
Edolar Pavanello (Diretor de Escola)Que grande oportunidade ter a qualidade do acervo oferecido por essa Biblioteca Móvel em nossa cidade. Hoje, fui surpreendido ainda mais pela apresentação do espetáculo de Contação de Histórias oferecido pelo Sesc. Histórias populares, do nosso folclore, contados por esse artista que se utiliza da oralidade para nos trazer ainda mais cultura. Observar as reações das crianças e adultos que assistiram só reforça a importância desse projeto"
Thiago Erick Becker (artista da Cia Cobaia Cênica de Rio do Sul)
0 Comentários