Autores catarinenses inspiram o "Página Sonora", novo podcast do Sesc SC


25/11/2020 - Atualizado em 04/12/2020 - 724 visualizações

"Página Sonora" é o podcast da literatura feita em Santa Catarina, através da Rede de Bibliotecas do Sesc-SC, dedicado inteiramente a autores que aqui tecem ou teceram suas histórias, seus relatos, pensamentos, pesquisas, diálogos e trocas, nos mais variados gêneros, estilos e linguagens. A ideia é dar voz aos textos, a partir de um engajamento com a atual vocalidade e oralidade literárias, que vem ascendendo em todo país com os slams, saraus e toda prática literária das ruas, bares, bibliotecas e espaços culturais. E se houve um recuo desses encontros e experiências em função da pandemia e as consequentes normas de isolamento social, que a literatura continue pelas redes digitais, outro meio possível e potente de se exercitar a vocalidade, a escuta e instigar à fruição e ao prazer do texto.

"Ao criar um podcast literário, dedicado a escritores catarinenses, penso que o Sesc Santa Catarina está fazendo um uso inteligente do alto interesse atual por podcasts. A ferramenta tem uma presença agora muito maior do que no ano passado, por exemplo, entre potenciais leitores e estudantes ou estudiosos da literatura. Ao mesmo tempo que segue uma tendência mundial, o podcast "Página Sonora" age localmente ao tornar seus ouvintes mais informados sobre a literatura catarinense. Sou muito grata por ter sido incluída já na primeira leva de episódios e gostei muito de ouvir meu texto, da forma como foi apresentado. Também gostei de ouvir o texto dos demais autores por meio da ferramenta. Deu vontade de ouvir mais", declara a escritora e editora Katherine Funke.

Lançada no dia 21 de novembro, a primeira série do podcast apresenta alguns textos de cinco autores nascidos ou radicados em Santa Catarina lidos por assistentes de bibliotecas e técnicos de Cultura, com trilhas sonoras criadas por instrutores e alunos dos cursos de música do Sesc-SC.

Três Porcos

O primeiro "Página Sonora" gravado contemplou o livro Três Porcos, lançado em 2020, pela editora independente Caiaponte Edições, criada pelo próprio autor, o blumenauense Marcelo Labes. O romance, publicado com financiamento coletivo - como seu próximo livro, Amor de bicho, atualmente em pré-venda - conta uma história de vingança, numa narrativa fluida, que convida à leitura imediata, daqueles livros do qual não há como despregar os olhos das páginas, apesar do enredo triste, “incômodo” e tão próximo e familiar, que faz do leitor um cúmplice da violência infligida à individualidade mais íntima do narrador protagonista. 

A leitura feita desse livro no podcast "Página Sonora", como todas as que estão disponíveis e as que virão, traz apenas um pequeno trecho de Três Porcos. Uma das propostas deste projeto é apostar também na curadoria feita pelos assistentes de biblioteca e técnicos de cultura dos autores e livros, bem como dos recortes selecionados, nos mais diversos gêneros, um poema, um conto, parte de uma peça de teatro, trechos de um ensaio ou de um romance, uma crônica, enfim, o importante é ser afetado e afetar o ouvinte.

"Diz-se que é de quem escreve o domínio sobre as palavras. No entanto, ao final parece somente isso mesmo: um domínio sobre o escrever. Quem escreve precisa lidar com a condição de que o texto que escreve toma outros contornos é lido por outra pessoa. Minha experiência enquanto autor, lido por Luciana Tiscoski, vai além de ouvir aquelas palavras que um dia foram registradas tomando o ambiente com profundidade e emoção: é um exercício de alteridade constante. E é como se aquele texto já não fosse mais meu, mas de quem o lê, e volta a ser meu quando me deparo com sua leitura. 'Essas palavras são minhas ou de Luciana?', posso me perguntar, e acabo me respondendo que de nós dois", destaca Marcelo Labes, escritor e editor.

Estão ainda disponíveis para a apreciação dos ouvintes, mais quatro episódios, bem variados nos gêneros, ritmos e estilos:

Sem pressa

Da escritora e jornalista de Joinville, Katherine Funke, o trecho da crônica Aqui não tem Coca-Cola, do livro Sem pressa, de jornalismo literário, revela um instante cotidiano cheio de imagens e sensações, um tempo que convida à libertação, embalado pelos versos de Charles Baudelaire.

A Casa Antiga

O psiquiatra e escritor de Blumenau, Gregory Haertel, tem um trecho lido do romance A Casa Antiga, uma insólita história de amor em que o protagonista carrega o corpo da personagem Alice por uma cidade durante o fim de uma grande enchente, bastante curioso neste livro é se passar na mesma cidade fictícia Aguardo de seu livro anterior de mesmo nome, embora o autor declare que as histórias dos dois livros não têm continuidade

Ascensão: contos dramáticos

A ensaísta, tradutora, escritora e professora da UFSC Dirce do Amarante Waltrick, de Florianópolis, é contemplada com dois contos do livro publicado pela Editora Cultura e Barbárie Ascensão: contos dramáticos, que traz uma ambiência de melancolia e memória, além da referência, num dos trechos lidos, à escritora que este ano completa 100 anos de nascimento, Clarice Lispector

Experiências Extraordinárias

A poesia de Rodrigo Garcia Lopes, de Londrina, morador do Sul da Ilha, poeta, compositor, romancista, jornalista e tradutor de Walt Whitman, Sylvia Plath, Arthur Rimbaud, Laura Riding, entre outros, e que lançou recentemente seu último livro O enigma das ondas, com a leitura no podcast do poema Solilóquio, do livro Experiências Extraordinárias.

E as leituras não param por aí, pois a literatura catarinense também não para. São incontáveis escritores que já fazem parte de uma história muito antiga e há inúmeros também surgindo ou em plena e efervescente produção. O "Página Sonora" irá reabastecer os ouvintes de leituras a cada quinze dias, e as promessas são de qualidade e diversidade. Já estão gravados cinco novos episódios que poderão ser conferidos a partir do dia 04 de dezembro com: Maiara Knihs, Demétrio Panarotto, Patrícia Galelli, Afonso Nilson e Daiane Dordete.

Acesse os links do podcast nas principais plataformas:

Spotify

Google podcast

Anchor

Radio Public




Como surgiu "Página Sonora"

A iniciativa "Página Sonora" vem sendo construída desde novembro de 2019, quando os assistentes de biblioteca e alguns técnicos de cultura do Sesc Santa Catarina realizaram um encontro com o objetivo de debater e reinventar caminhos para a efetiva formação de leitores críticos e contumazes, com conhecimento e reconhecimento do que é a experiência da leitura. E para que essa transformação de fato aconteça, há longos caminhos a serem percorridos, começando por capacitar a equipe de assistentes de biblioteca para mediação do livro, da leitura e da literatura.

Surgiu então a necessidade de buscar compreender a maior carência e urgência dentro de um universo tão vasto. E dentre as inúmeras sugestões, possibilidades, alusões e argumentações, uma tarefa ficou clara e unânime: ler, reler, conhecer, discutir e então, dar acesso aos leitores ou ainda não leitores, à escrita produzida em Santa Catarina. Os projetos e eventos planejados para 2020 com essa finalidade e tantas outras demandas, desde revigorar a literatura voltada para o público infantil até tornar a biblioteca um espaço cada vez mais de acolhimento, fruição, informação e diversão, foram adiados com a pandemia. Mas aos poucos, com o afeto e a persistência necessários a quem trabalha com cultura em nosso país, os meios foram sendo criados e uma parte das muitas tarefas daquele encontro se concretiza no "Página Sonora".

Texto de Luciana Tiscoski, técnica de Cultura do Sesc Estreito (Florianópolis) e Palhoça, e colaboração de Marilaine Hahn, analista de Cultura do Departamento Regional do Sesc Santa Catarina.

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .