No dia 13 de setembro, o Sesc completou 72 anos de cidadania, conhecimento, inclusão e forte impacto social. E a Instituição continua, ano após ano, expandindo e qualificando sua estrutura e atendimento, democratizando o acesso, beneficiando crianças, jovens, adultos e idosos em todas as regiões do Estado. Os investimentos em projetos sociais, que promovem a transformação social, são contínuos e dão acesso a melhores condições de vida para milhares de pessoas, estimulando a solidariedade e a importância da dignidade humana.
Pela rede de solidariedade formada pelo Programa Mesa Brasil Sesc, 70 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social são alimentadas mensalmente. A família da Gisele Santos Silva, 37 anos, mãe de cinco filhos, é uma delas. “Minha casa pegou fogo, há pouco mais de um ano e não tinha o que oferecer a minha família. O que recebo aqui é muito precioso para os meus dias”, enaltece Gisele. No primeiro semestre de 2018, foram distribuídos 1.585.447 kg de alimentos, doados por 445 parceiros e entregues para 463 instituições sociais em 60 municípios. E através das campanhas solidárias, 117 mil pessoas foram beneficiadas pela doação de agasalhos, brinquedos e material escolares somente no ano anterior..
Outras 93 mil pessoas tiveram acesso ao Sesc Móvel em 2017, unidade itinerante que desenvolve atividades educativas, lúdicas e culturais, e já promoveu o desenvolvimento social de mais de 150 municípios catarinenses desde 2008. Já nas cinco quadras comunitárias do projeto Sesc Comunidade no Estado, 5 mil pessoas vivenciam mensalmente atividades socioeducativas, esportivas, culturais e de cuidados com a saúde e o meio ambiente.
Para o Sesc Santa Catarina, o envelhecimento da população é um assunto muito importante. Pioneiro no país, desenvolve atividades para o público idoso desde a década de 70. Atualmente atende cerca de 4.600 idosos, em grupos sociais, em 28 cidades catarinenses e já incluiu digitalmente mais de 10 mil idosos no Estado, nos últimos 10 anos..
Neste ano letivo, mais de 7 mil crianças e jovens florescem para o conhecimento e descobertas nas Escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental do Sesc no Estado. A Educação de Jovens e Adultos propiciou a cerca de 300 pessoas dar continuidade aos estudos gratuitamente.
No total, 1.033 alunos receberam bolsas de estudo nas ações educativas, pelo Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG). A família da Janaína e do Márcio Roberto Cunha é uma das beneficiadas. Seus três filhos estudam na Escola Sesc em Itajaí graças à bolsa de estudos. Os gêmeos Ari e Vinícius estão na Educação Infantil e o Mateus no Ensino Fundamental. “É uma benção poder contar com este apoio para dar acesso a uma educação de qualidade aos meus filhos. A felicidade e o desenvolvimento deles são notáveis. Sem a gratuidade, não teria condições de pagar as mensalidades”, conta Janaína. Os contemplados também recebem kits de material escolar, material didático (para o Ensino Fundamental), uniforme, e isenção de pagamentos para participação de atividades curriculares externas, como excursões, feiras e passeios.
A sustentabilidade é outra vertente importante no Sesc, com ações voltadas ao meio ambiente e de promoção do conhecimento científico ambiental. Pelo premiado Projeto de Manejo de Resíduos Orgânicos, por exemplo, foram tratadas 145 toneladas de resíduos orgânicos por meio da compostagem termofílica, convertidos em adubo, nos pátios de compostagem em 2017.
Na área de Saúde, desde janeiro de 2018, 6.752 pessoas, moradoras de comunidades periféricas, conseguiram um sorriso mais bonito com os serviços odontológicos gratuitos oferecidos nas Unidades Móveis OdontoSesc, que circulam o Estado e 54.731 foram impactadas com as ações educativas. Com a Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher, o público feminino teve acesso a exames de prevenção do câncer gratuitos. Neste ano já foram realizadas 2.920 mamografias e 2.376 papanicolaus.
Pelo projeto “Ver para Aprender”, o Sesc entregou gratuitamente 177 óculos para estudantes em 2017, foram realizadas 3.033 triagens e 458 consultas com oftalmologistas. A aluna da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Sesc Prainha é uma das beneficiadas. “Quando coloquei os óculos pela primeira vez, um novo mundo apareceu em minha frente. As cores ficaram mais vivas e agora consigo enxergar melhor os detalhes. Fiquei muito feliz, pois está fazendo toda a diferença em minha vida”.
A cada ano, mais de 17 mil catarinenses desenvolveram o hábito da leitura nas bibliotecas fixas e móveis. Somente em 2017, 193.111 livros foram emprestados, uma média de mais de 10 por pessoa. Através do projeto Baú de Histórias 32.445 crianças e jovens se emocionaram com os espetáculos de contação de histórias em Santa Catarina, no ano anterior. Outras 77.066 pessoas descobriram uma nova forma de sentir e refletir sobre o mundo nas sessões de cinema promovidas pelo Sesc. Nos cursos de cultura, 6.650 pessoas desenvolveram seus talentos e potenciais.
Todos os meses, mais de 5.500 crianças e adolescentes praticam esporte gratuitamente no Sesc, através do programa de Iniciação Esportiva nas Unidades da Instituição. Mais de 82 mil pessoas melhoraram a saúde e disposição nas Academias e em torno de 150 mil ganharam qualidade de vida nos eventos de Lazer: Dia do Pedal, Caminhadas na Natureza e Sesc Verão, no ano anterior.
Por meio do Turismo Social do Sesc, 37 mil curtem as férias e momentos de lazer nos três meios de hospedagem da Instituição a cada ano. Outras 15 mil viajam anualmente, vivendo experiências enriquecedoras e transformadoras. São aproximadamente 500 passeios e excursões são realizados ao ano, para as mais diversas regiões do Brasil e de Santa Catarina, fomentando e valorizando iniciativas de turismo de base comunitária, ecoturismo e festas tradicionais em pequenas localidades do Estado.
“É um orgulho fazer parte da vida de tantos catarinenses, levando bem-estar, desenvolvimento e qualidade de vida. Somos 2.785 colaboradores, agentes da transformação e buscamos fazer a diferença na vida de todos os que passam pelas nossas Unidades diariamente. Dentro do Sesc, as pessoas encontram mais do que serviços e eventos, encontram carinho, cuidado, atenção, parceria e união”, celebra Roberto Anastácio Martins, Diretor Regional do Sesc em Santa Catarina.
0 Comentários