Sesc Dramaturgias abre inscrições para oficinais gratuitas

Em julho, serão realizados módulos em Concórdia e Florianópolis


20/06/2023 - Atualizado em 20/06/2023 - 1000 visualizações

Módulos gratuitos de oficinas de teatro

Em 2023, o projeto Sesc Dramaturgias completa 25 anos de existência, consolidando-se como uma ação formativa continuada em artes cênicas com foco na experimentação e na pesquisa, promovendo também intercâmbio artístico entre coletivos, estudantes e profissionais altamente qualificados.

Nesta edição, o projeto prevê a realização de oficinas presenciais de 10h, nos módulos Circo, Atuação, Dança e Encenação.  A primeira etapa do projeto foi realizada em maio, nas cidades de Blumenau e Rio do Sul. Em julho, ocorre a segunda etapa, em Concórdia e Florianópolis.

Confira a programação: 
  

Sesc Concórdia 
Oficina do Curar: O Riso Sagrado, com Paula Bittencourt (Florianópolis/SC)  

A figura do palhaço está em nossas terras, em nossos ancestrais, em nosso corpo e em nossa alma. Esta oficina busca levar os participantes a uma compreensão vivida, experimentada no compartilhar, sobre o sentido de “cura” por meio do riso sagrado.  

Data e horário:  01 de julho das 9h às 12h e das 13h30 às 17h30 | 02 de julho das 9h às 12h 
Local:  Sesc Concórdia  
Classificação: 18 anos   
Número de vagas: 15 vagas
Quanto: Gratuito 

Link para inscrições


Sesc Prainha 
Oficina: Objet(ação)! Dramaturgia das interações com objetos na cena, com Alex de Souza (Florianópolis/SC) 

No percurso desta oficina, buscaremos ampliar nossas percepções em relação aos objetos que nos circundam para deslocá-los à cena aproveitando seus vários níveis expressivos e desenvolvendo dramaturgia própria nesta interação. 

Data e Horário:  15 de julho das 9h às 12h e das 13h30 às 17h30 | 16 de julho das 9h às 12h   
Local:  Sesc Prainha 
Classificação: 18 anos  
Número de vagas: 20 vagas          
Quanto: gratuito

 Link para inscrições

Saiba mais sobre os artistas que vão ministrar as oficinas

Paula Bittencourt: mãe de dois, palhaça, atriz, diretora, dançarina, contadora de histórias, arte-educadora e produtora. Mestra em Teatro pela UDESC (2011), graduada em Artes Cênicas pela UDESC (2016). Professora temporária do curso de teatro da FURB, nas disciplinas de atuação. Em 2021, foi coordenadora e professora do curso de pós-graduação EAD em Jogos Teatrais pela Faconnect – SP. Ministra oficinas de Palhaçaria, desde 2009. É integrante dos (A)Gentes do Riso, como palhaça em hospital, desde 2001. Colaboradora dos Palhasos en Rebeldia, desde 2013, realizando expedições nas aldeias Krahos (Tocantins), Kariri-Xocó (Alagoas) e Guarani (Santa Catarina). Integrou a Traço Cia. de Teatro de 2003 a 2016 e o Ronda Grupo de Dança e Teatro (2005 a 2012). Hoje, possui a produtora Malagueta Produções (2015). Espetáculos que atua: “Coisas que fazem o coração correr mais rápido...”, “Malagueta quer ser Grande!”, “A menina e sua Sombra de menino”, “Palhaçada A la Carte”. Possui no repertório cerca de seis contação de histórias. Prêmio de melhor atriz no FITUB 2008. Já realizou inúmeras apresentações em teatros e na rua, por todo território brasileiro, além de Colômbia, Portugal, Itália e Espanha. Atuou em cerca de 20 espetáculos, como atriz, palhaça e dançarina. Dirigiu os espetáculos: “Conversa no chafariz”, “Mulher de corpo em cheiro”, “Salada Cherrie!”, “Chá preto” (versão 1), “Olim-piadas” e “O curioso caso do Boi”. Estudou com mestres como: Philippe Gaulier, Leris Colombaioni, Adelvane Neia, Pepe Nunez, Fernanda Montenegro, Ivan Prado, Marianne Consentino, Patrícia Santos, Ésio Magalhães, entre outros. Participou de eventos e circulações importantes como (cerca de 64 eventos): Palco Giratório, Circuito Cultural, Projeto Viagem Teatral, Projeto SESC Repertórios, Projeto Encena Catarina, Projeto Circulando CEART, Festclown Brasil, Ri Catarina – Festival Internacional de Palhaços, Mostra Latino Americana de Teatro de Grupo, Palco Giratório Sesc nacional, Maratona Cultural de Florianópolis, Festival Santista de Teatro, Circuito Sesc Repertórios , Mostra SESC de Teatro , A Arte do Circo, Goiânia em Cena, Festival de Curitiba, Festival de Teatro de Recife, Festival da Federação Catarinense de Teatro, Festival Nacional de Teatro do Campo Limpo, Festival Internacional de Teatro de Blumenau, Floripa Teatro – Festival Isnard Azevedo, Mostra de Teatro de Rua de Barueri, FETEAG – Festival de Teatro do Agreste. 

Alex de Souza: professor de Artes Cênicas (IFSC/Campus Florianópolis), onde leciona no curso de Formação Inicial em Teatro de Animação (FINTA) e coordena os projetos de extensão LaTTe - Laboratórios de Técnicas Teatrais e Grupo Teatral Boca de Siri. Doutor e Mestre em Teatro (PPGT/UDESC), graduado em Artes Cênicas (CEART/UDESC) e Técnico em Eletrônica (CEFET/SC), formado pelo “Projeto de Capacitação de Técnicos de Espetáculos” da Fundação Catarinense de Cultura. Trabalha como ator, diretor, iluminador e dramaturgista na Cia. Cênica Espiral (São José/SC) desde sua fundação em 2008. Pesquisa e atua na linguagem do Teatro de Animação desde 2001, além de desenvolver paralelamente soluções eletrônicas para a cena. Pesquisa com mais profundidade nos últimos anos práticas cênicas a partir do Teatro de Objetos, tendo desenvolvido tese de doutorado a partir de experimentações elaboradas no projeto de extensão LaTO - Laboratório de Teatro de Objetos (IFSC - 2016-2017). Dirigiu os espetáculos “Boca no Trombone” (Grupo Teatral Boca de Siri-2019); “Em cada casa, um caso” (Grupo Teatral Boca de Siri-2017); “Incorpóreo” (Grupo Teatral Boca de Siri-2016); “Tá na Cara” (Grupo Teatral Boca de Siri-2015); “Famigeradas” (Cia. Famigeradas-2014 – contemplado pelo Edital Elisabete Anderle 2013); “Só Serei Flor Quando Tu Fores” (Cia. Cênica Espiral-2008). Ministrou as oficinas: “Gambiarra – Soluções improvisacionais com materiais alternativos não-convencionais para iluminação cênica” (2017), “Incentivo à Iniciação Teatral” (2015), “Técnicas de Iluminação” (2014), “Cena Dividida: o ator e o boneco” (2013/2010), “Narrativas do Corpo no Teatro de Sombras” (2013), “Uma Luz no Teatro de Sombras” (2012/2008), “Princípios da Animação Direta de Bonecos à Vista do Público” (2010) e “Caçadores de Sombras” (2007).Contemplado no Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, com o projeto “Só Serei Flor Quando Tu Flores – De Oeste a Leste”, no segmento Teatro (Circulação-2008). 

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .