Férias no Museu de Florianópolis: diversão e aprendizado para toda a família


Escutar a Notícia

18/07/2025 - Atualizado em 18/07/2025

Férias de julho é no Museu de Florianópolis Sesc! 

As férias de julho chegaram e o Museu de Florianópolis preparou uma programação especial. “As Férias no Museu” é um convite para toda a família brincar e descobrir floripa por meio de atividades de 28/07 a 02/08. As ações são gratuitas e para participar, basta acessar a recepção do Museu e retirar a identificação.

Serão atividades culturais para todos os públicos como sessão de curtas infantis, exposições temáticas, percurso guiado, oficinas, entre outras ações. “Pensamos em uma programação que contemplasse diversas temáticas, de jeito lúdico, com muita diversão e aprendizado. Nossas atividades são projetadas para envolver toda a família, proporcionando momentos de cooperação e interação entre as crianças e os seus responsáveis”, explicou a técnica de atividades do Museu, Anna Julia Serafim.

Visitação Gratuita 

Outro destaque das "Férias no Museu" será o  final de semana com visitação gratuita. Além da programação de férias de julho, os visitantes poderão conhecer toda a estrutura do Museu sem pagar nada nos dias 26 e 27 de julho. É mais uma oportunidade para o público ter uma experiência única, visitar as salas e a exposição temporária “Jornada Cartográfica”.  

Programação completa aqui 

Programação abaixo 

23/07 | Vivência “Lamaq e a Tarrafa do saber: ensinando e aprendendo sobre mamíferos marinhos e seus amigos”
A exposição conta com parte do acervo biológico do Laboratório de Mamíferos aquáticos (Lamaq) da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), além de uma ambientalização ao fundo do mar, te deixando ainda mais perto das baleias e golfinhos. Está iniciativa de educação Ambiental, vem no intuito de propagar a sensibilização/necessidade de conservação dos Oceanos.

24/07 | Apresentação “Ispia Só” por Circo da Goiaba
Ispia Só! Dona Olondina benzedeira contando causos da Ilha! Ihhhh, mas que gargalhada estridente é essa? É a bruxa que vem voando! E será que o Boi de mamão vai chegar? Resgatando histórias e personagens da cultura popular açoriana, esta Contação de Histórias celebra com leveza e diversão o folclore popular da Ilha da Magia.

25/07 |  Sessão de curtas infantis: O Fim do Recreio (Vinicius Mazzon e Nélio Spréa, 2012; Nana & Nilo e o Tempo de Brincar (Sandro Lopes, 2016); Teo, o menino azul (Hygor Amorim, 2022); Sobre amizade e bicicletas (Julia Vidal, 2022).
O fim do recreio: No Congresso Nacional, um projeto de lei pretende acabar com o recreio escolar. Ao mesmo tempo, em uma escola municipal de Curitiba, um grupo de crianças pode mudar toda essa história.
Sobre amizade e bicicletas: Thiago nunca pensou em participar da corrida de bicicletas, devido à sua condição física. Tudo muda quando ele conhece Cecília, uma corajosa menina com deficiência visual. Juntos eles vão aprender a andar de bicicleta e o significado da amizade.
Nana & Nilo e o Tempo de Brincar: Nana, Nilo, Gino e Mulemba voltam no tempo para o Quilombo dos Palmares para investigar porque todas as crianças do presente não querem mais brincar.  Em Palmares recebem a ajuda da sábia árvore Baobá, além de Zembi e Dandara para conseguir os cinco elementos que podem restabelecer o tempo de brincar. 
Teo, o menino azul: Teo é um menino inconformado com os problemas do mundo e com o egoísmo da humanidade. Após um sonho, ele tem uma ideia fantástica de como resolver esses desafios e trazer a paz ao mundo. 

25/07 | 15h Apresentação Lava, lavadeira, na pedra da cachoeira 
Sinopse: O livro Lava, lavadeira, na pedra da cachoeira narra, de forma sensível e poética, a rotina de mulheres lavadeiras que lavam roupas nas pedras da cachoeira, entre cantos, sabão de cinza e sabedoria ancestral. A história acompanha o olhar curioso de uma criança que observa e aprende com essas mulheres. Ao longo das páginas, a obra valoriza a força do trabalho coletivo, a conexão com a natureza e a tradição passada de geração em geração. As lavadeiras, além de lavarem roupas, compartilham histórias, risadas e saberes, transformando o ato de lavar em um verdadeiro ritual de resistência, cuidado e memória.

26/07 - Visitação Gratuita  – Evento Viva a Cidade (CDL)   

26/07 - Percurso guiado “Conhecendo o centro da cidade com o Vô Zeca!” 
Iremos fazer um passeio guiado "Conhecendo o centro com o Vô Zeca" partindo do Museu em direção a Catedral, logo em seguida em frente ou nos jardins do Museu Cruz e Souza e finalizando ao redor da figueira da praça XV.
Duração aproximada de 1 hora. 

26/07 Oficina “Brincando com as mãos: oficina de jogos étnicos adaptados a pessoas com deficiência visual” - Visitação Gratuita 
Sinopse: A oficina “Brincando com as mãos” promove a difusão de jogos étnicos, valorizando os aspectos culturais que os envolvem, e também o acesso às pessoas cegas e com baixa visão, bem como reflexões sobre o tema da acessibilidade e da inclusão no mundo dos jogos.  Venha participar e conhecer jogos de matriz africana e indígena e celebrar sua importância cultural. Vamos aprender e nos divertir juntos!

27/07 | PERCURSOS: O Último Voo de um Menino! Por Poeira Grupo de Teatro - Visitação Gratuita 
A peça teatral conta a história de um menino. Menino sem nome da Silva, filho da sua mãe sem nome da silva e do seu pai... seu pai? Parece que ele só é filho da sua mãe mesmo... Esse menino tem um segredo: uma pipa mágica, que o leva para conhecer os morros de Florianópolis! Porém, quando precisa ir caminhando até o morro da sua avó, se depara com situações que o fazem refletir sobre o seu lugar nessa cidade. "PERCURSOS" é uma celebração à periferia da cidade de Florianópolis!        

28/07 | Oficina “Brincando de Zine” por Pati Peccin
Sinopse: Uma oficina para criar um zine artesanal reunindo imagens, memórias e histórias sobre a cidade. Entre colagens e descobertas, cada página se transforma em um convite para imaginar novas narrativas e registrar lembranças de forma criativa.

31/07 | 15h Espetáculo: Cantigas de Boi por Cia. Pense com Arte
Sinopse: "Cantigas de Boi" conta a história da chegada de Pai Francisco e Catirina nas terras do fazendeiro Tião, dono do Boi Mimoso. Mas Mimoso morreu! E agora, para ajudar a reviver esse boi virão personagens de todo canto do Brasil. Um espetáculo que resgata músicas de diversos folguedos brasileiros com a estrutura cênica do teatro de mamulengo.
 

01/08 15h | Oficina Varinhas Mágicas da Ilha 
Sinopse: A "Oficina de Varinhas Mágicas da Ilha" é uma atividade que convida crianças e adultos a criarem suas próprias varinhas mágicas personalizadas, utilizando elementos encontrados na natureza de Florianópolis.
 

02/08 11h | Oficina “Mapa do coração: uma oficina de arte sobre os lugares que moram dentro de nós” por Jennifer Nascimento Pereira
Sinopse: O objetivo da oficina é proporcionar uma experiência de criação de mapas afetivos, usando colagens, palavras escritas e desenhos, inspirados nas memórias e nas relações que cada criança estabelece entre espaços e afetos no seu cotidiano.

Sobre o Museu

O Museu de Florianópolis, administrado pelo Sesc-SC por meio de parceria com a Prefeitura Municipal, tem um conceito inovador e preserva a memória da capital catarinense, ao mesmo tempo que olha para o tempo presente e abre um diálogo para o futuro. Ele está localizado na Praça XV, 214.

Está aberto ao público segunda, quartas e sextas das 9h às 19h, nos finais de semana das 10h às 16h. Às terças, o Museu está fechado.

Compre seu ingresso do Museu aqui

Sobre o Sesc-SC 

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.

O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".

Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.

Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .