Confira as ações do Sesc-SC no Junho Violeta


Escutar a Notícia

18/07/2025 - Atualizado em 18/07/2025

Atividades do Junho Violeta no Sesc-SC 

Ao longo do último mês, as unidades do Sesc-SC promoveram diversas atividades com os participantes do Trabalho Social com Grupos em alusão ao Junho Violeta. A campanha teve como foco a conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa e contou com a participação de 1.233 pessoas.

As ações tiveram como objetivo alertar e sensibilizar a sociedade sobre os diferentes tipos de violência praticados contra pessoas idosas — como identificá-los, suas consequências, bem como formas de prevenção e denúncia. A campanha reforçou a importância do compromisso coletivo com o cuidado, o respeito e a promoção da dignidade na velhice, fortalecendo redes de apoio e incentivando a construção de relações mais seguras e acolhedoras.

As atividades realizadas pelas unidades contaram com o apoio e a parceria de diversas instituições, como os Conselhos Municipais da Pessoa Idosa, as Polícias Militar e Civil, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), prefeituras, universidades, profissionais autônomos e outras entidades locais. Essa articulação contribuiu para o fortalecimento de uma rede de proteção e mobilização comunitária, ampliando o alcance e o impacto das iniciativas voltadas à valorização e à defesa dos direitos da pessoa idosa no estado de Santa Catarina.

No Sesc Ingleses, a programação contou com a participação da Dra. Thais Tonini, da Comissão do Direito da Pessoa Idosa da OAB/SC, que ministrou uma palestra sobre violência patrimonial e financeira. A mesma temática foi abordada no Sesc Prainha, com a realização da palestra “Fraude no INSS e a violência financeira contra a pessoa idosa”.

O Sesc Mafra promoveu a roda de conversa “Minha História, Meu Valor”, um espaço acolhedor para o compartilhamento de histórias de vida, com o objetivo de reconhecer as trajetórias individuais e promover reflexões sobre o respeito e a dignidade no processo de envelhecimento. Outra atividade de destaque foi a palestra com a Rede Catarina de Proteção à Mulher, da Polícia Militar, que abordou os diferentes tipos de violência contra a pessoa idosa, além de apresentar formas de prevenção e orientações sobre direitos e mecanismos de proteção.

Em parceria com a Superintendência Regional de Polícia Científica de Joinville, o Sesc Joinville promoveu uma roda de conversa sobre golpes virtuais, com o objetivo de alertar e orientar o público sobre os principais tipos de fraudes digitais, apresentando estratégias de prevenção e proteção no ambiente online. A equipe do Sesc São José também abordou essa temática com a palestra “Fraudes na Internet: como se prevenir desses golpes?”.

O Sesc Estreito promoveu um quiz interativo sobre etarismo, trazendo mitos, realidades, impactos e curiosidades relacionadas aos estereótipos de idade. Também realizou a roda de conversa “Palavras que Machucam”, um espaço de diálogo para desconstruir coletivamente frases, expressões e comentários etaristas.

No Sesc Palhoça, foi realizada uma ação intergeracional entre crianças e idosos, com histórias, risadas e trocas de sabedoria, mostrando que cada fase da vida tem seu brilho e valor. Na sequência, houve uma apresentação teatral do Grupo Em Cena, do Sesc Estreito, com histórias que atravessam gerações, misturando arte, emoção e reflexões, e ampliando a consciência coletiva sobre o envelhecimento e o respeito às diferentes trajetórias de vida.

A equipe e os clientes do Sesc Caçador participaram da Conferência Intermunicipal dos Direitos da Pessoa Idosa, com o tema “Envelhecimentos Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”. Já nos grupos do Sesc Lages, as ações foram voltadas à compreensão dos tipos de violência — física, psicológica, financeira, negligência ou abandono — e à valorização das vivências dos participantes. Uma das atividades desenvolvidas foi a dinâmica “Minha História Vale Ouro”, em que cada pessoa idosa escreveu anonimamente um conselho que gostaria de deixar para as gerações mais jovens. Os bilhetes foram depositados em uma “Caixinha de Sabedoria”, disponível para que qualquer pessoa pudesse retirar uma mensagem ao acaso. Mais do que uma atividade simbólica, a proposta fortaleceu a autoestima dos participantes e reforçou o valor da longevidade.

Foi muito esclarecedor. Nos colocando com muita sabedoria o respeito pelos nossos direitos. É perfil do SESC: qualidade de vida e ótimos colaboradores na sua grade de trabalhos oferecidos. 

por Gilda Tietbohl da Silva, do Sesc Araranguá

A vivência das temáticas do Junho Violeta feitas pelo Sesc foram válidas e pertinente ao tema. Os vários tipos diferentes de violência contra pessoa idosa. O Sesc está de parabéns por levantar estas temáticas polêmicas e atuais!  

por Jader Trivisan , do Sesc Estreito 

Sobre o Sesc-SC 

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.

O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".

Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.

Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.

Junho Violeta no Sesc-SC

Junho Violeta no Sesc-SC

Junho Violeta no Sesc-SC

Junho Violeta no Sesc-SC

Junho Violeta no Sesc-SC

Junho Violeta no Sesc-SC

Junho Violeta no Sesc-SC

Junho Violeta no Sesc-SC

Junho Violeta no Sesc-SC

Junho Violeta no Sesc-SC

Junho Violeta no Sesc-SC

Junho Violeta no Sesc-SC

Junho Violeta no Sesc-SC

Junho Violeta no Sesc-SC

Junho Violeta no Sesc-SC

Junho Violeta no Sesc-SC

Junho Violeta no Sesc-SC

Junho Violeta no Sesc-SC

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .