Sesc Tubarão realiza a oficina "Contação de Histórias com Bonecos e Objetos", com Danilo Furlan

A agenda faz parte da segunda edição do projeto Arte da Palavra


10/08/2023 - Atualizado em 25/08/2023 - 1215 visualizações

Arte da Palavra

De 31 de julho a 04 de agosto, foi realizada a oficina “Contação de histórias com Bonecos e Objetos”, com Danilo Furlan, pelo projeto Arte da Palavra. Além da confecção dos bonecos e as técnicas de contar histórias, os participantes puderam vivenciar experiências transformadoras. Confira os depoimentos dos participantes.  Naiara Roldão Batista, Técnica de Cultura da Unidade, comenta que a oficinal foi um momento de troca entre os participantes, principalmente por ser um público diverso. 

“Foram dias incríveis! Contamos com trinta participantes de várias cidades. Destaco a participação da Sandra Matias e do Pedro Rogério, que são deficientes visuais. Eles fazem parte da Associação Tubaronense para Integração do Deficiente Visual (ATIDEV), e concluíram com maestria todas as atividades propostas.”, relata Naiara. 

A participante Aline Vieira Mendonça destaca os pontos fortes da oficina: “A Oficina me surpreendeu pela organização, dinâmica, envolvimento, comunicação e a escolha do profissional, que foi a "cereja do bolo”. Uma formação incrível que nos encantou de tal maneira, que o tempo passava e não nos dávamos conta.

Como é bom iniciar um semestre com essa oficina, que pode contemplar a criação de um boneco feito com materiais acessíveis, momentos de contação de histórias, dicas de como tornar-se um (uma) bom (boa)contador ou contadora de histórias, o fortalecimento e troca de saberes com outras pessoas. Sou grata ao Sesc de Tubarão por proporcionar a comunidade experiências tão importantes e significativas.”, relata Aline.  

Já a professora Larissa de Paulas Lopes comenta   “Sou professora de Contação de Histórias do município de Garopaba, e já queria participar da oficina com o Danilo Furlan. Quando fiquei sabendo que iria ter a oficina no Sesc Tubarão, reuni um grupo de contadores e organizamos o transporte para ir até Tubarão. 

Foram três dias fantásticos, que além de aprendizado, nos foi oferecido também uma vivência linda com artistas e professores de outros lugares. Agradeço a equipe do SESC!”. 

Sobre a oficina 
A oficina propôs a discussão de preceitos relacionados à arte de contar história, mesclando teoria com a prática de criação e confecção de bonecos com materiais simples, como tesoura, cola Branca, fita crepe, revistas velhas e Papel Sulfite.  A oficina foi direcionada a professores, bibliotecários, contadores de histórias, pedagogos e artistas interessados em conhecer outras formas de contar histórias, em especial utilizando-se de recursos visuais, como bonecos.  

Sobre o ministrante 

Danilo Furlan é graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), especialista em Literatura Infantil pela UniBF e Mestrando em Educação - UEM. É bonequeiro, contador de histórias, escritor, diretor da Cia Manipulando Teatro de Animação e produtor de eventos nestas áreas. Atuou em mais de vinte espetáculos como manipulador de bonecos e contador de histórias. Sua carreira teve início em 1997 e já o levou a participar de festivais importantes, como o Filo (Londrina), o Festival Espetacular de Teatro de Bonecos de Curitiba, a Feira do Livro de Porto Alegre, entre outros. Participa da obra "Contação de Histórias: Tradição poética e interfaces”, publicado em 2015 pela Edições Sesc SP, DA Coletânea Sesc de Contos Infantis, do Sesc Paraná, de 2017, além de ter publicado os livros "Sai pra lá, vira lata!" (2017), "Quando o cheiro da chuva vem" (2019). 

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .