O projeto nacional “Sesc Dramaturgias” está com inscrições gratuitas abertas para as oficinas on-line: "Oficina do Curar – O riso sagrado", "Dramaturgia para adolescentes", "Dramaturgias da memória: performance documental/documentário performativo", "O técnico/Iluminador como performer – Um pensamento sobre dramaturgia da luz em espaços remotos circunstanciais” e “Dança Contemporânea: Percepção e Empoderamento”.
Com realização das Unidades Sesc Rio do Sul, Xanxerê, Joinville, Prainha – Florianópolis, e Caçador, os encontros acontecem entre os meses de junho e julho por plataformas digitais. O objetivo é ampliar a formação e a criação na área das artes cênicas, incentivando a construção de cenas de teatro, iluminação, circo ou dança.
Confira a programação e clique nos links para realizar as inscrições.
OFICINA DO CURAR – O RISO SAGRADO
Com Paula Bittencourt (SC) – Módulo Circo
De 07 a 11 de junho, das 19h às 22h
Sobre a oficina: A figura daquele que faz rir, está em nossas terras, em nossos ancestrais, em nosso corpo e nossa alma. Esta oficina busca levar os participantes à uma compreensão vivida, experimentada no compartilhar, sobre o sentido de “cura” por meio do riso sagrado. Curar: realçar o sabor, realçar o que está bem, o que é bom. A palhaçaria coloca foco no que está bem, ela realça o sabor da pessoa, realça as coisas boas. E o que é bom? O que é belo? Muitas vezes é justamente o que tentamos esconder, o que não é aceito socialmente. E justamente nisso está a beleza de cada um, é em tudo aquilo que é muito particular de cada ser humano. A beleza da autenticidade genuína de cada ser. Nesse encontro será compartilhado jogos e brincadeiras ritualizadas pela figura do palhaço para curar/realçar/aceitar/partilhar nossos defeitos, nossos erros, nossas fragilidades.
Ministrante: Paula Bittencourt é mãe de dois, atriz, diretora, dançarina, arte-educadora e produtora, é palhaça desde 2004 e Mestra em Teatro pela Udesc. Integrou a Traço Cia. de Teatro de 2003 a 2016. Hoje possui a produtora Malagueta Produções. Estudou Palhaçaria com Mestres como Philippe Gaulier, Leris Colombaioni, Adelvane Neia, Pepe Nunez, Ivan Prado, Marianne Consentino, Patrícia Santos, Ésio Magalhães, entre outros. Ministra oficinas de Palhaçaria desde 2009. É integrante dos (A)Gentes do Riso como Palhaça em hospital desde 2001. Colaboradora dos Palhasos en Rebeldia desde 2013.
Faixa etária: a partir de 16 anos
Vagas: 20 vagas
Formato: on-line pela Plataforma Microsoft Teams
Gratuito
Realização: Sesc Rio do Sul
Link para inscrição: https://www.sesc-sc.com.br/site/agenda/sesc-dramaturgias-oficina-do-curar---o-riso-sagrado-com-paula-bittencourt-modulo-circo
DRAMATURGIA PARA ADOLESCENTES
Com Afonso Nilson (PR) – Módulo Escrita
De 14 a 18 de junho, das 19h às 22h
Sobre a oficina: A oficina é destinada para adolescentes que tenham interesse na elaboração de textos teatrais e roteiros narrativos de ficção. Aborda a criação e aprofundamento de personagens ficcionais, criação e desenlace de enredos através de exercícios de escrita criativa. Além das aulas expositivas, com exemplos em vídeos e textos, cada aluno será convidado a escrever uma cena breve com acompanhamento individual do instrutor.
Ministrante: Afonso Nilson Barbosa de Souza é dramaturgo e crítico teatral. É autor das coletâneas de textos teatrais Pequenos Monólogos para Mulheres e Seis Textos Breves para Estudantes de Teatro, além do livro Asfixia, texto teatral para cinco atores. Seus textos teatrais já foram encenados por dezenas de grupos profissionais e estudantis no Brasil e em Portugal, bem como adaptados para o cinema. Doutor em teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina – Udesc, propôs em sua tese um panorama temático da dramaturgia contemporânea brasileira das últimas duas décadas.
Faixa etária: preferencialmente de 14 a 18 anos.
Vagas: 20 vagas
Formato: on-line pela Plataforma Microsoft Teams
Gratuito
Realização: Sesc Xanxerê
Link para inscrição: https://www.sesc-sc.com.br/site/agenda/sesc-dramaturgias-oficina-dramaturgia-para-adolescentes-com-afonso-nilson-modulo-escrita
DRAMATURGIAS DA MEMÓRIA: PERFORMANCE DOCUMENTAL/DOCUMENTÁRIO PERFORMATIVO
Com Renato Turnes (SC) – Módulo Atuação
De 21 a 25 de junho, das 19h às 22h
Sobre a oficina: Oficina voltada ao aperfeiçoamento do trabalho de artistas da cena interessados em investigar procedimentos de criação a partir de documentos. É um trabalho intensivo de estudo sobre a linguagem documental nas artes da presença e no campo audiovisual, experimentando a criação de ações e dramaturgias que estabeleçam territórios criativos originais entre as duas linguagens.
Ministrante: Renato Turnes é ator e diretor de teatro e cinema, roteirista e documentarista. Diretor artístico da La Vaca Cia. de Artes Cênicas, junto à qual dirige os espetáculos Mi Muñequita (2008), Kassandra (2012), O Homem de Agrolândia (2013) e Uz (2014) e atua em Ilusões (2018). É também diretor convidado em projetos de outros grupos e artistas, com os quais tem investigado dramaturgias da memória, documentário e auto-ficção. Nesse campo dirigiu Emoções Baratas ou Eu te amo Glória Pires (Cia Experimentus), Eu faço uma dança que a minha mãe odeia, Parte da Paisagem e ECO (Karin Serafin), Dona Bilica – Naquele tempo (Pé de Vento Teatro), Cartografia do Assédio (Karma Cia de Teatro) e Rinha (Grupo Risco de Teatro). Nos últimos anos, seu trabalho se concentra nas relações entre documentário e performance, com especial interesse na memória da comunidade LGBTI+, em trabalhos como Não Representadas (espetáculo), Homens Pink (filme documentário e performance) e O Amigo do Meu Tio (filme documentário). Recebeu em 2011 a Medalha do Mérito Cultural Francisco Dias Velho, concedida pela câmara de vereadores de Florianópolis. Em 2012 recebeu o Prêmio Waldir Brazil, concedido pela Academia de Letras e Artes de Santa Catarina, como destaque do ano em teatro. Em 2015 foi o artista homenageado na 22º edição do Festival Isnard Azevedo – Floripa Teatro, recebendo o Troféu Isnard Azevedo.
Faixa etária: a partir de 16 anos
Vagas: 20 vagas
Formato: on-line pela Plataforma Microsoft Teams
Gratuito
Realização: Sesc Joinville
Link para inscrição: https://www.sesc-sc.com.br/site/agenda/sesc-dramaturgias-oficina-dramaturgias-da-memoria-performance-documental-documentario-performativo-com-renato-turnes-modulo-atuacao
O TÉCNICO/ILUMINADOR COMO PERFORMER. UM PENSAMENTO SOBRE DRAMATURGIA DA LUZ EM ESPAÇOS REMOTOS CIRCUNSTANCIAIS
Com Hedra Rockenbach (SC) – Módulo Luz
De 05 a 09 de julho, das 19h às 22h
Sobre a oficina: A oficina propõe pensar os meios técnicos que podem ser usados remotamente para pensar o criador/operador de luz como performer. A pergunta principal: é possível criar uma fluidez entre equipamentos, operador e obra a ponto de considerá-la como uma coisa só?? Essa fluidez de possibilidades que envolvem a compreensão da luz como matéria e criadora de dramaturgia é a base para a reflexão compartilhada nessa proposta que aciona perguntas relacionadas a prática do criador/operador.
Ministrante: Hedra Rockenbach é Sound designer, musicista, iluminadora, coordenadora e diretora técnica de espetáculos. Por ter formação multidisciplinar, Hedra desenvolveu um trabalho singular ao campo das artes cênicas no qual luz e som são criadores de dramaturgias e extensão da ação dos performers. Desde 2016 também atua no audiovisual criando trilhas sonoras para longas e curtas metragens. No cinema vem explorando as relações entre som ambiente, ruído, voz, elementos sonoros e música, para ampliar o potencial narrativo da confluência entre som e imagem. Durante a pandemia, tem pesquisado recursos para a compreensão dos ambientes remotos e as possibilidades de interações que sustentem as presenças em ensaios e apresentações on-line.
Faixa etária: a partir de 18 anos
Vagas: 20 vagas
Formato: on-line pela Plataforma Zoom
Gratuito
Realização: Sesc Prainha (Florianópolis)
Link para inscrição: https://www.sesc-sc.com.br/site/agenda/sesc-dramaturgias--oficina-o-tecnico-iluminador-como-performer-um-pensamento-sobre-dramaturgia-da-luz-em-espacos-remotos-circunstanciais-com-hedra-rockenbach-modulo-luz
DANÇA CONTEMPORÂNEA: PERCEPÇÃO E EMPODERAMENTO
Com Jussara Belchior (SC) – Módulo Dança
De 19 a 23 de julho, das 19h às 22h
Sobre a oficina: A oficina oferece exercícios de percepção corporal em busca de criar, ou ampliar, a familiaridade de cada um com as possibilidades do corpo se mover; proporcionando assim confiança em ostentar sua singularidade e encontrar outras formas de se posicionar e de conviver. A proposta está ancorada em experimentos coreográficos – criação e compartilhamento – que agenciam a troca entre os participantes, ambientando assim uma troca entre as questões individuais e coletivas. O formato remoto permite explorar essas trocas, bem como as formas de exposição dos corpos nos dispositivos que temos usado ultimamente durante a quarentena.
Ministrante: Jussara Belchior é bailarina gorda. Em seu trabalho solo Peso Bruto (2017) investiga sobre os tabus e preconceitos sobre as gordas. Doutoranda pelo PPGT – Udesc com a pesquisa Investigações pesadas – Bolsista Capes. Pesquisadora da dança, diretora, assistente de direção, interlocutora e crítica em parceria com outras artistas. Integrou o elenco do Grupo Cena 11 Cia de Dança entre 2007 e início de 2018. Atua nos coletivos MANADA e Fat Performance Network. Interessa-se poéticas e políticas de movimento e posicionamento através da dança.
Faixa etária: a partir de 16 anos
Vagas: 15 vagas
Formato: on-line pela Plataforma Microsoft Teams
Gratuito
Realização: Sesc Caçador
Link para inscrição: https://www.sesc-sc.com.br/site/agenda/sesc-dramaturgias-oficina-danca-contemporanea-percepcao-e-empoderamento-com-jussara-belchior-modulo-danca
+Sobre o Sesc Dramaturgias
Em 2021, o projeto Sesc Dramaturgias completa 23 anos de existência, consolidando-se como uma ação formativa continuada em artes cênicas com foco na experimentação, na pesquisa e no intercâmbio artístico.
O projeto em Santa Catarina já foi responsável pela criação de importantes espetáculos e grupos artísticos. Os módulos mais conhecidos no Estado são o “Sesc Dramaturgias – Leituras em cena” e o “Sesc Dramaturgias – Escrita Dramática”. Desde 2016, o Sesc-SC recebe também os módulos “Sesc Dramaturgias da Dança”, “Sesc Dramaturgias do Circo”, “Sesc Dramaturgias da Atuação” e “ Sesc Dramaturgias da Luz”.
O projeto vem apresentando resultados bastante significativos como o surgimento de novos grupos, coletivos e espetáculos, a parceria entre artistas por meio do intercâmbio gerado pelas oficinas, o desenvolvimento de pesquisas específicas nos programas de pós-graduação das universidades, a profissionalização de jovens artistas e a aproximação de novos públicos interessados no contato com as artes cênicas.
O projeto tem como objetivo principal garantir a continuidade do fomento ao estudo da dramaturgia enquanto elemento estruturante para a pesquisa e a criação em artes cênicas, explorando as possibilidades do texto dramático; as possibilidades do corpo no circo, na dança e no teatro; o papel das dramaturgias do circo e da iluminação e estimulando debates e reflexões relevantes para a sociedade contemporânea – uma vez que o projeto articula também questões relacionadas a construção de sentidos, composição e criação em artes cênicas.
0 Comentários