O dia 10 de dezembro marca os cem anos de nascimento de uma das mais representativas e celebradas escritoras da literatura brasileira, Clarice Lispector. O Sesc preparou uma programação especial que poderá ser conferida em suas mídias digitais: Instagram, Blog, Site e Facebook, de 7 a 10 de dezembro. A equipe da Rede de Bibliotecas Sesc Santa Catarina faz essa homenagem para que o público possa ouvir, ler, debater e se aproximar um pouco mais do trabalho dessa autora cujos livros recebem reedições ano a ano, traduções para mais de dez línguas, ganham adaptações para teatro e cinema, biografias, ensaios críticos, teses, dissertações, além de servirem de objeto de análise e pesquisa para centenas de estudantes e grupos de estudos das universidades de dentro e fora do Brasil. Entre os inúmeros e memoráveis livros, nos gêneros crônicas, contos e romances, estão: "Perto do coração selvagem", "A paixão segundo GH", "A hora da estrela", "Água viva", "Laços de Família" e "A via crucis do corpo".
Não bastasse escrever literatura de ficção, a ucraniana naturalizada brasileira, Clarice Lispector atuou em importantes jornais e revistas do país como ghost writer, repórter, tradutora e entrevistadora. Por recentes trabalhos biográficos, soube-se ainda que pintava quadros e escrevia catálogos de artes visuais. É conhecida também sua correspondência com João Cabral de Melo Neto, Fernando Sabino, Manuel Bandeira, Rubem Braga, Fernanda Montenegro entre outros nomes que engendram a nossa cultura. No entanto, mesmo com uma carreira e relações tão prolíficas, Clarice considerava-se tímida, o que pode ser percebido nas poucas entrevistas que concedeu. Sua fala breve e direta, pode ser conferida na interpretação da ex-aluna da Escola Sesc Itajaí, Jullia Kreusch Rodrigues, no projeto Universo Literário, desenvolvido pelo Sesc Itajaí, com a reprodução da memorável entrevista concedida em 1977 para a TV Cultura. Este recorte do vídeo está disponível aqui e será postado a partir do dia 07 de dezembro no Instagram Sesc_SC. Vale a pena conferir!
No dia 8 de dezembro, o técnico de Cultura do Sesc Ler Tijucas, Marcos Oliveira, fará uma leitura da crônica “Medo da eternidade”. A crônica faz parte do livro “Aprendendo a viver”, organizado por Pedro Karp Vasquez e publicado em 2004, pela Editora Rocco, que reúne uma série de textos em que a escritora conta detalhes e passagens marcantes de sua história, divagando sobre os temas mais variados, revelando particularidades de seu cotidiano e esmiuçando seu processo criativo. A leitura estará disponível no Instagram e Facebook do Sesc Santa Catarina.
E Clarice também escreveu literatura infantil! No cronograma de ações programadas pela Rede de Bibliotecas Sesc, os livros "Como nasceram as estrelas" e "O mistério do coelho pensante" terão trechos relembrados numa leitura com mediação das assistentes de biblioteca do Sesc Estreito (Florianópolis), Neusa Küll e Fátima Vesaro, do Sesc Concórdia, no dia 9 de dezembro, às 16h, aberta a todas as crianças a partir dos 6 anos e familiares, mediante inscrições. Clique aqui. A participação é gratuita e os inscritos serão redirecionados a uma plataforma virtual para participar da atividade.
E no dia do aniversário, 10 de dezembro, às 19h, teremos uma roda de leitura virtual do conto “O Búfalo”, do livro "Laços de família", que teve sua primeira edição em 1960. O conto ambienta, com traços de mistério e densidade psicológica típicos de Clarice, um encontro de uma mulher com alguns animais, entre estes o búfalo, num jardim zoológico. A leitura e o bate-papo sobre o texto serão mediados pelos técnicos de Cultura do Sesc Ler Tijucas, Marcos Oliveira e Luciana Tiscoski, do Sesc Estreito (Florianópolis) e Palhoça, e estarão abertos ao público via plataforma on-line, mediante inscrições. Clique aqui.
Clarice Lispector morreu em 1977, aos 56 anos, e nos deixou um legado literário e uma fortuna crítica nacional e internacional que cresce a cada ano. O Sesc traz nessa comemoração uma ínfima parte do imenso trabalho da singular escritora, uma seleção feita com cuidado e afeto, com o objetivo de contribuir com sua parcela para manter viva sua obra e instigar cada vez mais à leitura de seus livros
SERVIÇO:
07/12
Stories no Instagram do Recorte do Vídeo "Universo literário" com interpretação da Clarice pela ex-aluna da Escola Sesc Itajaí, Jullia Kreusch Rodrigues.
08/12
Vídeo no feed Instagram (5min) com leitura da crônica "Medo da eternidade", por Marcos Oliveira (Sesc Ler Tijucas).
Roda de leitura on-line (para crianças e famílias) com livros infantis "O mistério do coelho pensante" e "Como nasceram as estrelas"
Hora: 16h
Via Plataforma on-line mediante inscrições.
10/12
Roda de leitura on-line (para público adulto) com o conto / "O Búfalo” mediado por Luciana (Sesc Estreito - Florianópolis e Palhoça) e Marcos (Sesc Ler Tijucas)
Hora: 19h
Via Plataforma on-line mediante inscrições.
Texto de Luciana Tiscoski, técnica de Cultura do Sesc Estreito (Florianópolis) e Palhoça e colaboração de Marilaine Hahn, analista de Cultura do Departamento Regional do Sesc Santa Catarina.
Créditos Imagem: Colagem analógica de Luciana Tiscoski a partir de imagem de Diana Pedott.