Educação que prepara para a vida
O Ensino Fundamental da Escola Sesc é um espaço de formação crítica, criativa e humanizada, em que os estudantes são protagonistas da própria aprendizagem. A partir de projetos integradores, que dialogam com conteúdos curriculares contemporâneos e abordagens transversais, os alunos constroem conhecimentos significativos ao mesmo tempo em que desenvolvem valores, autonomia e visão de mundo.
Com base em uma proposta pedagógica que estimula o gosto pelo estudo, a participação ativa e o desenvolvimento de competências socioemocionais, diversas ações vêm sendo realizadas nas turmas, com o objetivo de tornar o aprendizado mais envolvente, contextualizado e transformador. Confira alguns dos projetos que movimentaram a Escola Sesc Xanxerê neste trimestre.
"A Cidade dos Sonhos": Criatividade e planejamento em forma de maquete
No 3º ano, a imaginação ganhou forma e cor com o projeto “A Cidade dos Sonhos”, orientado pela professora Jaqueline. A atividade proporcionou aos alunos o desafio de idealizar e construir maquetes de uma cidade ideal, explorando o conteúdo de figuras geométricas espaciais (cubos, prismas, cilindros, paralelepípedos, entre outros) de maneira lúdica e concreta.
Cada criança foi incentivada a pensar nos elementos indispensáveis em um espaço urbano ideal, dando vida a cidades com áreas verdes, escolas, hospitais, espaços de lazer, praças e construções inovadoras. Ao final, os estudantes organizaram uma visitação para as demais turmas, apresentando suas criações e explicando o processo de construção, fortalecendo a oralidade, a autoconfiança e a troca de saberes entre os colegas.
O projeto uniu matemática, arte, expressão oral e cooperação em uma proposta divertida e repleta de significado.
Ciência na prática: Estetoscópio feito à mão aproxima teoria da realidade
No 5º ano, a ciência ganhou um toque de curiosidade e prática com o projeto “Construção de Estetoscópio”, em uma aula que explorou o funcionamento do corpo humano. A atividade, baseada em orientações do material didático, propôs que os alunos criassem seus próprios estetoscópios usando materiais simples como funil, mangueira, conta-gotas e balões.
A montagem artesanal permitiu que os estudantes experimentassem o uso do instrumento médico, escutando os batimentos cardíacos e sons pulmonares de seus colegas. Além de desenvolver habilidades manuais, a atividade reforçou a importância do sistema cardiovascular e respiratório, tornando o conteúdo mais próximo do cotidiano.
Foi uma vivência que despertou entusiasmo, espírito investigativo e ampliou a compreensão dos alunos sobre o corpo humano..
Formas que ensinam: Figuras geométricas em 3D ganham vida com massinha e palitos
Ainda com os alunos do 5º ano, outro projeto destacou a aplicação prática da matemática: “Das Figuras Geométricas Bidimensionais e Tridimensionais”. A proposta começou com uma revisão teórica e logo avançou para a construção de sólidos geométricos com palitos de churrasco, cola quente e massinha de modelar.
Os estudantes confeccionaram prismas e pirâmides, identificando arestas, vértices e faces, além de rotular cada figura com as devidas classificações. O resultado foi uma exposição colorida e interativa, que consolidou o aprendizado de forma concreta, criativa e colaborativa.
A atividade reforçou a aprendizagem ao transformar conteúdos abstratos em experiências táteis e visuais.
Contos ganham vida: criatividade e expressão no ensino de Língua Portuguesa
Com os alunos do 2º ano, a professora Maressa promoveu um projeto encantador de produção de contos. Após o estudo das partes que compõem uma narrativa, como personagens, narrador, enredo, conflito e solução, os alunos foram desafiados a criar suas próprias histórias em grupo.
A criatividade tomou conta da sala! Os contos foram apresentados de maneiras variadas: com fantoches, palitoches, peças teatrais, musicalizações e até maquetes. Cada grupo demonstrou domínio da estrutura textual e muita imaginação ao transformar as histórias em representações cênicas.
Mais do que aprender sobre um gênero textual, os alunos vivenciaram o poder da autoria, do trabalho em equipe e da expressão oral.
Sobre o Sesc-SC
O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.
O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".
Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 50 espaços de atendimento em 37 cidades, sendo: 33 unidades operacionais, dez unidades Sesc Comunidade, três meios de hospedagem, um Museu e um Centro Cultural, além de seis Unidades Móveis, redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.
0 Comentários