As frutas, verduras e legumes podem ser aproveitados de forma integral em preparações que vão desde saladas, tortas, molhos até sobremesas. Em alguns casos, o alimento é utilizado em uma receita e sua casca, talo ou folha são utilizados em outra, diversificando ainda mais o seu uso no cardápio.
Toda quinta-feira, os restaurantes do Sesc em Santa Catarina realizam o projeto Sabores da Estação. Além de oferecer no buffet opções diversificadas, nutritivas e saudáveis, projeto contribui com a sustentabilidade e contribui para a economia de base local.
Foram pensadas mais de 200 preparações, com cinco opções diferentes por semana. Além de servir os alimentos nos 16 restaurantes, o projeto promove a educação nutricional com a divulgação das receitas para o público. São pratos diferentes, de fácil preparo, que vão transformar o almoço de todo dia em algo especial. Os ingredientes incluem frutas, legumes e verduras da estação e regionais, considerando questões de qualidade nutricional e características sensoriais.
Os cardápios serão compostos por variedades de saladas, molhos, acompanhamentos, opções de carnes e de sobremesas, elaborados e supervisionados por nutricionistas.
Os restaurantes do Sesc têm como missão promover o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida de seus clientes, pautando suas ações pelo conceito de Segurança Alimentar e Nutricional, fornecendo uma alimentação que estimule práticas alimentares e estilos de vida saudáveis. Este projeto vai maximizar os nossos propósitos, afirma Leonardo Surna, nutricionista do Sesc.
Confira nosso cardápi, toda quinta, no site do Sesc. Venha almoçar com a gente, preços especiais e qualidade no seu prato.
Cardápio do Sabores da Estação desta quinta-feira
Salada de Acelga
Molho de kiwi para salada
Farofa de maracujá com castanha
Risoto de berinjela
Torta de talos e folhas de couve-flor
Risoto de Berinjela
Ingredientes
1 dente de alho
1 colher (sopa) de óleo
1 xícara (chá) de tomate com pele e semente
2 unidades médias de berinjela
Água o suficiente
1 ½ xícara (chá) de arroz
Sal a gosto
Curry a gosto
2 colheres (sopa) de queijo ralado
Modo de preparo Em uma panela, refogue o alho no óleo. Acrescente os tomates picadinhos e a berinjela sem casca cortada em quadradinhos. Adicione o arroz e adicione ao refogado. Verifique a água de cocção. Se necessário, adicione sal. Depois de pronto, acrescente o queijo ralado. Rendimento: 4 porções
A berinjela possui fibras, cálcio, o magnésio, o potássio e as vitaminas A, B e C, compostos fenólicos, flavonoides e carotenoides. A berinjela apresenta importante papel na prevenção de doenças como câncer, doenças cardiovasculares, doenças neurodegenerativas e doenças hepáticas.
O consumo de alimentos da estação possui diversos benefícios
Mais sabor e mais nutrientes: As frutas e verduras se se adaptam melhor a determinadas épocas do ano, é natural que elas se desenvolvam e captem mais nutrientes. Por esse motivo, podem apresentar valor nutricional maior do que quando consumidas fora de época e sabores mais intensos e suculentos. ·
Cuidado com o meio ambiente: As plantações fora de época, utilizam-se do uso de agrotóxicos, pesticidas e outros compostos químicos que auxiliam no desenvolvimento das frutas, legumes e verduras. Essa atividade pode contaminar não somente os alimentos, como os lençóis freáticos e o solo da região.
Consumir folhas, legumes e verduras da estação é uma maneira de aplicar o consumo consciente ao seu dia a dia, garantindo a sustentabilidade da produção e tornando-a mais segura para o planeta.
Benefícios para o seu bolso: A produção de folhas, verduras e legumes em sua época de safra demanda menores interferências químicas e humanas, é natural que o seu valor final seja significativamente menor, quando comparado com o de frutas produzidas fora de época.
0 Comentários