Encerra no domingo (04/11) o primeiro prazo para as inscrições para circuitos culturais através da plataforma IdCult.Sesc


30/10/2018 - Atualizado em 30/10/2018 - 356 visualizações

O Sesc Santa Catarina encerra neste domingo (04/11) o prazo de inscrição para projetos de artistas e arte-educadores residentes em Santa Catarina, e contadores de histórias de todo o país que desejam fazer parte dos projetos 2019: Baú de Histórias (literatura), Mostra EmCenaCatarina (Artes Cênicas), Circuito Sesc de Música (Música) e Rede Sesc de Galerias (Artes Visuais).

É importante lembrar que aqueles artistas que se cadastraram em 2017 precisam reencaminhar suas propostas. A plataforma permanecerá aberta até 31/12 para cadastros, no entanto aquelas propostas enviadas após 04/11 não farão parte da curadoria dos projetos acima citados.

Para participar, os proponentes deverão acessar a Plataforma IdCult.Sesc (http://cultura.sc/sesc/), ler o regulamento e cadastrar sua proposta. Não há limites de inscrições por pessoa. O material recebido tem por finalidade compor um banco de propostas culturais – que ficará à disposição do Sesc Santa Catarina para construção da sua programação de 2019.

O resultado dos artistas e arte-educadores selecionados para o projeto “Rede Sesc de Galerias” será divulgado no dia 16 de novembro de 2018, e para os demais circuitos estaduais de 2019, serão divulgados em 14 de dezembro de 2018.

Para as demais propostas que não se encaixam nos circuitos estaduais e as que não forem selecionadas para os circuitos, a instituição reforça que todas comporão o “Banco de Propostas Culturais do Programa de Cultura do Sesc/SC” para consulta da equipe de cultura no processo de composição da programação da instituição ao longo de 2019, sendo as propostas selecionadas conforme demanda de cada cidade. Em caso de interesse em alguma das propostas, o Sesc/SC entrará em contato diretamente com o proponente, não havendo nenhuma data de divulgação de selecionados.

A plataforma IdCult é um sistema desenvolvido pela empresa Trismegisto, que reúne em um mapa virtual informações sobre artistas, equipamentos culturais, eventos, regulamentos públicos. A plataforma integra automaticamente os dados para o Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC) do Ministério da Cultura, contribuindo para as pesquisas e indicadores do setor.

O Sesc/SC licenciou esta plataforma em resposta às necessidades, tanto de artistas quanto dos colaboradores de Cultura do Sesc/SC, para recebimento de projetos culturais e cadastramento de agentes culturais, pois torna o processo mais acessível e ágil, contribuindo para o desenvolvimento do setor cultural e também para o meio ambiente, pois reduziu consideravelmente a quantidade de papeis, plásticos e DVDs que eram utilizados anteriormente.

“No cadastramento de 2017 o Sesc/SC recebeu cerca de 3 mil propostas culturais de todo país das mais variadas linguagens. Só de Santa Catarina foram em torno de 1.000 propostas. Esses dados demonstram o grande volume da produção cultural e artística do nosso país. A pluralidade dos trabalhos apresentados mostra a riqueza e a sensibilidade do povo brasileiro em suas diferentes manifestações artísticas. O Sesc tem como desafio montar programações que abarquem essa pluralidade e valorizem nossa produção”, declara a Gerente de Cultura Maria Teresa Piccoli.




0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .