Circuito Autores reuniu 2000 pessoas em SC
O projeto nacional Arte da Palavra iniciou o Circuito Autores em Santa Catarina, no último mês. Foram debates e conversas realizadas dentro nas Bibliotecas do Sesc-SC, em 16 cidades catarinenses e que reuniram mais 2000 pessoas.
Nesta edição, além das mesas de debates nas Unidades do Sesc, em cada cidade os autores visitaram escolas, para apresentar aos alunos suas obras e discutir aspectos inerentes à fruição literária, fomentando o gosto pela leitura e escrita.
O Arte da Palavra valoriza a pluralidade e o intercâmbio de artistas que estimulam e movimentam a arte literária em cada cidade que recebe o projeto. Para a autora Jéssica Balbino poder tratar assuntos do cotidiano foi enriquecedor. “Poder conversar com estudantes sobre gordofobia, racismo e outros temas que estão no dia a dia foi muito importante e, por mais que sejam temas espinhosos, foi enriquecedor, profundo e divertido”, destacou.
Ela ainda ressaltou o papel do Sesc em cidades menores. “O Sesc leva e promove cultura em diferentes espaços, independentemente do tamanho da população. Se não fosse o Circuito Autores, não teria a oportunidade de falar para alunos de nono ano em São Miguel D'Oeste, conhecer a comunidade de caboclas de Concórdia ou uma turma de estudantes de moda de Araranguá”, falou.
Um dos assuntos tratados nesta edição foi literatura negra. A autora Odailta Alves comentou que a experiência foi grandiosa. “A cada encontro, a emoção aumentava com as trocas de abraços, depoimentos e afetos. Ainda mais por eu produzir literatura negra e debater em um estado majoritariamente branco. Foram dias de muita emoção, troca de aprendizado, desconstruções para todas(os) nós”, destacou.
A próxima edição do Arte da Palavra será em julho, e terá como tema a criação literária. Serão oficinas literárias de diferentes temáticas, com o objetivo de exercitar a prática da escrita literária nas suas diferentes manifestações.
Arte da Palavra Sesc
O Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras, projeto voltado para ações formativas e de fruição literária, tem o propósito de incentivar a leitura e a produção literária, e ocorre em todos os estados brasileiros. O projeto abrange diversos públicos e faixas etárias distintas, para valorizar obras e escritores brasileiros, as novas formas de produção literária e os discursos periféricos emergentes.
O projeto é composto por três tipos de circuitos:
- Autores: voltado para a valorização e divulgação de autores nas diferentes comunidades literárias;
- Oralidade: apresentações em que a oralidade é privilegiada, voltado para contadores de histórias, saraus e apresentações que mesclam poesia com outras manifestações artísticas;
- Criação Literária: oficinas literárias de diferentes temáticas, que objetiva exercitar a prática da escrita literária nas suas diferentes manifestações.
0 Comentários