Alunos da Escola Sesc Jaraguá do Sul viajam a Brasília, pelo projeto Vereadores Mirins


14/11/2018 - Atualizado em 14/11/2018 - 466 visualizações

Política, ética e cidadania na Escola

Alunos do 7º Ano do Ensino Fundamental da Escola Sesc Jaraguá do Sul, Clara de Jesus Pereira e Pietro do Nascimento aprenderam muito sobre política e tiveram a oportunidade de exercer a cidadania ao longo deste ano, como Vereadores Mirins do município. O programa instituído pela Lei Nº 6251/2012 faz parte das ações institucionais da Câmara de Vereadores da cidade e tem por finalidade a promoção da interação com estudantes da rede pública e particular de ensino, permitindo a compreensão do papel do Legislativo Municipal dentro do contexto social em que vive, contribuindo para a formação dos jovens.

Para integrar a Câmara Mirim, os estudantes interessados se candidatam para as eleições anuais em suas Escolas. No Sesc, de acordo com a coordenadora da Escola Gelcy Mertz Arce, o critério adotado é análise curricular, melhor redação e melhor desempenho em oratória. Cada um faz sua campanha apresentando propostas de trabalho a todas as turmas do Ensino Fundamental II pessoalmente e em vídeos enviados para os colegas assistirem. Vence o aluno com maior número de votos, e o segundo candidato maior nº de votos seu suplente. No total são 11 Vereadores Mirins, correspondendo à quantidade de vereadores que compõem a Câmara Municipal.

Esta é uma das formas do Sesc trabalhar política, ética e cidadania na Escola. “Quando eu me candidatei, estava procurando uma experiência nova, que trouxesse conhecimento e ampliasse a minha consciência sobre política. Estava cansada de assistir às notícias na TV e não poder fazer nada”, conta a Vereadora Mirim Clara. Já Pietro, Vereador Mirim suplente, achava que não gostava de política, até participar do projeto. “Percebi que eu não sabia ao certo o que era política. Com o conhecimento e as vivências passei a gostar”.

Deputados por dois dias

Ao longo do ano, os adolescentes ganharam desenvoltura, conhecimento e consciência sobre política e o papel do vereador e também tiveram a oportunidade de serem deputados por dois dias, em Brasília. Ao lado de estudantes de todo o país, os jovens parlamentares participaram do Câmara Mirim 2018, uma iniciativa do Plenarinho da Câmara dos Deputados, que aconteceu nos dias 25 e 26 de outubro, no Distrito Federal.

Durante o evento foram analisados três projetos, selecionados entre mais de 600 encaminhados pelas unidades escolares. Divididas em comissões, as crianças discutiram sobre as propostas, apresentando um relatório final. No último dia de programação, os mirins participaram da simulação de uma sessão no Plenário da Câmara dos Deputados, onde os projetos foram votados.

Para os Vereadores Mirins de Jaraguá do Sul foi uma experiência única, um verdadeiro exercício de cidadania. Eles tiveram a oportunidade de manifestar suas opiniões, bem como, ouvir e entender a opinião dos outros.

O Coordenador do Programa Vereador Mirim, na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, Joel Luís Corrêa, comemora o sucesso do evento. “Foi muito interessante poder observar o crescimento de cada um dos envolvidos, a consciência cidadã, a responsabilidade social, bem como os encaminhamentos traçados, pois todos agiram com maturidade e com o discernimento que a sociedade espera de um jovem parlamentar”, avalia.

Com informações: http://www.jaraguadosul.sc.leg.br/destaques/vereadores-mirins-retornam-de-brasilia/



0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .