Colocar os estudantes de Idiomas do Sesc Joinville em contato com outras pessoas, que falam inglês com velocidades de fala diferentes daquelas com que estão acostumados (como a do professor e dos colegas) foi o objetivo da teacher Ivone Alves, ao propor uma entrevista on-line, pela plataforma Microsoft Teams com uma família brasileira, que vive nos Estados Unidos há mais de 12 anos.
Assim, eles desenvolvem a compreensão e a comunicação oral, já que também tiveram que ser entendidos pelos convidados da entrevista. Além disso, a proposta de realizar uma entrevista amplia o vocabulário e o conhecimento da gramática, como também a questão do tempo e espaço dos sujeitos envolvidos no bate-papo.
“A entrevista é uma ferramenta sociocomunicativa muito interessante a ser explorada em sala de aula, que propõe situações verdadeiras de uso do idioma. Em geral, as abordagens em que a fala e a compreensão do idioma exigem maior participação os estudantes possuem mais dificuldade. Neste aspecto, a proposta da entrevista assume um valor inestimável para o aluno, o que os coloca frente aos desafios, mobilizando-os a uma preparação para desenvolver a oralidade (speaking). Trabalhar o texto oral com os alunos consiste em tarefa contínua para o professor, pois por não praticarem sempre, muitos alunos demonstram insegurança em falar inglês e compreender o que ouvem. É preciso propor estratégias de ensino com atividades de escuta (listening) e fala (speaking)”, destaca a teacher.
“Foi muito positiva e enriquecedora a experiência para todos nós, onde os alunos puderam desenvolver as habilidades comunicativas, a atenção para captar as informações em um ritmo acelerado de fala, e ainda os reconheceu como protagonistas. Receptivos e motivados a explorarem todo o potencial na oralidade (speaking) e no par dialógico (pergunta-resposta), desempenharam com boa desenvoltura as características de uma entrevista. Considerando o contexto geográfico e as questões culturais (usos e costumes), a dinâmica dialógica foi muito bem explorada pelos estudantes”, comenta a teacher Ivone Alves.
Students’ comments:
*Rafaela M. Schramm:
“I thought the interview was so interesting and it was a new experience that I liked so much, because I could notice how my english is”.
“Eu achei a entrevista muito interessante e foi uma nova experiência que eu gostei muito, porque eu pude perceber como está meu inglês”.
*Julia Ulhmann:
“The interview was extremely fantastic, very interesting! Everyone was happy and looking forward to it. Thanks God, everything went well. We had so much fun and learned at the same time, unique experience in our lives! I paid close attention to the pronunciation of words and also to the general context of each topic we were talking about. At first it was a little difficult to understand but then our ears seem to get used to hearing them. I really liked it and I hope to have more experiences like this. it was amazing!!!"
“A entrevista foi surpreendentemente fantástica, muito interessante! Todos estavam felizes e aguardando-a com expectativa. Graças a Deus tudo correu bem. Divertimo-nos muito e aprendemos ao mesmo tempo, experiência única em nossas vidas! Eu prestei atenção especial à pronúncia das palavras e também ao contexto geral de cada tópico que nós estávamos conversando. No início foi um pouco difícil para compreender, mas depois nossos ouvidos pareciam acostumados. Gostei muito e espero ter mais experiências como esta, foi incrível!!!"
Students "Advanced 3 – Adult” - Sesc Joinville: Carlos A. Pereira, Julia Uhlmann, Rafaela M.Schramm e Raí K. Stamm.
Colaboração: Ivone Alves, teacher Sesc Joinville.
0 Comentários