
O ano letivo inicia em 18 de fevereiro com inovações na Educação Infantil, Sesc Escola, EJA e Projeto Habilidades de Estudo. Entre as novidades, destacam-se a unificação das ações de ensino, a padronização das listas de materiais e a implementação de um calendário escolar estadual, com programação pedagógica aprimorada e a criação da Rede Sesc de Ensino Fundamental. A qualificação e valorização do professor, se dará através de projetos de formação continuada envolvendo todos os profissionais de educação do Sesc em Santa Catarina.
A adoção de material didático, no Sesc Escola, em Brusque, Chapecó, Criciúma, Lages, Joinville, Rio do Sul e Jaraguá do Sul, também marca a volta às aulas. O recurso vem para auxiliar alunos e professores a vivenciar experiências, mantendo um contato prazeroso com o conhecimento e despertando a criatividade.
Com a criação da Rede Sesc, as ações das Escolas de Ensino Fundamental passam a contar com assessoria pedagógica do Sistema de Ensino Pueri Domus, para fortalecer o projeto educativo da Instituição. Por meio de visitas periódicas às escolas, o sistema possibilita discussões, incentiva a pesquisa e o desenvolvimento de projetos em sala de aula, aprofunda estudos teóricos, exercitando com os professores a reflexão sobre a prática pedagógica.
CARDÁPIO ESCOLAR NA AGENDA
Outro destaque é a aplicação do “Cardápio Calendário” na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, projeto integrado das áreas de Saúde e Educação do Sesc. Por meio de um planejado calendário anual, foi desenvolvido um programa alimentar que sugere lanches com ingredientes que aguçam o paladar infantil, respeitando os princípios da proporcionalidade, moderação e variedade.
A estrutura é composta por bebida (suco ou laticínio), por preparação energética a base de carboidratos (pães, bolos, cereais e biscoitos) e por uma fruta. O objetivo é oferecer uma dieta variada, equilibrada e nutritiva, contribuindo na formação de hábitos alimentares, no bem-estar e desenvolvimento. O projeto contou com a participação dos pais, que enviaram receitas, selecionadas para integrar o cronograma das Oficinas Culinárias. Os estudantes receberão o “Cardápio Calendário” nos primeiros dias de aula, encartado na agenda escolar.
A agenda da Educação deste ano conta com ilustrações realizadas pelos alunos, que retratam o estado de Santa Catarina. Os desenhos valorizam aspectos específicos dos municípios, pontos turísticos de cada lugar, mas vistos e desenhados por quem os conhece bem, sem intuito turístico. As imagens estão em preto e branco, para ser coloridas pelos estudantes. O projeto tem o objetivo de incentivar, realizar e divulgar as produções de crianças, adolescentes, jovens e adultos. O material também vem com dicas para o período de adaptação na escola, orientações aos pais e responsáveis, calendário unificado das atividades do ano.