Literatura
O Arte da Palavra Sesc – Rede Sesc de Leituras, um dos projetos mais importantes de valorização da literatura brasileira no país, desembarcou em Araranguá, no Sul do estado, entre os dias 13 e 17 de maio. Os três circuitos literários – Criação Literária, Autores e Oralidades – integraram a programação especial, com o propósito de incentivar a produção e fruição literária, promover a formação de leitores e o intercâmbio entre artistas de diferentes regiões do Brasil.
No eixo de Criação Literária, a Unidade recebeu a artista Alicce Oliveira (MT), que ministrou a oficina “CRIATIVANDO”. O encontro foi direcionado a professores, educadores, artistas e participantes em geral, com o intuito de fornecer conhecimentos artísticos aplicáveis em salas de aula, estimulando a criatividade por meio de experiências sonoras. Durante a oficina, os 22 participantes construíram instrumentos musicais, explorando a relação entre música e contação de histórias, experimentando as possibilidades lúdicas de contar histórias e mediar leituras
No dia 16/05, pelo Circuito Autores aconteceu o debate "A Prosa do Exílio", conduzido por Caê Guimarães (ES) e Manoela Sawitzki (SP). Os autores compartilharam insights sobre seus processos criativos e os desafios enfrentados durante a publicação de seus livros. Dois debates foram realizados, contando com a participação de um público total de 195 pessoas.
Uma das participantes presentes, Hilda Maziero, compartilhou sua experiência:
“Como artista visual em processo de produção literária, foi inspirador estar presente no evento Arte da Palavra. Gostei especificamente de conhecer o ritmo de escrita do autor Caê Guimarães. Faz muita diferença a aproximação com os autores, conhecer as suas referências amplia os horizontes e conhecer seus desafios no processo criativo ajuda a compreender o meu”.
Encerrando as atividades, no dia 17, Auritha Tabajara (CE) presenteou o público com seu espetáculo de contação de histórias intitulado “Minha avó me contou e eu tenho que contar”. Por meio da oralidade, Auritha Tabajara compartilhou as narrativas ancestrais de seu povo, transmitidas por sua avó Francisca Gomes. Este projeto de contação de histórias indígenas ressaltou a importância da oralidade como gênero literário fundamental para seu povo e para além dele. Foram realizadas duas apresentações, alcançando um público total de 108 pessoas.
Bruna Martis da Silva expressou sua gratidão pela oportunidade proporcionada pelo Sesc:
"A leitura nos permite criar, conectar, imaginar e reconhecer realidades e intenções com uma riqueza incomparável. O Sesc, com seu olhar atento à arte de se expressar por meio dos livros, nos proporciona a realização de um sonho: ouvir dois autores lendo trechos de suas obras. Escutar autores com abordagens delicadas e envolventes foi uma experiência gratificante. Foi a realização de um sonho e uma noite verdadeiramente incrível!”.
Arte da Palavra - Rede Sesc de Leituras
O projeto é um circuito atuante em todas as regiões do país que estimula a formação de leitores e a divulgação de novos autores, além de valorizar obras e escritores brasileiros e as novas formas de produção e fruição literária. Com um circuito de autores e outro de apresentações que privilegiam a oralidade, pretende-se que diversas possibilidades de manifestações literárias sejam contempladas. Como ação de complemento formativo, é oferecido também um circuito voltado para a reflexão e criação literária. Em curadoria coletiva, realizada por especialistas do Sesc de todo o país, são selecionados os artistas que participam do projeto.
Sobre o Sesc-SC
O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, se destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.
O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".
Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.
0 Comentários