Cine-Teatro "Das Cinzas Coração" circula por seis cidades catarinenses pelo Palco Giratório


12/04/2019 - Atualizado em 15/04/2019 - 570 visualizações

O circuito nacional Palco Giratório Sesc apresenta gratuitamente o espetáculo “Das Cinzas Coração”, da companhia Quimera Criações Artísticas & Teatro Ateliê (RS), em Santa Catarina. As apresentações acontecem em São Bento do Sul (25/04), Canoinhas (26/04), Joaçaba (29/04), Videira (01/05), Xanxerê (03/05) e São Miguel do Oeste (05/05).

“Das Cinzas Coração” é uma comédia de circo-teatro sobre desigualdade de gênero, que junta o charme do cinema mudo com técnicas de palhaço. A peça utiliza gags e técnicas circenses para abordar questões contemporâneas ao contar, com graça e sensibilidade, um dia aparentemente cotidiano na vida de Aurora – jovem cheia de habilidades subestimadas, sufocada entre desejos adormecidos e sua realidade opressiva comum a tantas mulheres brasileiras.

Qual o sentido de um espetáculo de circo-teatro do século XXI usar a linguagem do cinema de cem anos atrás, para contar uma história de opressão feminina passada em 1920? Conforme a sinopse: “É que estas cenas seguem hoje na vida real, em todo canto, todas as classes sociais e orientações religiosas ou políticas. "Das Cinzas Coração" brinca que é cinema mudo em preto-e-branco, com trilha ao vivo feita por um pianista de época. Para fazer rir com Aurora, que espreme a poesia possível do seu já murcho e nada doce lar. Porque a gente acredita que não há nada mais transformador que o riso. Aristóteles já dizia disso. Só que temos de referência um filósofo contemporâneo: o genial cineasta Buster Keaton. O espetáculo conta com uma trilha ao vivo de Arthur de Faria, como a feita pelos 'pianeiros' da época”.

A peça já foi indicada ao Prêmio Açorianos de Teatro 2018 nas categorias de Melhor Espetáculo, Direção, Ator, Atriz, Cenografia, Figurino, Iluminação e Trilha sonora. O espetáculo, realizado em parceria com o Teatro Ateliê, foi contemplado pelo Prêmio Funarte Caixa Carequinha de Estímulo ao Circo 2014.

A retirada dos ingressos gratuitos acontece uma hora antes do espetáculo no local do evento. A classificação etária é livre e a agenda com os horários e locais das apresentações pode ser consultada em: https://www.sesc-sc.com.br/site/agenda/palco-giratorio-das-cinzas-coracao-com-quimera-criacoes-artisticas--teatro-atelie-rs

Sobre Quimera Criações Artísticas & Teatro Ateliê (RS)
A Quimera Criações Artísticas é uma companhia de circo-teatro, de Porto Alegre (RS), que busca inovar em espetáculos que usem técnicas de palhaço para abordar questões de nosso tempo. O Teatro Ateliê é um grupo de teatro e contação de histórias, que trabalha a cena em toda sua carpintaria.

Encontrando-se, descobriram complementariedade num foco de interesse mútuo no cinema mudo e nas possibilidades de cruzamento dessa linguagem com a do teatro. Arthur de Faria chegou com sua paixão pela música da época.

Sobre o Palco Giratório:
O Palco Giratório é o maior projeto de artes cênicas da América Latina que há 20 anos traz ações formativas e espetáculos de teatro, circo e dança para todas as idades. O projeto possui reconhecimento internacional pela qualidade dos trabalhos, pela diversidade de público e de espetáculos, e pela extensa abrangência das ações que atende a todas as regiões do Brasil. Em 2019 Santa Catarina espera em torno de 10 mil pessoas em 74 dias de programação, 63 apresentações, 4 Pensamentos Giratórios, 64 horas de oficinas além de ações expandidas e de mediação cultural. Os trabalhos apresentam a pluralidade e inovação da produção cênica brasileira no 16º Festival Palco Giratório – no mês de agosto, em Florianópolis – e nas 6 turnês por todas as regiões catarinenses – de abril a outubro. Esse ano o grande destaque são as propostas expandidas e de mediação, que ampliam as ações de formação para os diversos públicos. O público pode aguardar muitas novidades, emoções e encantamentos.

Ficha Técnica do Espetáculo:
Direção: Jéferson Rachewsky
Elenco e dramaturgia: Jéferson Rachewsky e Valquíria Cardoso
Trilha sonora: Arthur de Faria
Concepção visual e figurinos: Valquíria Cardoso
Cenografia: Alex Limberger e Valquíria Cardoso
Adereços: Diego Steffani e Valquíria Cardoso
Criação de luz: Osvaldo Perrenou
Operação de luz: Daniel Fetter
Fotografia: Adriana Marchior
Arte gráfica: Jéferson Rachewsky

CRONOGRAMA:

Canoinhas
26/04, às 19h30
Sociedade Beneficente Operária – SBO
Rua Vidal Ramos, 564 – Centro
* A retirada dos ingressos gratuitos acontece uma hora antes do espetáculo no local do evento.

Joaçaba
29/04, às 20h
Teatro Alfredo Sigwald – Joaçaba
Rua Roberto Trompowski, 63

São Bento do Sul
25/04, às 19h30
Centro Cultural Genésio Tureck
Rua Felipe Schmidt, 154 – Centro
* A retirada dos ingressos gratuitos acontece uma hora antes do espetáculo no local do evento.

Videira
01/05, às 20h
Centro de Eventos Vitória
Rua XV de Novembro, 95 – Centro
* A retirada dos ingressos gratuitos acontece uma hora antes do espetáculo no local do evento.

Xanxerê
03/05, às 20h
Auditório Costa e Silva
Avenida Brasil, 472
* A retirada dos ingressos gratuitos acontece uma hora antes do espetáculo no local do evento.

São Miguel do Oeste
05/05, às 19h30
Sesc São Miguel do Oeste
Rua Almirante Tamandaré, 969 – Centro
* A retirada dos ingressos gratuitos acontece uma hora antes do espetáculo no local do evento.




0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .