Saberes tradicionais
Com o tema "Oralidades e Saberes da Cultura Popular", a segunda edição do Colóquio Sesc Arte Educação convida artistas, educadores e entusiastas a refletirem sobre o potencial artístico da palavra falada e das narrativas orais. O curso ocorrerá de forma on-line e gratuita, nos dias 15 e 16 de outubro, das 14h às 17h, em uma realização dos Departamentos Regionais do Sesc PR, SC e RS, com apoio do Departamento Nacional do Sesc.
Será uma grande oportunidade de explorar os saberes tradicionais e as memórias de populações que, ao longo das gerações, compartilharam seus conhecimentos.
No contexto da cultura brasileira e no Sul do país, as oralidades manifestam-se de formas diversas e desempenham papéis cruciais na estrutura social. Elas são fundamentais para a formação e desenvolvimento humano, funcionando como expressões ricas da cultura e identidade regional.
O conteúdo desta edição busca conhecer e ouvir as histórias narradas por grupos sociais que têm sido historicamente invisibilizados, promovendo diálogos com pesquisadores e produtores locais de cultura. A programação incluirá apresentações artísticas e partilhas de práticas, com o objetivo de fortalecer o contato da comunidade com as diversas culturas por meio do trabalho de artistas, educadores, filósofos e mestres de tradição.
Participação e Certificação
A programação é voltada para educadores, professores, artistas, arte-educadores, educadores sociais e mestres(as) das tradições culturais populares. Ao longo de 10 horas de atividade, os participantes ampliarão seu conhecimento sobre modos de vida e interações sociais, especialmente na Região Sul do Brasil.
Os interessados poderão se inscrever gratuitamente e, ao final do colóquio, receberão um certificado de participação, desde que atinjam 75% de frequência. Esta é uma chance de se engajar em um espaço colaborativo que celebra o diálogo de saberes e a formação cultural da região.
Programação
15/10/2024
14h – Abertura poética.
14h10 – Boas-vindas institucionais.
14h25 – Contação de causos, com Associação Cultural Matakiterani (SC).
14h35 às 16h – Debate: “O lugar das oralidades”, com Nina Fola (RS), Gilson Máximo e Adilson Freitas (SC) e Cadu Cinelli (PR).
16h05 às 16h25 – Perguntas e interação com o público.
16h30 às 17h – Fechamento: Contação de histórias, com Cadu Cinelli (PR).
16/10/2024
14h – Abertura: Poéticas urbanas das oralidades, com Sara Motta (SC).
14h às 15h40 – Palavra-viva – Literatura como recurso de salvaguardar a oralidade pelo afeto, com diálogos com unidades Sesc no Sul – José Neto (SC), Vitória Tritton (RS) e Juliana Baum (PR).
15h45 – Perguntas do público.
16h às 17h – Slam: Oralidades contemporâneas, com Slam das Gurias (PR), Tiatã (RS) e Sara Motta (SC).
17h às 17h30 – Apresentação de materiais educativos produzidos pelos departamentos regionais.
Informações sobre os certificados e encerramento.
SERVIÇO
Evento online e gratuito
Inscrições: 2/9 até 15/10, pelo site even3.com.br/arteeducacao2
Certificado: a partir de 4/11
Datas do evento: 15 e 16/10 das 14h às 17h30
Dúvidas poderão ser enviadas para: seminario@sesc-rs.com.br
Sobre o Sesc-SC
O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, se destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.
O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".
Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.
0 Comentários