Representantes catarinense no circuito nacional
O quilombola mestre de Catumbi, Seu Risca, e a premiada pesquisadora e cantora Ana Paula da Silva são os representantes de Santa Catarina no circuito nacional do Sonora Brasil Sesc. O espetáculo produzido especialmente para o projeto terá apresentações em Lages (29/10), Criciúma (30/10) e Joinville (01/11), apresentado um encontro de vozes e batidas de tambores destes dois artistas, acompanhados da sonoridade de instrumentistas experientes em manifestações culturais.
O show é é um diálogo entre as canções nascidas na vivência de Ana Paula da Silva com manifestações populares de Santa Catarina e os cânticos entoados por mais de 50 anos por Seu Risca. Bateria e percussão, baixo elétrico, sax e flauta, viola, violões e coro caminham pelo Catumbi, pela Dança do Vilão, por rezas de caboclas e caboclos. As canções buscam proporcionar reflexões, surpresas e curiosidades ao que pulsa pela Baía da Babitonga e pela região do planalto serrano catarinense.
As apresentações são gratuitas e acontecem em Lages, no dia 29 de outubro, às 19h, na Sala de Cinema Centro Cultural Vidal Ramos; em Criciúma, no dia 30 de outubro, às 19h30, no Auditório Sesc Criciúma; e em Joinville, no dia 01 de novembro, às 20h, no Teatro Sesc.
Como ingresso social, o público é convidado a doar itens de higiene pessoal na entrada de cada apresentação. Essas doações serão destinadas a crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional ou familiar no estado de Santa Catarina, atendidos pelo Programa Novos Caminhos (PNC) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC).
Sonora Brasil
Em sua 26ª edição, o Sonora Brasil tem como tema “Encontros, tempos e territórios”, promovendo uma série de shows inéditos que unem diferentes ritmos, gerações e vivências culturais. Neste biênio 2024-2025, o projeto aprofunda sua proposta de valorização da diversidade e das memórias musicais do Brasil, evidenciando as territorialidades e os diálogos entre tradição e contemporaneidade. A curadoria selecionou dez grupos de artistas, representando as cinco regiões do país, com foco na intergeracionalidade e na construção de espetáculos especialmente criados para o projeto.
A programação nacional inclui 145 apresentações em 42 cidades e 31 ações formativas, fortalecendo o papel da música como instrumento de expressão cultural e inclusão. Em 2025, os cinco grupos da região Sul, Sudeste e Centro-Oeste circulam por essas localidades, enquanto os demais percorrem os estados do Norte e Nordeste.
Em Santa Catarina, o público já conferiu a força e diversidade musical dos seguintes grupos: Mãe Beth de Oxum, Surama Ramos e Henrique Albino (PE); Manoel Cordeiro e Felipe Cordeiro (PA); e Geraldo Espíndola e Marcelo Loureiro (MS). Agora recebe shows do Mestre Negoativo e Douglas Din(MG); e na sequência Seu Risca e Ana Paula da Silva (SC).
Os shows proporcionam encontros potentes entre gerações e estilos, promovendo um verdadeiro mergulho sonoro nos diversos territórios culturais brasileiros. Mais do que apresentações, o Sonora Brasil Sesc é uma oportunidade de vivência, escuta e reflexão, reforçando o compromisso do Sesc com a promoção da cultura e da arte em suas múltiplas expressões.
Sobre o Sesc-SC
O Serviço Social do Comércio de Santa Catarina (Sesc-SC) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac SC, sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de pessoas, se destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.
O conjunto de iniciativas ao longo destes 79 anos representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: “promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática”. Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços.
A Instituição está presente em todas as regiões do estado, com 54 pontos de atendimento em 37 municípios. São 33 unidades operacionais, dez unidades do Sesc Comunidade, três meios de hospedagem, um museu, um centro cultural e seis unidades móveis, que levam serviços gratuitos a outras localidades. Além disso, conta com redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias, entre outros espaços onde desenvolve suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno Escolar, Educação de Jovens e Adultos (EJA), atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Pessoas Idosas (TSPI), Trabalho Social com Grupos (TSG), compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.
0 Comentários