Escola Sesc apresenta ações que transformam o mundo na Mostra de Artes e Ideias que encerra o ano letivo


08/12/2021 - Atualizado em 10/12/2021 - 1269 visualizações

Neste mês chegamos ao fim de uma jornada linda e muito significativa nas Escolas da Rede Sesc de Ensino Sesc-SC. Foi um ano de felicidade com o retorno às aulas presenciais, de cuidados redobrados com a saúde e segurança de todos, de esperança e muito aprendizado.

No terceiro trimestre, em especial, reflexões sobre um mundo melhor, com ideais mais sustentáveis, contagiaram as turmas Educação Infantil (creche e pré-escola), Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Criar Sesc (contraturno escolar). Alunos de todas as idades e níveis de ensino aprenderam na prática como pequenas atitudes podem provocar grandes mudanças e influenciar positivamente a vida das pessoas.

Com o enfoque “As crianças e jovens transformam o mundo”, os projetos desenvolvidos foram pautados pela conhecimento científico, sustentabilidade e empatia. A partir das curiosidades, questionamentos e de observações realizadas em sala de aula, cada turma escolheu um objeto de estudo relacionado ao tema Ciência para se aprofundar. Entre eles: tecnologia, natureza, invenções humanas, criatividade e questões sociais, como melhora na alimentação, facilidade no deslocamento, agilidade na comunicação, etc.

Os resultados do processo de ensino e aprendizagem serão apresentados na 3ª Mostra Digital de Artes e Ideias da Escola Sesc, que encerra o ano letivo 2021. A partir do dia 11 de dezembro será possível conhecer todo esse percurso formativo através de tour pelos projetos de cada turmas no site Sesc-SC.

As apresentações virtuais contêm fotos, vídeos, a produção dos estudantes e relatos dos professores sobre como aconteceram as descobertas, as aprendizagens e o desenvolvimento dos alunos. As famílias e a comunidade escolar estão convidadas a conhecer o percurso formativo e os trabalhos dos estudantes.

Clique aqui para acessar a Mostra!

+ Sobre a Escola Sesc


A Rede de Ensino Sesc-SC trabalha com Metodologias Ativas para que os alunos aprendam de forma autônoma e participativa, a partir de problemas e situações reais. A proposta é que o estudante esteja no centro do processo de aprendizagem, participando ativamente e sendo responsável pela construção de conhecimento, com a mediação do professor.

Com conexão, ludicidade, acolhimento e inovação, as Escolas Sesc constroem alicerces para o aprendizado, colaborando para a formação de uma sociedade mais humana, esclarecida e crítica. A Instituição proporciona uma aprendizagem plena em experiências para a vida. Além dos conteúdos curriculares e projetos transversais, os estudantes têm acesso à tecnologia, à arte, à natureza e interação social. Os alunos desenvolvem os aspectos socioemocionais e frequentam uma escola segura.

Muitas crianças podem ter acesso a nossa educação afetiva, pois estamos com matrículas abertas em nossas Escolas. O Edital com todas as informações, calendário e orientações necessárias aos pais e responsáveis está disponível em: www.sesc-sc.com.br/escola.

Confira alguns dos projetos desenvolvidos:

Pequenos guardiões da natureza

Escola Sesc São Bento do Sul
Educação Infantil - Turma de 4 anos
Colaboração:
Patricia Simone Wilaczynski, professora
Sibéli Liziane Drozdek Contesini, gestora escolar


Com o projeto “Pequenos guardiões da natureza”, a turma de 4 anos da Escola Sesc São Bento do Sul enfocou em práticas que buscaram a sensibilização sobre a proteção do meio ambiente. Junto dos seus familiares, os alunos coletaram materiais recicláveis para transformar em brinquedos, como fantoches. Também plantaram sementes de girassol e mudas de árvores na escola, com o objetivo de observar o crescimento e os cuidados necessários com essas plantas. Aprenderam sobre a importância da conservação da água, uso consciente e fizeram experiências usando esse elemento. Além de muita troca de ideia em todas de conversa sobre a conservação das matas, florestas e oceanos, visualização no globo terrestre sobre as áreas verdes, brincadeiras com fantoches de animais, escuta de poemas envolvendo elementos da fauna e da flora.

Brinquedos com materiais alternativos

Escola Sesc Rio do Sul 
Ensino Fundamental - 1º ao 5º ano
Colaboração: 
Rodrigo Borba de Oliveira, técnico de Educação

Com o auxílio das famílias, as turmas do Ensino Fundamental Anos Inicias do 1º ao 5º ano da Escola Sesc de Rio do Sul confeccionaram brinquedos com materiais alternativos. Dessa forma, contribuíram com questões ligadas ao consumismo, destinação correta do lixo e tiveram a oportunidade de criar e transformar algo para o bem comum.

Sementes para plantar, sementes para brincar

Escola Sesc Xanxerê
Educação Infantil - projeto coletivo turmas de 2 anos a 5 anos
Colaboração:
Professoras: Aline J Trapp, Tatiane Merlin, Marisa Giacomelli, Danúbia C Zanela, Simone Aime, Gezieli B Dos Santos, Dienifer Goulart.

Os alunos da Educação Infantil do Sesc Xanxerê, trabalharam de forma coletiva com o projeto: “Sementes para plantar, sementes para brincar, sementes para transformar”, cujo enfoque foram ações que transformam e sustentabilidade para melhorar o meio ambiente através de ações simples em nosso dia a dia, que proporcionam mudanças muito significativas. O objetivo desse projeto foi “plantar uma sementinha” dentro da cabecinha de cada criança, para cuidar do nosso ambiente e do nosso planeta, se tornando pessoas conscientes e preocupadas com o futuro.

Condomínio Sustentável

Escola Sesc Xanxerê
Ensino Fundamental - 3º Ano
Colaboração:
Maria de Lourdes Ribas, professora
Patrícia Bianchi Mulinari, gestora escolar

A ideia deste projeto surgiu nos debates em sala de aula referente ao conteúdo abordado na disciplina de Geografia, da professora Maria de Lourdes Ribas que mencionava os recursos naturais renováveis e não renováveis presentes em nosso cotidiano.

Sendo assim, os alunos repensaram hábitos do dia a dia, desde a economia de água e luz na rotina familiar, até a possibilidade de influenciar famílias a adotar sistemas de captação da água da chuva,  ou outras formas de geração de energia sustentável, menos impactantes ao meio ambiente.

Os estudantes criaram seus croquis e desenvolveram suas casinhas sustentáveis pensando num planeta mais limpo, fazendo uso dos recursos renováveis, utilizando o método através dos geradores de energia eólica e solar para a produção de eletricidade. Assim surgiu nosso “Condomínio Sustentável”. Nosso futuro está no presente de cada um de nós!

Pessoas são como borboletas, se transformam e transformam o mundo

Escola Sesc Jaraguá do Sul 
Ensino Fundamental
Colaboração: 
Sandra Graziele de Oliveira, professora
Mariane Roblowski, laboratorista

Pensando em um mundo melhor e como as crianças e jovens podem transformar o mundo, a professora Sandra Graziele Castro de Oliveira da disciplina de artes da Escola Sesc de Jaraguá do Sul realizou um projeto acerca do tema, trabalhando valores, transformações, quem somos e quais marcas deixamos.

O projeto realizado consistia em pintar as mãos com tinta guache carimbando-a em uma folha canson, para depois em conjunto com as demais mãos formar uma linda borboleta, demonstrando assim um trabalho coletivo dos alunos de toda escola que por consequência possui um significado gigante. Este trabalho se tornou um painel que foi exposto para que as crianças pudessem fotografar.

Se refletirmos a metáfora da borboleta percebemos que ela sofre a metamorfose, ou seja, seu ciclo de vida depende de uma bela transformação desde elo apertado e sufocante do casulo, até a formação da linda e livre borboleta. Rodas de conversa foram realizadas a fim de que os alunos pudessem expressar seus sentimentos: suas alegrias, frustrações, medos, inseguranças e satisfação.

Ao lembrarmos da nossa infância podemos perceber o quanto evoluímos, o quanto fomos transformados ao longo dos anos. O futuro depende dos nossos alunos, das nossas crianças e as mãos representadas na atividade significam que nós somos únicos, cada um com sua identidade e personalidade e que para conquistarmos algo só depende de nós.

Semeando futuro: Sustentabilidade em foco

Escola Sesc Araranguá
Educação Infantil - turma de 5 anos
Colaboração
Cinthia Correa de Oliveira, técnica de Educação

Os alunos da turma de 5 anos da Educação Infantil do Sesc Araranguá desenvolveram o projeto “Semeando futuro: sustentabilidade em foco”, para refletir sobre ações e posturas responsáveis em relação ao meio ambiente. Problemas ambientais estiveram em pauta, como: poluição, desmatamento, queimadas, extinção de animais, entre outros, sensibilizando os estudantes para a importância da preservação da natureza. Foram momentos de socialização e integração, de forma lúdica com momentos de construção de conhecimento e aprendizagem.

Responsabilidade com o planeta Terra

Escola Sesc Araranguá
Ensino Fundamental - 1º Ano
Colaboração
Cinthia Correa de Oliveira, gestora escolar

Durante o 3º trimestre da Escola Sesc Araranguá, os alunos do 1º ano puderam refletir sobre a responsabilidade que devemos ter com o  planeta Terra, como as ações praticadas diariamente podem impactar positivamente e negativamente. Nesse sentido, o objetivo deste projeto foi proporcionar aos alunos, conhecimento sobre o planeta em que vivemos, promovendo diálogos, reflexões de ações que transformam o meio ambiente e seus seres que nele habitam.

Crianças entrevistam Gustavo de Simas e aprendem muito sobre empatia

Escola Sesc Tijucas
Educação Infantil - 4 e 5 anos
Colaboração
Berenice Sant'Anna Cota, gestora escolar

Ter empatia é a ação de se colocar no lugar de outra pessoa, buscando agir ou pensar da forma como ela pensaria ou agiria nas mesmas circunstâncias. No intuito de refletir sobre esta ação, a teacher Adriana, professora do momento Bilíngue, realizou uma roda de conversas sobre as pessoas com deficiência (PcD) nas turmas de 4 e 5 anos da Educação Infantil Sesc em Tijucas. “É muito importante sempre falarmos sobre questões de empatia com as nossas crianças. Mais do que dialogar, vivenciar experiências”, afirma a teacher.

Entre as vivências relacionadas ao tema, as crianças se desafiaram a vendar os olhos e executar algumas atividades, conheceram os pisos guias, o sinal sonoro no semáforo e a escrita braile. Para ampliar a visão sobre o tema convidaram e conversaram pessoalmente com o Gustavo de Simas, 26 anos, graduado em gestão pública, comentarista esportivo de futebol e que possui deficiência visual.

10 things I can do to help my world 

Escola Sesc Laguna
Educação Infantil
Colaboração:
Idenir Bruna Resendes de Souza, professora Bilíngue
Cristyanne Maria dos Santos da Silva, gestora escolar

No projeto bilíngue da Educação Infantil do Sesc Laguna, o livro "10 things I can do to help my world" ("10 coisas que eu posso fazer para ajudar meu mundo"), escrito por Melanie Walsh, serviu de inspiração para falar sobre "Sustentabilidade". Foram vários momentos significativos ao longo deste projeto, como a simples contação de história, porém tão significativa, por meio dela os alunos realizaram as dez coisas que podem ser feitas para ajudar o nosso mundo, conheceram as lixeiras seletivas, construíram brinquedos e brincadeiras com diversos materiais, plantaram sementes, entre outras ações.

Pequenas atitudes, grandes mudanças

Escola Sesc Concórdia
Contraturno Escolar
Colaboração:
Ana Rita de Souza e Lúcia Mara Prior, professoras
Patrícia Fernanda Morés Pastre, técnica de Educação

As turmas do Contraturno Escolar da Escola Sesc Concórdia desenvolveram atividades que contemplaram a sustentabilidade, empatia e ações positivas que visam transformar a vida do próximo. Através de roda de conversa, o grupo decidiu produzir jogos e brinquedos com materiais reaproveitáveis e doá-los para as crianças da Educação Infantil da Escola Sesc, com intuito de incentivar a partilha e a simplicidade dos nossos gestos. Os alunos fizeram a entrega dos brinquedos que produziram (seguindo os protocolos de segurança) e se contagiaram com a felicidade das crianças que receberam os presentes. 

Também, pensando no envolvimento de toda escola, foi realizada uma "Mostra Científica", com experimentos e curiosidades da Ciência e da Física, para as turmas do Ensino Fundamental. Todas as experiências tiveram o objetivo de proporcionar mais conhecimento, bem como, incentivar o interesse pela descoberta de novas possibilidades que tenha como propósito, melhorar e transformar a vida das pessoas.

Os alunos confeccionaram os convites e foram em cada sala de aula convidando as turmas e colaboradores do Sesc para prestigiar o dia da Mostra. Eles estavam ansiosos e empolgados com a proposta. Foi um período de muito envolvimento, criatividade e dedicação. Os alunos perceberam que é possível praticar o bem e construir um mundo melhor com iniciativa e diferentes atitudes.

Sustentabilidade em foco na EJA

Sesc Ler Caçador
Educação de Jovens e Adultos - Alfabetização
Colaboração:
Cleidiane Twardowski, professora
Dayane dos Santos​, Técnica de Educação

A turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) Anos Iniciais do Sesc Ler Caçador adotou atitudes simples mas que fortalece o senso de responsabilidade e o papel cidadão de cada um, através da reutilização e reciclagem de materiais.

Reciclagem de latas de alumínio

Escola Sesc Brusque
Ensino Fundamental – 3º Ano

Colaboração:
Joelma Nascimento, Mari Amorim e Maurita Biffi, professoras

Na Escola Sesc Brusque, as turmas dos 3º anos, aprenderam que um dos resíduos mais gerados no Brasil são as latas de alumínios, esse tipo de material demora mais de 200 anos para se decompor na natureza. Assim, conscientizamos as crianças sobre a importância da reciclagem para reduzir a produção e o acúmulo de lixo. Os alunos trouxeram as latinhas de diversos produtos, evitando o descarte desnecessário. Na prática, eles amassaram as latinhas e retiraram o lacre, dessa forma contribuíram com uma ação sustentável e significativa. Ouviram também palestras e orientações sobre o tema, o que gerou muitas curiosidades e interesse por ações que eles podem fazer no seu dia a dia.

Projeto "O que guardam as caixas” criou vínculos de afeto

Escola Sesc Tijucas
Educação Infantil - 5 anos
Colaboração:
Letícia Palma, professora 
Berenice Sant'Anna Cota, gestora escolar

Neste terceiro trimestre, fortalecidos e encorajados frente as propostas de um mundo transformador, com ideais mais sustentáveis, o grupo Super-Heróis, envolvido nesta teia de conhecimento e aprendizado, ousou no cotidiano escolar a afirmativa que norteia a base do grupo, “somos heróis e juntos podemos fazer histórias”. Neste clima, o trimestre contou com palavras, sentimentos e atitudes aos olhos dos educadores, colaboradores e familiares pertencentes ao Sesc Educação Infantil Tijucas, intitulado carinhosamente de Castelinho.

Entre pesquisas, hipóteses, histórias, discussões nas rodas de conversas, o grupo Super-Heróis foram sementes e colheita de vivências recheadas de recordações, emoções, sensibilidade e atitudes de zelo, mudanças e cuidados por parte de cada criança.

O projeto “O que guardam as caixas” desvendou e criou vínculos de afetos, imaginação, criatividade, união familiar, diálogo entre família e escola e o desejo de fazer acontecer. Mas, acima de tudo manifesto com falas ricas de aprendizado e coração aberto, radiante em saber que alguém será beneficiado com a atitude de cada integrante.

O grupo por sua vez ao final do trimestre, vem demonstrando ainda mais atitudes de transformação em suas falas sobre os seres vivos e meio ambiente.

No desejo de fazer a entrega de caixas reutilizadas no decorrer do projeto a uma carrocinha de papelão foi realizado, foi contactado um carroceiro. Esse movimento ocorreu com a participação de crianças afetuosas e encantadas ao ajudar o Sr. da carrocinha. Após entregarmos todos os papéis, as crianças sensibilizadas disseram: - devíamos dar algo para ele né, professora? Com auxílio dos pais montamos uma cesta em que foi ofertada a ele.

Entre nossos sonhos e planejamentos está a ação que contempla as crianças carentes da Casa Lar com os brinquedos que o grupo desapegou.

E, para encerrar o projeto, com a parceria dos familiares, foi confeccionado uma engenhoca sustentável, considerando o desafio de produzir algo em melhoria ao meio ambiente, idosos, animais, jovens ou crianças. Fomos realmente um grupo sonhador que construiu e vivenciou seus sonhos ao longo do trimestre, assim vamos deixando um pouquinho da nossa história no ano de 2021. 

Confira mais imagens dos projetos!



Xanxerê: Sementes para plantar, sementes para brincar

São Bento do Sul - Educação Infantil

São Bento do Sul - Educação Infantil

São Bento do Sul - Educação Infantil

São Bento do Sul - Educação Infantil

São Bento do Sul - Educação Infantil

São Bento do Sul - Educação Infantil

Tijucas - projeto sobre empatia na Educação Infantil

Tijucas - projeto sobre empatia na Educação Infantil

Tijucas - projeto sobre empatia na Educação Infantil

Tijucas - projeto sobre empatia na Educação Infantil

Xanxerê: Sementes para plantar, sementes para brincar

Xanxerê: Sementes para plantar, sementes para brincar

Xanxerê: Sementes para plantar, sementes para brincar

Xanxerê: Sementes para plantar, sementes para brincar

Rio do Sul: Projeto Brinquedos com materiais alternativos

Xanxerê: Sementes para plantar, sementes para brincar

Xanxerê: Sementes para plantar, sementes para brincar

Xanxerê: Sementes para plantar, sementes para brincar

Xanxerê: Sementes para plantar, sementes para brincar

Escola Sesc Tijucas

Escola Sesc Tijucas

Escola Sesc Tijucas

Escola Sesc Tijucas

Escola Sesc Tijucas

Escola Sesc Tijucas

Escola Sesc Tijucas

Escola Sesc Tijucas

Escola Sesc Tijucas

Brusque: Práticas sustentáveis em prol do meio ambiente

Araranguá: Projeto Semeando futuro

Araranguá: Projeto Semeando futuro

Araranguá: Projeto Semeando futuro

Araranguá: Projeto Semeando futuro

Araranguá: Projeto Semeando futuro

Araranguá: Projeto do 1º ano do Ensino Fundamental

Araranguá: Projeto do 1º ano do Ensino Fundamental

Araranguá: Projeto do 1º ano do Ensino Fundamental

Araranguá: Projeto do 1º ano do Ensino Fundamental

Araranguá: Projeto do 1º ano do Ensino Fundamental

Araranguá: Projeto do 1º ano do Ensino Fundamental

Brusque: Práticas sustentáveis em prol do meio ambiente

Brusque: Práticas sustentáveis em prol do meio ambiente

Brusque: Práticas sustentáveis em prol do meio ambiente

Araranguá: Projeto Semeando futuro

Brusque: Práticas sustentáveis em prol do meio ambiente

Concórdia: projeto do contraturno escolar

Concórdia: projeto do contraturno escolar

Pessoas são como borboletas, se transformam e transformam o mundo

Pessoas são como borboletas, se transformam e transformam o mundo

Pessoas são como borboletas, se transformam e transformam o mundo

Pessoas são como borboletas, se transformam e transformam o mundo

Jaraguá do Sul: Pessoas são como borboletas, se transformam e transformam o mundo

Rio do Sul: Projeto Brinquedos com materiais alternativos

Rio do Sul: Projeto Brinquedos com materiais alternativos

Rio do Sul: Projeto Brinquedos com materiais alternativos

São Bento do Sul - Educação Infantil

Rio do Sul: Projeto Brinquedos com materiais alternativos

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .