Segundo o site “Ukulele Guild Of Hawai’i”, maior fonte mundial sobre o assunto, o embrião do que viria a ser o primeiro Ukulele chegou em um navio vindo de uma ilha chamada Madeira, por volta de 1879, chegou na ilha de Havaí portando o instrumento. O rei havaiano ficou encantado com o som e o movimento que o instrumento proporcionava. Ele disse que o tal “violão português” era tocado de uma maneira muito ágil, quem nem uma “ukulele”, que em havaiano significa “pulga saltitante”. O rei, sem querer, acabou batizando o instrumento com o apelido que ele o deu.
O Ukulele é parecido com o cavaquinho, mas um pouquinho menor, com cordas de nylon (tripas de carneiro no original), de tamanho bem reduzido possui o som leve e tranquilo. O suficiente para você se apaixonar e querer aprender e sair tocando por aí.
Conversamos com Jeasir Rego, instrutor de música do Sesc Prainha (Florianópolis) para saber mais sobre este instrumento, sua sonoridade, seu design e sua história:
É fácil tocar Ukulele?
Quanto tempo levo para aprender?
Que tipo de música consigo sair tocando logo de início?
O que levou os brasileiros a se encantarem com o Ukulele?
Primeiro porque seu som é muito agradável, e combina com praticamente qualquer música e, assim como o violão, não precisa de outros instrumentos para acompanhar, o que é legal em uma roda de amigos ou uma apresentação em família. O som do Ukulele agrada a pessoas de todas as idades. Além disso, por seu tamanho pequeno, o Ukulele é muito fácil de transportar, e assim substitui outros instrumentos acústicos maiores.
Ukulele pelo mundo
Talvez você já tenha escutado a música Somewhere Over the Rainbow interpretada pelo havaiano Israel Kamamawiwo’ole. Ele ganhou fama mundial com covers de sucessos internacionais e composições próprias, sempre com o Ukulele.
Já fora do Havaí, muitos artistas usam o Ukulele em suas músicas, e um dos maiores entusiastas desse instrumento é o Eddie Vedder, vocalista do Pearl Jam, que fez várias apresentações solo apenas cantando e tocando o Ukulele. Paul McCartney, Jack Johnson, Taylor Swift e Beirut também já incorporaram o Ukulele em suas músicas.
Ukulele no Brasil
E aqui no Brasil muitos artistas já usaram o Ukulele em shows e gravações, como Marisa Monte, Lulu Santos, Falamansa e Evandro Mesquita.
São atividades divertidas, que despertam a criatividade, estimulam o pensamento, a imaginação, a percepção e a sensibilidade, desenvolvem a expressão corporal, minimizam a timidez, entre outros benefícios.
Os cursos oferecidos atendem o público infantil, adolescente, adulto e máster em diversas modalidades no Estado: fotografia, desenho, canto, gaita, guitarra, musicalização, piano, teclado, violão, ballet, dança livre, dança de salão, dança do ventre, jazz, dança contemporânea, danças urbanas, dança criativa, sapateado, teatro, ukulele e cajon. Confira as turmas disponíveis no site do Sesc.
As aulas presenciais mantêm protocolos rotineiros de higienização, para assegurar o bem-estar e a saúde dos alunos e dos colaboradores. A capacidade máxima de atendimento considera a Avaliação do Risco Potencial para Covid-19 nas regiões, Decretos e Portarias Municipais, seguindo o percentual da capacidade operativa definidas nestes documentos. Entre essas medidas estão a aferição de temperatura na entrada da Unidade, disponibilização de álcool gel 70% em todas as salas, distanciamento demarcado no solo e uso obrigatório da máscara durante as aulas.
Com as aulas on-line, a Instituição vem garantindo a atividade para aqueles que preferem praticar em casa e/ou pertencem ao grupo de risco. Neste formato são utilizadas ferramentas que facilitam tanto o conhecimento específico, quanto a sua prática. As metodologias e estratégias adotadas pelos instrutores, rompem a tela do computador e/ou celular, reforçam os laços de afeto e aproximam pessoas que neste momento encontram na arte a possibilidade do encontro, da troca e da criação coletiva, mesmo que virtual.
0 Comentários