O termo microbiota intestinal refere-se a uma variedade de microorganismos vivos, principalmente bactérias anaeróbias, que colonizam o intestino logo após o nascimento. Estas bactérias são benéficas e extremante importante para a manutenção da saúde. No entanto, alguns fatores podem interferir na qualidade desta microbiota, como o uso de antibióticos, estresse, obesidade, o consumo de produtos alimentícios ricos em açucares e gorduras trans. Os prebióticos e probióticos apresentam características funcionais que colaboram com a melhoria da saúde intestinal.
As fibras prebióticas são componentes alimentares não digeríveis que estimulam seletivamente a proliferação ou atividade de populações de bactérias desejáveis no intestino (cólon), beneficiando o indivíduo hospedeiro dessas bactérias. Desempenham funções fisiológicas comprovadas no organismo como a alteração no trânsito intestinal com efeito na redução de metabólicos tóxicos, prevenção da diarreia ou da constipação intestinal, prevenção de câncer, redução do colesterol, controle da pressão arterial e produção de nutrientes e melhora da biodisponibilidade de minerais.
Os benefícios do consumo:
Os probióticos são definidos pela Organização Mundial de Saúde como "microorganismos vivos, que quando administrados em quantidades adequadas, conferem um efeito benéfico para a saúde do hospedeiro”. Também chamados de “bactérias do bem”, são essenciais para manter o intestino saudável, refletindo no bom funcionamento de todo o organismo, melhorando a absorção de nutrientes e diminuindo os riscos de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e hipercolesterolemia. Existem diversas evidências de que o microbioma intestinal está intimamente ligado ao risco de obesidade, além de ter grande influência no sistema nervoso central, auxiliando na melhora do estresse e da ansiedade
Onde encontrar:
Probióticos são geralmente adicionados em produtos lácteos, como leites fermentados e iogurtes e em suplementos alimentares comercializados por marcas patenteadas ou farmácias de manipulação.
As fibras prebióticas são encontradas em alimentos como: chicória, alho, alho-poró, cebola, trigo, alcachofra, alface, aspargo, banana, batata yacon e em suplementos alimentares comercializados por marcas patenteadas ou farmácias de manipulação.
É essencial a busca por auxílio de um profissional qualificado, para que assim cada caso possa ser tratado com suas devidas particularidades. Cada ser é único e suas orientações nutricionais devem ser individualizadas. Procure um nutricionista!
Por Emeline Abreu, nitricionista (CRN 10 4569), Sesc Estreito, Florianópolis.
Nutrição Clínica no Sesc
A Nutrição Clínica é oferecida nas Unidades Sesc Balneário Camboriú, Chapecó, Florianópolis (Estreito, Prainha e Ingleses), Joinville e São Miguel do Oeste, contribuindo com a qualidade vida e incentivando a alimentação saudável. Através de consultas e avaliações individuais, orienta os clientes sobre a importância da alimentação para a promoção, manutenção e a recuperação da saúde e do bem-estar físico e mental.
Nas consultas são realizadas medições, entrevistas, orientações, prescrições, solicitação de exames, indicação de dietas, exercícios físicos e descanso, relaxamento, controle do estresse e conscientização sobre o equilíbrio entre a ingestão de calorias e o gasto energético.
Os principais tratamentos oferecidos são relacionados a educação alimentar, desnutrição, obesidade, alimentação de gestantes, crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, alimentação para esportistas, intolerâncias e alergias, auxiliar no tratamento de doenças crônicas como pressão alta, colesterol e diabetes.
As consultas têm duração de:
Consulta inicial: 55 minutos
Demais consultas: 30 minutos
0 Comentários