Cultura Negra
Sesc-SC realiza o "Novembro é Festa", projeto que tem o objetivo de desenvolver processos de formação, reflexão e fomentar a discussão sobre questões étnico raciais em Santa Catarina. A partir de um calendário com atividades por todo estado e ao longo do mês, o Novembro é Festa propõe diálogo interdisciplinar por meio da Arte, Cultura e Educação e junto à comunidade.
A programação contempla aulas de danças africanas, oficina de capoeira, oficina de Slam, batalha de rimas, entre outras atividades abertas ao público e com entrada gratuita.
Confira a programação da sua cidade.
Mês da Consciência Negra
Há no Brasil um histórico de invisibilidade e desigualdade social notável. Segundo Silva (2007), apesar da consolidação do processo de abolição da escravatura em 1888, nunca houve a devida superação dos processos que negros e negras foram relegados durante 388 anos escravidão. Segundo o IBGE, 54% da população brasileira é negra. O Estado de Santa Catarina, segundo o TJSC é o recordista em casos de injúria racial, tendo em média 7,8 registros diariamente.
Com base nestas considerações, este projeto caracteriza-se por buscar informar e valorizar saberes e tradições afro-brasileiras em Santa Catarina, a partir da Programação de Educação e Cultura do Sesc. Para José Teixeira Coelho (1944-2022), “A cultura amplia a esfera de presença do ser no mundo” e, partindo desta perspectiva, o projeto “Novembro é Festa” se propõem a dialogar e contribuir para a transformação, por meio da celebração e da presença de artistas e profissionais das narrativas e expressões artísticas dos povos afro-brasileiros.
A arte e a educação contribuem para o processo de sensibilização, a partir do momento em que nos oferece um olhar sensível, tanto para fatos históricos, como para realidades que as vezes não circulam no nosso dia a dia, neste sentido, a arte contribui para o entendimento de vivências e nos dias atuais, é importante que nosso papel cidadão se faça presente na prática de leitura e de frequentar bibliotecas.
Temos uma história que nos permite aprender e entender que a luta é uma constante, mas que ela pode resultar em leveza, aspirações, alegria, força, coragem, acolhimento, conquistas, arte e cultura.
A programação artística no campo da cultura será experimentada em todas as Unidades Operacionais Sesc em Santa Catarina.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
MOREIRA, Adilson. Racismo recreativo. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 2019. 232p. (Feminismos Plurais / coordenação de Djamila Ribeiro).
SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e. Aprender, ensinar e relações étnico raciais no Brasil. Educação. Porto Alegre/RS, n. 3 (63), p. 489-506
Colaboração: José Augusto da Silva Neto, Analista de Programação Social de Cultura do Sesc-SC.
Sobre o Sesc-SC
O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.
O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".
Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.
0 Comentários