Como parte das atividades de encerramento dos cursos de Cultura do Sesc Concórdia, foram realizadas as Mostras Anuais de Dança e Música, no Teatro Maria Luiza de Mattos. Cerca de 300 alunos se apresentaram, protagonizando o desenvolvimento das coreografias, músicas e cenários que compuseram as mostras, marcadas por muita vibração e arte.
Na terça-feira, 04 de dezembro, os alunos de música apresentaram um repertório variado, incluindo músicas populares brasileiras e a música autoral “Bullying não é brincadeira”. Essa canção foi construída com letras propostas pelos alunos e arranjos musicais elaborados pelo instrutor Alexandre Santos de Lima.
O “Bullying”, problema que tem afetado em muito as relações entre crianças e adolescentes, em especial nas escolas e redes sociais, foi o tema escolhido. Também, os alunos gravaram um vídeoclip com essa música, nos espaços da Unidade do Sesc. No hall de entrada foram expostos desenhos criados pelos alunos do curso de artes, da instrutora Viviam Mello, com essa mesma ótica dos efeitos desta forma de violência.
Na quinta-feira, 06 de dezembro, foi a vez do curso de Dança com as turmas de jazz e dança contemporânea, com alunos de 10 a 18 anos. O espetáculo apresentado foi “Quando os olhos se fecham”, com coreografias que enalteceram a poética ligada aos sonhos e ao sono de cada dia. A pesquisa baseou-se na relação do ser humano com seu cotidiano, da lógica do acúmulo e consumo, questionando qual é o lugar do sono e dos sonhos de cada dia.
No domingo, encerrando as mostras, as alunas de ballet e jazz infantil se apresentaram no palco do Teatro Maria Luiza de Mattos, com o espetáculo “O Mundo na Ponta dos Pés”. Com essas turmas, todas infantis, a pesquisa para as coreografias e figurinos foi voltada para a representatividade e cultura de países como: Brasil, México, Alemanha, Índia e entre outros, trazendo para o palco elementos marcantes de cada país. As coreografias de todas as turmas foram desenvolvidas pelas instrutoras Nayara Schimmelpfennig, Mariana Neuhauser e Brenda Lima.
Agradecimentos Especiais: Fundação Municipal de Cultura, Figurinos Marlene e Lavane Bald, decoração Fábrica de Festas, LS Fotografias, Gomes Fotografias e Marcos Terras.
Contribuição: Damara Savoldi, técnica de Cultura do Sesc Concórdia.
"Bullying Não é Brincadeira"
Muita
tristeza eu senti após a noite cair
Queria dar
um soco pra não ficar louco
Querem me
magoar, todo dia a me zoar
Cheios de
ofensa, parece doença
Tento me
encaixar mas não acho lugar
Pare agora,
isso é ruim pra você e para mim
Quem pratica
esquece, mas quem sofre, não
Então se
isola na escuridão
Eu também já
fiz, mas me arrependi
Pedi
desculpas e não mais repeti
Me sentia um
sucesso, que era esperto
Mas dentro
de mim não era bem assim
Agredir
alguém não é a solução
Falei com
minha família, minha melhor amiga
Da raiva que
sentia, que me engolia
Agora uma
luz mora em meu coração
Bullying não é brincadeira!
Se está vendo, se está perto
Não, não fique quieto!
Bullying não é brincadeira!
Criança não foi feita
Pra sentir tristeza
Sem meus amigos não
sabia como continuar
Essa vida sem rumo eu
queria mudar
Mas todos criam
motivos para humilhar
Eu já não tinha mais
força para chorar
Eu já superei e quero
mostrar ao mundo
Que o amor e a
amizade podem superar tudo
E mandar a tristeza para
um poço profundo
Eu nada falei mas hoje
não fico calado
Porque eu já cansei
de ser humilhado
0 Comentários