ParaCopa Sesc: inclusão pelo esporte
A ParaCopa Sesc celebra a décima edição com uma programação inclusiva, que segue até 30 de setembro em Brusque, proporcionando a integração através do esporte. As ações também acontecem no Hotel Sesc Blumenau, no dia 23 de setembro, com o curso curso "Natação para pessoas com Transtorno do Espectro Autista", e no Sesc Joinville, de 9 a 11 de novembro, com modalidades esportivas adaptadas para Pessoas com Deficiências (PcDs) e ações educativas.
A abertura em Brusque, no dia 25 de agosto (sexta-feira), contou com a presença do ex-atleta paralímpico Clodoaldo Silva, homenagens à empresas e associações que participaram do evento ao longo destes anos de realização na cidade.
Durante a cerimônia, Clodoaldo Silva, primeiro ídolo do esporte paralímpico brasileiro, emocionou e inspirou a plateia ao compartilhar a sua história e trajetória no esporte. Em cinco Paralimpíadas, foram seis ouros, seis pratas e dois bronzes e ele foi o cara que pôs “fogo no Maracanã”: acendendo a pira dos Jogos Rio 2016.
Em seu pronunciamento, a Diretora Regional do Sesc-SC, Simone Karla da Rocha Batista reforçou a importância do evento para a Instituição:
Simone Karla da Rocha Batista
Diretora Regional do Sesc
“A ParaCopa é um projeto pioneiro da nossa instituição, que iniciou em Brusque e hoje é referência nacional, com uma trajetória que muito nos orgulha. Ao longo desse tempo, vimos o crescimento do interesse do público pelo tema, bem como o envolvimento da comunidade com as atividades e a ampliação da reflexão crítica”.
Para o técnico de Lazer do Sesc Brusque, Gustavo Josende Caetano, responsável pela organização do evento desde a primeira edição, o Sesc-SC hoje tem uma relevância junto a entidades e associações que atuam com pessoas especiais, e isso se deve muito à ParaCopa Sesc. O paradesporto abriu uma porta que uniu a nossa instituição e a comunidade brusquense em prol da causa da inclusão”, relata.
A partir do paradesporto, o Sesc promove a autonomia, o sentimento de pertencimento e a segurança, para que pessoas com deficiência participem ativamente e melhorem a qualidade de vida. Dessa forma, assegura o direito de oportunidades iguais e todos.
“Acolhimento, inclusão, diversidade são nossos valores e estão presentes no dia a dia das nossas unidades. Como instituição que tem como missão promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática, temos na ParaCopa um case de sucesso”, enfatiza a diretora Simone.
O Sesc-SC integra a Fecomércio, presidida pelo empresário Hélio Dagnoni, e se destaca pelo impacto social de suas ações nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência. Em 2023 a Instituição completa 77 anos de atuação em prol dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática.
Começam os jogos
Neste primeiro final de semana do evento aconteceu o torneio de Basquete em Cadeira de Rodas, com jogos entres as equipes: Cepe/Raposas do Sul, de Joinville; Aflodef/Omda de Florianópolis; Apedeb/Sesc, de Brusque; e Spartacus, de Caçador.
Na decisão do 3º lugar a equipe brusquense da Apedeb/Sesc/FME venceu a equipe SpartacuS/FME de Caçador pelo placar de 51 x 28 com predomínio em boa parte da partida. Destaque para o atleta Marcos Schmidt da Apedeb/Sesc, que foi o cestinha do jogo com 14 pontos.
Na final, a equipe de Joinville, Cepe/Raposas do Sul fez um ótimo jogo frente a equipe da capital Aflodef/Omda e venceu pelo placar de 54 a 32.
Após o término da partida o presidente da Federação Catarinense de Basquete em Cadeira de Rodas, Amilton Cidral agradeceu a todos os participantes e público presente, e enalteceu a atuação do Sesc: "A família do basquete em cadeira de rodas de Santa Catarina só tem a agradecer ao Sesc pela organização do evento e suas instalações que respeitam a acessibilidade e individualidade de cada um".
O gerente do Sesc Brusque, Emerson Goulart, agradeceu a todos os presentes, equipes e colaboradores que atuaram nesse primeiro final de semana da ParaCopa e ressaltou a importância da inclusão através do esporte que o Sesc proporciona. A equipe brusquense de Apedeb ainda teve dois atletas entre os melhores do torneio: Everson Tomaz e Marcelo Cardoso.
Classificação final Basquete
1º - Cepe/Raposas do Sul/FME Joinville
2º - Aflodf/OMDA/FME
3º - Apebeb/Sesc/FME Brusque
All Star
Destaques
Vivências e próximas programações
Ao longo da semana foram realizadas oficinas voltadas a estudantes de escolas agendadas, que promoveram vivências de Basquete e Handebol em cadeira de rodas, Bocha paraolímpica, Atletismo paraolímpico e Futsal 5 para DV.
No próximo dia 16 de setembro ocorre a modalidade de Xadrez para deficientes visuais no Ginásio do Esportes do Sesc, a partir das 9 horas. O evento encerra com campeonatos de Futebol e Vôlei para deficientes auditivos, no dia 30/09.
Depoimento: transformando vidas pelo paradesporto
"O Gustavo é um menino que sempre amou esportes. Faz natação desde bebê, depois começou a participar de corridas com triciclos e futsal. Mas quando viemos ver o primeiro jogo de basquete de cadeirantes com ele, foi simplesmente amor a primeira vista.
Tivemos a oportunidade de conhecer os atletas e o treinador, o Gustavo. No final do jogo surgiu o convite para vir olhar os treinos e quem sabe treinar com eles.
Ele saiu encantado, maravilhado, parecia que estava sonhando. Era um sábado e não chegava mais a terça. Contou as horas até chegar no treino. Chegou e já se sentiu em casa, foi muito bem acolhido por todos.
Hoje é o principal compromisso dele, nada pode ser marcado nos horários dos treinos, faltar está fora de cogitação. Ele fala que ali todos são iguais a ele, e pra ele é algo tão sério que acho que se fosse um time de crianças que talvez treinassem por brincadeira ele não ia amar tanto.
O "Gustavinho" como chamam ele no time, é uma criança feliz e aprendeu que pode fazer tudo que ele quer apesar da deficiência. Apenas fará do seu jeito.
No Sesc ele encontrou a chance de participar de um esporte sério, com perspectiva como ele sonhava, apesar de tão novinho, mas suas metas já estão traçadas."
Jerusa Barg (Mãe do Gustavinho)
Galeria de imagens
Sobre o Sesc-SC
O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".
Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.
0 Comentários