Um espetáculo para a infância
A Rede de Teatros Sesc apresenta o espetáculo “CaÊ”, da Karma Coletivo de Artes Cênicas, de Itajaí. A programação acontece de 3 a 12 de julho, nas cidades de Chapecó, Concórdia, Lages, Florianópolis, Jaraguá do Sul, Joinville e Itajaí. Clique aqui para conferir a agenda completa.
Esse é o primeiro trabalho do grupo dedicado à infância, um trabalho livremente inspirado na obra do artista visual Mauro Caelum, pai do ator Mauro Filho. Junto do diretor convidado Max Reinert, a Karma Coletivo de Artes Cênicas criou uma dramaturgia que, em vez de reafirmar a obra de Caelum, a expande e cria a partir dela novos
significados que apontam a obra de Mauro para novas e diversas direções.
Conforme a sinopse, "CaÊ" segue a vida na velocidade de sua bicicleta. De lugar em lugar, de caminho em caminho, vai plantando e colhendo sonhos por onde passa. Mas, para quem está na estrada, cada encontro pode ser uma surpresa. Cada parada pode ser uma chance para encontrar algo novo. E cada noite é uma porta de entrada para outros mundos ainda mais surpreendentes".
Pesquisa
A pesquisa do espetáculo partiu inicialmente dos conceitos de construção e desconstrução, da condição mutável e cíclica da vida.
Mauro Filho, intérprete de “CaÊ”, diz que a pesquisa inicial tomou outra forma e acabou se conectando com as obras do artista visual, especialmente depois de seu falecimento.
“Pouco tempo depois do início das pesquisas, meu pai, Mauro Caelum, resolveu se aventurar por mundos mais distantes. Perdi a figura paterna e o amigo para todas as horas, mas ganhei um mestre”, aponta.
Fotos: Sarah Uriarte
O tema inicial da peça se concretizou através das anotações, rascunhos e do material artístico de Mauro Caelum, que no espetáculo se traduz no menino CaÊ, que com sua bicicleta constrói um caminho de descobertas e surpresas, plantando sonhos por onde passa.
Mauro Filho usa as expressões “viver por viver é pouco, é oco” e “sonhar pode”, frases marcantes do artista, como direcionamento de seu processo criativo e relembra a conexão das crianças com as obras do pai.
“O seu trabalho sempre teve uma conexão muito grande com as crianças, ainda hoje recebo mensagens de professoras que trabalham em suas aulas a obra dele, as crianças ficam encantadas”. “CaÊ” é resultado de projeto contemplado na Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Itajaí, com renúncia fiscal da Safrio.
Sobre Mauro Caelum:
Artista visual nascido em Tijucas, mas que viveu em Itajaí desde criança. Além das artes visuais, Mauro escrevia poemas e livros, entre eles “Caelum: filosofia, arte e meio ambiente”. Considerava o trabalho que fazia como arte da transformação e usava materiais comumente descartados como matéria-prima para as peças.
Popularizou a frase “Sonhar Pode”, intervenção artística que se espalhou pelas ruas de Itajaí. Os poemas de Caelum inspiraram outros artistas, como a banda Chico Preto e a Dita Cuja, que transformaram os escritos em letras de músicas. “Meus traços são veias que bombeiam um coração reciclado” foi a última exposição do artista, onde retratou os dias em que esteve em coma no ano de 2012.
Sobre Karma Coletivo de Artes Cênicas:
A Karma Coletivo de Artes Cênicas formada pelos artistas Mauro Filho, Leandro Cardoso e Lídia Abreu estabelece
relações nas intersecções das linguagens da dança, teatro e performance. A pesquisa coletiva tem foco em conceitos
como dramaturgia expandida, fisicalidade e presença.
Seus trabalhos buscam dialogar com o tempo presente, através de
procedimentos cênicos, ações de formação e encontros. o coletivo tem residência em Itajaí, estado de Santa Catarina
desde 2013. Atualmente mantêm em seu repertório os trabalhos CaÊ (2018), Dentre (2021) e Proibido Acesso (2021).
+ Informações
Duração: 40 min.
Classificação: Livre.
Ficha Técnica
Atuação e criação: Mauro Filho
Dramaturgia e encenação: Max Reinert
Figurino: Denise da Luz
Desenho nos figurinos e adereços: Kim Coimbra
Costuras: Lélia Machado
Adereços: Karma Coletivo e Max Reinert
Operação técnica: Leandro Cardoso e Pietra Garcia
Ambientação sonora: Hedra Rockenbach
Animações: Leandro Maman
Programação visual e fotografia: Des Produção: Karma Coletivo de Artes Cênicas
Serviço: Espetáculo “Caê”
Agenda
03/07: Chapecó, às 19h30, no Teatro do Sesc
04/07: Concórdia, às 19h30, no Teatro do Sesc
06/07: Lages, às 19h30, no Teatro do Sesc
08/07: Florianópolis, às 15h, no Teatro do Sesc da Prainha
09/07: Joinville, às 16h, na Estação Cidadania e Cultura - CEU Aventureiro
10/ 07: Jaraguá do Sul, às 18h, no Teatro do Sesc
12/07: Itajaí, às 15h, no Teatro do Sesc
Mais informações acesse o link.
0 Comentários