Recentemente o setor de Cultura do Sesc Joinville foi procurado por acadêmicos do Projeto GolLife, formado por estagiários da disciplina de psicologia educacional da Universidade da Região de Joinville (Univille), para promover ações culturais para um grupo que acompanham na Associação Joinvilense para Integração dos Deficientes Visuais, a Ajidevi.
A Unidade recebeu o grupo formado por 14 deficientes visuais, cinco colaboradores da associação e estagiários do projeto, sob supervisão da Dra. Aliciene Machado, no dia 05 de agosto. Os participantes foram recebido pelo assistente de atividades do setor de Cultura Erik Caceres e pela estagiária do curso de artes visuais Mariane Unlauf, que os conduziu até o teatro do Sesc, onde colchonetes os aguardavam no palco, para melhor acomodá-los para a primeira atividade: a audição de contos a partir de audiolivros que fazem parte do acervo Prêmio Sesc de Literatura.
Para esta ocasião, foi escolhida a obra “Contos de Mentira”, de Luisa Geisler, ganhadora do Prêmio em 2011, composta por breves histórias que mais parecem curtas cinematográficos, com personagens em trânsito, suspensas entre um fato e outro, um gesto e outro, num tempo quase sempre de espera, de onde surge o ser humano sempre solitário. Desta obra destacamos quatro contos para o grupo: “Uma coisa que tenho guardada”, “O moço e o velho”, “Leão” e “Mar”. Na medida em que as histórias eram contadas, apresentavam objetos e experiências paralelas, que foram passadas de mão em mão, e que se relacionavam às histórias.
Na audição do conto “Uma coisa que eu tenho guardada”, ofertado um copo com tinta fresca para o grupo. Ainda que de início tenham se sentido acanhados para passar o material adiante aos colegas, a maioria do grupo associou o cheiro com o conto, e apenas um dos participantes o confundiu com o cheiro de ervas. Durante o segundo conto apresentado, “O moço e o velho”, o grupo foi convidado a degustar um pouco de chá de camomila em xícaras de porcelana, de modo a aguçar não só o paladar, como também o olfato e o tato, através do contato com as xícaras quentes, o que os deixou mais confortáveis e receptivos para participar da conversa posterior.
E no último, intitulado “Mar” foi utilizado uma concha para a sensibilização do grupo, que já estava mais confiante nesta altura da visita e se permitindo interagir mais com o mediador. As duas conchas utilizadas foram deixadas com o grupo para que cada participante explorasse a sua forma, tanto quanto desejassem. De todos os participantes, somente uma pessoa não reconheceu o formato da concha em sua mão. Outros levaram a concha ao ouvido e afirmaram ter ouvido o barulho do mar.
No segundo momento da visita, o grupo foi convidado para uma sessão de cinema com audiodescrição, onde foi exibido o curta metragem “Procura-se”, que integra a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. Algumas pessoas do grupo comentaram que nunca haviam ido ao cinema e que a experiência com o recurso da audiodescrição era incrível. Os momentos finais com o grupo foram dedicados à partilha de suas experiências nas atividades, ao debate de temas que perpassaram as obras como relações familiares, memórias, infância e velhice.
Segundo Baltasar Lucas, um dos estagiários do projeto GolLife, “o evento, com seu conteúdo programático, proporcionou aos alunos o contato com uma diversidade cultural bem positiva, despertando interesse, participação e envolvimento de todos”, salientou.
Colaboração: Sandra Checruski Souza, Sesc Joinville e fotos de Mariane Unlauf.
Sesc Joinville realiza ações culturais para grupo da Ajidevi em uma parceria com o Projeto GolLife
12/08/2019 - Atualizado em 12/08/2019 - 407 visualizações
0 Comentários