O Circuito de Oralidades do projeto Arte da Palavra - Rede Sesc de Leituras inicia em Santa Catarina com muita poesia. A Instituição promove duas apresentações, em formato digital, transmitidas ao vivo pelo Facebook Arte da Palavra. Nesta primeira etapa, o público está convidado a prestigiar os espetáculos “Eu, Pessoa e os Outros Eus”, do ator gaúcho Jairo Klein, no dia 07.10 (quarta-feira), às 20h; e “Rap é poema também: ritmo, voz e resistência”, da poeta e MC mineira Laura Conceição, no dia 09.10 (sexta-feira), às 19h.
O Arte da Palavra é um dos mais importantes projetos de valorização da literatura brasileira no país. Com curadoria coletiva de especialistas de todo o Brasil, o projeto é uma iniciativa do Departamento Nacional do Sesc e atua em todas as regiões do país, estimulando a formação de leitores e a divulgação de novos autores. Além disso, valoriza obras e escritores brasileiros e as novas formas de produção e fruição literária. Com um circuito de Autores e outro de apresentações que privilegiam a Oralidade, pretende-se contemplar as diversas possibilidades das manifestações literárias. Há também o Circuito de Criação Literária, em que escritores e convidados do projeto abordam temas literários de oficinas.
Em “Eu, Pessoa e os Outros Eus”, Jairo Klein dá vida e voz à obra de Fernando Pessoa, e revela o universo real e metafísico do poeta português, e aos seus heterônimos mais conhecidos: Alberto Caeiro – seu mestre e poeta da natureza; Ricardo Reis – das Odes, clássico, pagão, existencialista radical; Álvaro de Campos – o poeta das sensações.
A apresentação tem classificação etária a partir dos 14 anos. No espetáculo é possível verificar a passagem nítida e múltipla por cada um dos heterônimos de Fernando Pessoa, em um jogo dinâmico e vibrante de um personagem vivo com texto fluente e atrativo.
O ator Jairo Klein possui 35 anos dedicados ao palco e 30 de pesquisa sobre a obra do poeta. O artista atua desde 1982, na cidade de Porto Alegre, pelo interior do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás, Brasília e Florianópolis e participou de vários projetos culturais nas áreas de teatro, dança e cinema.
“Rap é poema também: ritmo, voz e resistência”
Em “Rap é poema também: ritmo, voz e resistência”, a poeta e MC Laura Conceição versos autorais e expressivos para mostrar o mundo da poesia falada, o amor, a resistência e a luta da sociedade. A classificação é a partir de 13 anos.
Laura Conceição mora em Minas Gerais, foi vice-campeã mineira de poesia falada, classificando-se para o Campeonato Brasileiro de Slam. Em 2017 criou o projeto social “Poesia na escola”, em 2019 Laura lançou seu primeiro CD de Rap intitulado "Tempos Efêmeros", no qual aborda temas sociais e cotidianos.
Arte da Palavra Sesc
O Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras, projeto voltado para ações formativas e de fruição literária, tem o propósito de incentivar a leitura e a produção literária, e ocorre em todos os estados brasileiros. O projeto abrange diversos públicos e faixas etárias distintas, para valorizar obras e escritores brasileiros, as novas formas de produção literária e os discursos periféricos emergentes.
O projeto é composto por três tipos de circuitos:
- Autores: voltado para a valorização e divulgação de autores nas diferentes comunidades literárias;
- Oralidade: apresentações em que a oralidade é privilegiada, voltado para contadores de histórias, saraus e apresentações que mesclam poesia com outras manifestações artísticas;
- Criação Literária: oficinas literárias de diferentes temáticas, que objetiva exercitar a prática da escrita literária nas suas diferentes manifestações, mas também criar leitores com maior bagagem literária.
Saiba mais
Arte da Palavra ganha nova versão e circula com programação on-line.