Em 2023, o Projeto Sesc Dramaturgias completa 25 anos promovendo as artes cênicas no Brasil. Em Santa Catarina, a próxima etapa acontece nos dias 27 e 28 de maio, nas cidades de Blumenau e Rio do Sul. Os instrutores foram selecionados entre artistas integrantes de um banco de dados nacional. A base é compartilhada entre regionais do Sesc de todo país.
Foram selecionados artistas catarinenses que vão ministrar oficinas presenciais, de 10h, nos módulos Circo, Atuação, Dança e Encenação. As inscrições são totalmente gratuitas. São 15 vagas para Blumenau na oficina Dramaturgias da Atuação: Co-autorias e escritas pessoais, ministrada por Daniel Olivetto, artista e produtor de teatro, pesquisador e professor de artes e 20 vagas para Procedimentos e processos dramatúrgicos de atuação cênica: experiências com teatro em situações de privação de liberdade oferecida por Samira Sinara, especialista em Fundamentos do Ensino do Teatro
O Sesc Dramaturgias consolida-se como uma ação formativa continuada em artes cênicas com foco na experimentação e na pesquisa, promovendo também intercâmbio artístico entre coletivos, estudantes e profissionais altamente qualificados, explica Kamila Debortoli, Analista de Cultura do Sesc.
Na primeira etapa do projeto, serão realizados módulos de dramaturgias da atuação em Blumenau e Rio do Sul. A próxima estapa será em julho nas cidades de Caçador, Concórdia, Joinville e Florianópolis.
Blumenau
Oficina Dramaturgias da Atuação: Co-autorias e escritas pessoais
Oficina com Daniel Olivetto
Dividida em momentos de teoria e prática, esta oficina compartilha trabalhos de artistas e coletivos que nos ajudarão a conhecer diferentes formas de criação de textos, estimulando projetos pessoais que não partem necessariamente de uma dramaturgia previamente escrita.
Data e Horário: 27 de maio, das 9h às 12h e 13h30 às 17h30 e 28 de maio, das 9h às 12h
Local: Sesc Blumenau
Classificação: 18 anos Número de vagas: 15
Daniel Olivetto é artista e produtor de teatro, pesquisador e professor de artes, e designer gráfico de projetos culturais.
Trabalhou em diversas montagens com grupos e artistas catarinenses como ator, diretor, cenógrafo iluminador, figurinista e designer.
Atuou em espetáculos como “Meu Pai é um Homem Pássaro” (2015), “Emoções Baratas ou Eu Te Amo Glória Pires” (2010 - 2015), “O Menino do Dedo Verde” (2002 - 2015), entre outros.
Dirigiu montagens como: “Um Inimigo do Povo” (2019), “As Bruxas de Salém” (2016), “Quase Tudo no Timing” (2014-2016), “Lulu Não Mora Mais Aqui” (2012-2014), “Hagënbeck Ltda” (2005 - 2017), entre outras.
Atuou nos curtas-metragens: “O Homem Dublado” (2013), “Memórias de Passagem” (2012), “Contraponto” (2008) e “Rosa BB” (2006). Publicou artigos sobre teatro e política cultural em revistas e jornais de SC e RJ.
É coorganizador do livro “Falas sobre o Coletivo – Entrevistas sobre Teatro de Grupo” (2015), do catálogo “Cia. Experimentus - 20 anos” e autor de capítulos dos livros “Meyerhold: Experimentalismo e Vanguarda” (2008) e “Teatro da Vertigem: Processos Contemporâneos” (2009).
Em 2018 realizou sua primeira exposição intitulada “Gaveta – Arte gráfica que ninguém viu”, com esboços e rascunhos de cartazes de teatro guardados durante 15 anos.
Foi curador de 3 edições do Festinfante – Festival de Teatro e Artes Integradas para a Infância (Itajaí). Entre 2019 e 2021 se dedicou ao projeto "Ações para Reexistir: Pesquisa e Criação Interdisciplinar", que resultou em uma programação intitulada “Nevoeiro”, formada por ações artísticas que interseccionam diferentes linguagens e procedimentos de relação com a plateia, além de um site com diários de processo e referências de pesquisa.
Faça sua inscrição!Daniel Olivetto é Mestre em Teatro e Graduado em Artes Cênicas pelo CEART / UDESC e integra a Cia. Experimentus (Itajaí / SC) desde 1999.
Rio do Sul
Procedimentos e processos dramatúrgicos de atuação cênica: experiências com teatro em situações de privação de liberdade
Oficina com Samira Sinara
A oficina é voltada para a investigação de processos criativos, por um viés prático e colaborativo, envolvendo a corporeidade e a performatividade cênica como ferramentas dramatúrgicas para a elaboração de trabalhos solos relacionados a depoimentos pessoais, registros documentais e memórias corporais dos próprios participantes.
Data e Horário: 27 de maio das 9h às 12h e 13h30 às 17h30 | 28 de maio das 9h às 12h
Local: Sesc Rio do Sul
Classificação: 18 anos Número de vagas: 20
Samira Sinara é artista - pesquisadora e produtora cultural das artes cênicas atua como atriz, performer e arte educadora na VAI! Coletivo (desde 2009).
Mestra em Patrimônio Cultural e Sociedade pela Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE.
Especialista em Fundamentos do Ensino do Teatro pela Faculdade de Artes do Paraná- FAP/UNESPAR e Graduada em Educação Artística pela Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE.
Ministra oficinas, workshops, palestras no campo das artes cênicas, artes visuais e patrimônio cultural.
Também é autora do livro A Casa Nº909 da Rua XV de Novembro: Espaço praticado de memórias em Joinville/SC. Integra atualmente o Conselho Carcerário de Joinville.
Samira Sinara é especialista em Fundamentos do Ensino do Teatro pela Faculdade de Artes do Paraná- FAP/UNESPAR e Graduada em Educação Artística pela Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE.
0 Comentários