Você já escutou o podcast “Página Sonora” da Rede de Bibliotecas Sesc-SC?
Já são 95 episódios disponíveis, que destacam desde produções literárias mais antigas e contemporâneas, realizadas por autores catarinenses ou radicados no Estado. Tem poesia, crônica, conto, trechos de romances, novelas e textos de teatro, o que garante ao público ouvinte uma programação com dinamismo e diversidade.
A cada mês são lançados 5 novos episódios, com leituras de trechos dos livros. A narração é realizada por colaboradores de Cultura do Sesc-SC e convidados de outras áreas, com trilhas sonoras criadas por instrutores e alunos dos cursos de música da Instituição. Os programas de novembro já estão no ar no Spotify, Google podcast, Anchor e YouTube e apresentam trabalhos recentes de cinco escritores contemporâneos.
Neste mês, o o Página Sonora destaca poemas e trechos dos livros "De silêncios e demoras", de Cristiano Sales (Editora Arte e Letra, 2020); "Carimbos", de Samantha Bubglione (Editora Ipê Amarelo, 2021); "Palavr’alada", de André Pinheiro (Editora Ipê Amarelo, 2021); "Contos e lendas do cáucaso!", de Sérgio Bello (Editora Butecanis, 2019); e "Explorações Cardiomitológicas", de Isadora Krieger (Editora da Casa, 2019).
A relevância do projeto foi reconhecida pela ADVB SC que concedeu o Prêmio Empresa Cidadã 2021 na categoria desenvolvimento cultural pela difusão da literatura catarinense. Através de leituras de fragmentos dos textos de autores catarinenses ou radicados no Estado, o projeto tem o objetivo de despertar o interesse na leitura integral dos livros.
Cristiano de Sales
O episódio 91 apresenta dois poemas do livro "De silêncios e demoras", de Cristiano Sales, lançado em 2020 pela Editora Arte e Letra.
Relato do autor: "Da vontade de se demorar um pouco mais na percepção do mundo ao redor surgiram os poemas de 'De silêncios e demoras'. Gesto quieto, feito por quem tenta escrever fotografias. Não com o apurado domínio da máquina, antes, com a ampliação enviesada de um olhar que pretende mais ver do que explicar. Poesia que suspende a pressa da resposta. Foi o que desejei ao escrever esse livro, fruto de diferentes paisagens que elidem a ecologia humana".
Cristiano de Sales nasceu em Florianópolis em 1980, é professor de literatura na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, em Curitiba, onde vive desde 2015. Escreve sobre livros para o jornal Rascunho. Publicou “De silêncios e demoras” (Arte e Letra, 2020) e “Urgências que não são” (Urutau, 2021), ambos de poesia
.
Samantha Bubglione
O episódio 92 traz um conto do livro "Carimbos", de Samantha Bubglione, lançado em 2021, pela Editora Ipê Amarelo.
Relato da autora: "Carimbos nasceu com uma pergunta. Um dia conversando sobre todas as coisas que eu já tinha feito ao longo da vida, e algumas bem diferentes das outras, me dei conta que parecia ter vivido muitas vidas, mas não saberia dizer se alguma delas tinha realmente sido a minha. Diante dessa sensação de ter vivido mais a vida de outras pessoas comecei a escrever Carimbos. Acredito que Carimbos me pariu. Foi a ponte para encarnar na vida desejada. E talvez, por ter vivido tantas vidas, o livro traz uma variedade de contos na sua forma e estilo, o realismo fantástico, o real da maternidade e paternidade solitárias, o romantismo de um primeiro beijo com café. Agradeço muito ao Anderson Bernardes, editor da Ipe Amarelo, pela parceria e cuidado neste processo".
Samantha Buglione é escritora, psicanalista em percurso, filósofa e doutora em ciencias humanas. Autora dos livros “o amor e suas vontades” (2018), “Carimbos” (2020), e “O caracol sem teto” (2021).
André Pinheiro
O livro "Palavr’alada", de André Pinheiro, lançado em 2021 pela editora Ipê Amarelo, pauta o episódio 93, com apresentação de três poemas.
Relato do autor: “Palavr’alada é o meu segundo livro individual. O que procuramos expressar nesta obra é a força da palavra, que a partir da elaboração poética adquire infinitas possibilidades, que se traduzem na diversidade de temas e na liberdade dos versos. A inspiração e as referências estão na poesia moderna e contemporânea e também nas letras de música popular. Em 'Palavr’alada' estão presentes temas políticos, como a desigualdade, a desigualdade e o questionamento à ordem e aos valores da sociedade vigente, e também questões existenciais, como a morte e a espiritualidade".
André Pinheiro é poeta, jornalista e professor. Integrou o coletivo de escritores “Clap”, responsável pela publicação do caderno literário homônimo e pela promoção do evento “Sarau Benedito”, em Itajaí (2007-2009). Participou das coletâneas “De Itajahy a Itajaí: 100 anos de poesia” (1999), “Conto Poesia” (1999), “500 outonos de prosa e verso” (2000) e “Verso, prosa e outros labirintos” (2019). Realizou curadoria de textos para os livros de poemas “Poesia à beira-mar” (2014) e “Do que ainda nos sobra da guerra e outros versos pretos” (2021). É coautor do livro “Ciclotimia” (2002). publicou os livros “Num copo de blues bebo poesia” (2019) e “palavr’alada” (2021). Publica fanzines, participa de saraus e escreve poesia com letras minúsculas.
Sérgio Bello
O episódio 94 apresenta um trecho do livro "Contos e lendas do cáucaso!", de Sérgio Bello, lançado em 2019 pela Editora Butecanis.
Relato do autor: "Como contador de histórias e formador de contadores de histórias, percebi que um dos maiores desafios que todos encontramos é a formação de repertório. Encontrar 'aquela' história que nos 'toca' e nos "pede" para ser contada. Este livro é uma parte desta pesquisa, que compartilho com todos os contadores de história. Sua existência estará justificada se alguém achar 'aquela' história entre suas páginas".
Sérgio Carneiro Bello é contador de histórias desde 1995. É mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina com a dissertação “Quem conta um conto: As implicações pedagógicas da narração de histórias”. Desenvolve cursos de formação e oficinas de narração e contação de histórias em escolas, universidades e centros culturais. Participou das publicações “Por que devemos contar histórias na Escola” e “Contação de histórias: tradição, poéticas e interfaces”. As narrativas orais do seu livro “Contos e Lendas do Cáucaso”, lançado em dois mil e dezenove pela editora Butacanis, foram selecionadas e traduzidas do alemão de uma coleção de livros datada do começo do século vinte e encontrada em um sebo. Sérgio Carneiro Bello mora em Florianópolis.
Isadora Krieger
O episódio 95 destaca um poema do livro "Explorações Cardiomitológicas", de Isadora Krieger, lançado em 2019, pela Editora da Casa.
Relato da autora: "O livro foi escrito assim que voltei a morar em Santa Catarina. Eu havia decidido me afastar do mundo para dedicar-me inteiramente à escrita, à leitura e aos meus bichos. A ausência-presença de um amor misteriosamente antigo, a paisagem nostálgica de uma cidade pequena e a solidão colocaram-me num estado intenso de escrita. Nesta época, eu estava lendo “Esferas I”, do Peter Sloterdijk, obra que me impactou muito, gerou questionamentos inesperados e também foi essencial para o nascimento do livro”.
Isadora Krieger nasceu em Balneário Camboriú em 1976. É poeta e escritora. Realiza a oficina de escrita criativa “Ocultismo, Delírio e Kosmos”. Publicou cinco livros, entre eles, “o wi-fi da igreja é muito fraco” (Urutau, 2017) e “Memória da Bananeira” (Carniceria Livros, 2014). “Explorações cardiomitológicas” foi semifinalista do Prêmio Oceanos de Literatura 2019 e suplente no edital de residência artística do Sesc Santa Catarina 2018. Em 2022, lançará seu novo livro, “A tanatografia da mãe”.
Posts anteriores:
Assista ao vídeo de apresentação do projeto
0 Comentários