Referência em Educação, o Sesc Santa Catarina está com matrículas abertas para novos alunos dependentes de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, em suas Escolas no Estado. Até 08/10 as inscrições são voltadas para novos alunos dependentes de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, mediante a disponibilidade da vaga. A partir de 11/10, abrem ao público em geral.
A Rede de Ensino da Instituição oferece em torno de 10 mil vagas em 26 Unidades, nas atividades de Educação Infantil (creche e pré-escola), Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Criar Sesc (contraturno escolar).
As matrículas de novos alunos serão por ordem de chegada nas Unidades de: Blumenau, Caçador, Canoinhas, Curitibanos, Florianópolis (Prainha), Joaçaba, Mafra, Rio do Sul, São Bento do Sul, São João Batista, Tijucas e Xanxerê.
Nas escolas que optaram pelo sorteio eletrônico, é necessário consultar se há vagas remanescentes: Araranguá, Brusque, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Florianópolis (Estreito), Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Laguna, Lages, Palhoça, São Miguel do Oeste e Tubarão.
As matrículas são realizadas nos espaços de Relacionamento com Clientes das Unidades do Sesc, conforme o cronograma. Os valores das mensalidades podem ser consultados no site da Instituição ou diretamente nas Escolas. Os interessados em conhecer a estrutura, metodologia e proposta pedagógica podem entrar em contato com a Unidade do Sesc mais próxima e agendar visita.
Olhares inspiram campanha de matrículas
Com o tema “Saberes que se encontram e transformam”, a nova campanha evidencia a conexão entre alunos e professores da Escola Sesc, através do olhar que abraça, acolhe, aproxima, ensina e aprende.
Seis alunos de dois a 12 anos foram convidados para participar da campanha de matrículas da Rede de Ensino Sesc-SC e suas fotos ilustram as peças de divulgação. O Henrique Coelho (Turma 2 anos) e a Marina Mello Cezar (Turma 4 anos) representam a Educação Infantil (Creche e a Pré-Escola); o Miguel de Moraes Maurer (1º ano) e a Dora Luzzoli de Oliveira (4º ano), ilustram as peças do Ensino Fundamental 1 e o Projeto Criar (contraturno escolar). Já o Bernardo Stewart da Silva Pacheco e a Liz Rosa Melo (7º ano) são os modelos do Ensino Fundamental 2. As professoras Lívia Helena Colle e Schirlene Cristina Rosa também participaram da ação, como representantes do corpo docente da Instituição.
As peças da campanha são divulgadas nas redes sociais do Sesc-SC, site e em outros canais de comunicação.
A campanha destaca os diferenciais da Escola Sesc, divulga o Edital de matrículas e o cronograma de inscrições. Neste ano, a Instituição evidencia os “Saberes que se encontram e transformam”, representados através da conexão e do olhar, reforçando a importância da educação afetiva oferecida pelo Sesc em 26 Unidades no Estado.
Os olhos sorriem, comunicam, abraçam, acolhem, despertam, expressam, educam, demonstram cumplicidade e confiança, entre tantos outros sentimentos. Essa valiosa forma de interação se destacou ainda mais durante a pandemia, com a necessidade do uso de máscaras de proteção. E nesse período, a Educação também ganhou um outro olhar perante toda a sociedade.
“A escola não é a mesma depois da pandemia, todos os participantes desta comunidade se reinventaram, ganharam força e se tornaram mais empáticos e afetivos”, salienta o gerente de Educação e Cultura do Sesc-SC, Valdemir Klamt.
Tendo em vista todo esse movimento, o Sesc reforça o papel da Escola como um espaço fundamental para se desenvolver e interagir. “Em nossa Rede de Ensino, os saberes de alunos, professores e pais se transformam nas grandes experiências de aprendizado, convívio, afeto e crescimento”.
Com conexão, ludicidade, acolhimento e inovação, as Escolas Sesc constroem alicerces para o aprendizado, colaborando para a formação de uma sociedade mais humana, esclarecida e crítica. A Instituição proporciona uma aprendizagem plena em experiências para a vida. Além dos conteúdos curriculares e projetos transversais, os estudantes têm acesso à tecnologia, à arte, à natureza e interação social. Os alunos desenvolvem os aspectos socioemocionais e frequentam uma escola segura.
A Rede de Ensino Sesc-SC trabalha com Metodologias Ativas para que os alunos aprendam de forma autônoma e participativa, a partir de problemas e situações reais. A proposta é que o estudante esteja no centro do processo de aprendizagem, participando ativamente e sendo responsável pela construção de conhecimento, com a mediação do professor.
Rede de Ensino Sesc-SC
A Rede de Ensino Sesc-SC atende Educação Infantil (creche e pré-escola) de quatro meses a um ano em sete unidades, de 2 a 5 anos em 23 unidades, Ensino Fundamental (6 a 14 anos) em 15, Educação de Jovens e Adultos (EJA) em 4 cidades e Criar Sesc (contraturno escolar) em 17 unidades.
Educação Infantil (creche e pré-escola)
Brincar até cansar, expressar a própria arte, ser feliz em português e também em outro idioma. Participar de projetos, dançar, andar de perna de pau e, ao mesmo tempo, se aproximar do mundo letrado. Realizar atividades motoras e fazer amigos para a vida toda. Na Educação Infantil da Escola Sesc, além de tudo isso, a criança cresce feliz e realizada.
Desde o começo da vida, ela conta com atividades lúdicas significativas, atendimento humanizado, alimentação saudável com acompanhamento nutricional e atendimento individualizado de acordo com as necessidades de cada um. Os espaços são ambientados e repletos de brinquedos que estimulam a imaginação e a sensorialidade. Para o Sesc, cada criança é única, a Instituição faz de tudo para que todas elas cresçam em um ambiente de afetividade.
Ensino Fundamental
Desenvolvido por profissionais qualificados, com material didático e roteiros digitais repletos de conteúdo e criatividade. No Ensino Fundamental do Sesc, os projetos valorizam o conhecimento e os anseios dos estudantes para formar visão de mundo com criticidade e liberdade e construir valores mais sólidos. O conhecimento é criado com o suporte de conteúdos curriculares contemporâneos e transversais. E, além disso, o aluno participa de atividades artísticas, de ações de sustentabilidade e recebe uma cultura empreendedora. É um ensino mais consistente, que prepara o aluno para transformar o mundo.
Projeto Criar Sesc (contraturno escolar)
Projeto de contraturno escolar, que tem como fundamento resgatar a brincadeira como elemento base na formação do aluno de 6 a 13 anos. Durante o período em que participam do Criar Sesc, os estudantes envolvem-se na criação de projetos de seus interesses, em brincadeiras, em pesquisas e na realização da lição de casa. O planejamento é feito de forma colaborativa, entre professor e alunos, e, por isso, o estudante têm a oportunidade de desenvolver a autonomia, a criatividade e a interação entre os pares. Além disso, a valorização do território, das culturas da infância e dos aspectos físicos, emocionais e cognitivos de cada aluno serve de sustentação para o trabalho do Criar Sesc
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Na Educação de Jovens e Adultos (EJA), o Sesc oportuniza um ambiente acolhedor, espaços de convivência, de estudos e cooperação. Utiliza uma metodologia de ensino que estimula a construção colaborativa de aprendizagem, respeitando diferenças, valorizando saberes, aproximando famílias e comunidades.
O Sesc é um lugar para dividir histórias, compartilhar experiências, fazer amigos e aproximar pessoas. Possuímos uma equipe de educação capacitada para atender o aluno e seus familiares em suas especificidades. Respeito e afeto são valores essenciais no processo de aprendizagem.
A avaliação é um instrumento processual e contínuo que leva em consideração o ser e o saber de cada cidadão em formação. O ambiente de aprendizagem contempla o espaço da sala de aula e da comunidade. Lições de vida são narradas, caminhos são desenhados e novas janelas são abertas. Atividades culturais, de lazer, de saúde e de assistência, assim como cursos de educação complementar, também são oferecidas aos alunos para possibilitar vivências significativas.
0 Comentários