No curso de violão do Sesc, as aulas são desenvolvidas com conteúdos teóricos e práticos, estimulando habilidades como apreciação e percepção musical, noções de ritmo e musicalidade, percepção corporal, conhecimento do instrumento e dos signos que compõem a partitura musical, das escalas e tonalidades, improvisação de melodias, leitura musical e solfejo, práticas em grupo, performance e repertório musical.
A modalidade é desenvolvida em todo o Estado, para o público a partir de 7 anos, com conteúdos específicos para os níveis básico, intermediário e avançado. O planejamento é realizado considerando o desenvolvimento de cada aluno/grupo e os benefícios são para todas as idades. A prática, além de prazerosa, contribui com o estímulo da memória, concentração, coordenação motora, raciocínio e disciplina.
De acordo com Taymon Rodrigues Fabris, instrutor de música do Sesc Araranguá, “a música é um objeto de mudança social, bem-estar físico e mental. O aprendizado musical em todas as faixas etárias traz resultados visíveis tanto na esfera individual quanto na coletiva. Em tempos de isolamento social, o aprendizado instrumental tem sido uma válvula de escape para aqueles que buscam mudar o foco da vida cotidiana e sair do ócio causado pela pandemia”, destaca.
No momento, o Sesc oferta a atividade de violão no formato presencial e on-line. As aulas presenciais mantêm protocolos rotineiros de higienização, para assegurar o bem-estar e a saúde dos alunos e colaboradores. Já na atividade on-line o processo de aprendizagem acontece através de, pelo menos, um encontro virtual por semana, em tempo real, com o instrutor do curso. Além disso, conteúdos específicos são encaminhados de forma sistematizadas através de vídeos.
Confira o relato de experiência da aluna Edna de Almeida Placido, do Sesc Araranguá:
“O Sesc entrou na minha vida através de uma apresentação dos alunos de música do professor Taymon, logo após o término da mesma eu perguntei se quem era sênior e com artrose nas mãos poderia aprender a tocar violão, ele respondeu que não tinha nada que impedisse de aprender, seria até bom porque é um excelente exercício. Eu acho lindo o som do violão, mas nunca imaginei aprender a tocar, depois de muito pensar eu resolvi fazer a matrícula, e fazer um novo desafio, eu confesso que foram muitas dores, mas fui persistente [...], pois as articulações viviam inchadas, muitas vezes durante as aulas eu tinha que parar devido as dores, com o passar do tempo minhas mãos começaram a melhorar, já não doíam tanto, hoje dói bem menos, já consigo até fechar as mãos, tudo isso devo a minha persistência e a paciência do professor Taymon. O violão e a música é um ótimo exercício para o corpo, para a mente e articulações [...]. Hoje eu agradeço ao Sesc, pelas oportunidades oferecidas, e eu recomendo o Sesc, pois lá a gente se diverte muito [...].
E você? Já pensou em desenvolver sua musicalidade através de aulas de violão?
As inscrições para a modalidade podem ser realizadas pelo aplicativo Sesc- SC, disponível no Google Play ou Apple Store. Basta atualizar ou baixar o app, ou acessar app.sesc-sc.com.br. Outra opção é realizar a inscrição na área de Relacionamento com Clientes das Unidades do Sesc, neste espaço você pode fazer a inscrição tanto para as aulas de violão presencial, quanto para o formato on-line. Confira as Unidades do Sesc que realizam este serviço em nosso site e agende uma aula experimental. O Sesc está preparado para você!
Confira o vídeo do instrutor de música do Sesc Araranguá, Taymon Rodrigues Fabris.
Colaboração: Taymon Rodrigues Fabris (instrutor de música do Sesc Araranguá) e Eliane Aparecida Casagrande (técnica de Educação e Cultura do Sesc Araranguá).
0 Comentários